Um vídeo impressionante mostra o momento em que um grupo de ribeirinho consegue mudar nada mais nada menos que uma casa de lugar, em questão de segundos. O registro foi feito na comunidade Paraná do Eva, no município de Rio Preta da Eva, no Amazonas (distante 60km de Manaus em linha reta). Veja o vídeo, no final do texto.
A sobrinha do dono da casa, Aline Tupinambá, contou ao Portal Amazônia, que a prática é mais comum do que parece, e tem como objetivo fazer com que as residências que ficam na beira dos brrancos, escapem do fenômeno chamado terras caídas, que é quando o solo degradado se deteriora e desliza em pedaços para dentro do rio. “Toda vez que o rio enche, a terra fica maleável e quando vai secando o rio, entre agosto e setembro, as terras vão junto”, explicou Aline.
Outro ponto curioso é a união entre os vizinhos e parentes na hora de ajudar. “Isso é muito comum entre eles [comunitários]. Só que antes o processo era diferente e, hoje, não precisa mais desmontar muito a casa. A maioria ali são primos da minha mãe. É uma comunidade muito unida, então eles se ajudam na mudança das casas”, relata Aline, dizendo que as vezes até é oferecido um banquete para os ajudantes.
Portal Manaus Alerta
Nenhum comentário:
Postar um comentário