Com a entrada do município Consórcio da Saúde, a população passa a ser encaminhada para Guanambi, distante 130 quilômetros.
BOTUPORÃ – O município de Botuporã, no Sudoeste da Bahia, aderiu ao Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Alto (CIS). A informação foi confirmada na última terça-feira (27), pelo prefeito Edimilson Antonio Saraiva (Progresistas).
Com a entrada do município Consórcio da Saúde, a população passa a ser encaminhada para Guanambi, distante 130 quilômetros.
Anteriormente, os serviços eram direcionados a cidades mais distantes. A adesão ao consórcio já foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, no início do mês de julho, conforme informou o prefeito.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Tharcisia Manuela Rodrigues saraiva, tornava-se necessário a adesão de Botuporã ao Consórcio da Saúde, para complementar o acesso às demandas da população.
Ainda de acordo com Tharcisia, pacientes já estão recebendo atendimentos Policlínica Regional em Guanambi. “Em breve teremos um ônibus para transportar pacientes, contudo, vamos aguardar uma resposta do governador Rui Costa”, disse Tharcisia
Segundo o prefeito Edimilson, depois de participar da reunião e conhecer os benefícios, bem como o equilíbrio entre o SUS e o Consórcio da Saúde, Botuporá aderiu. Nosso objetivo é oferecer uma cobertura ampla de serviços, no entanto, isso só é possível por meio do consórcio.
“Há um rateio de custos e manutenção entre os municípios envolvidos, viabilizando a logística e reduzindo o custo dos serviços”, encerrou.
Em nota encaminhada ao Portal Folha do Vale, o presidente do CIS, Reinalldo Góes, afirmou que o prefeito Edimilson deu um passo importante para melhorar a qualidade de vida do seu povo.
Municípios Consorciados
Licínio de Almeida, Igaporã,Palmas de Monte Alto, Malhada, Feira da Mata, Mortugaba, Tanque Novo,Candiba,Urandi, Sebastião laranjeiras,Lagoa real, Riacho de Santana Pindaí, Matina,Guanambi,iuiú, ibiassucê, Carinhanha, Caetité,Jacaraci, Caculé e Botuporã.
A missão do consórcio é proporcionar atendimento eficaz e de qualidade seguindo aos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), em pareceria com a Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, Ministério da Saúde e prefeituras.
Criado em julho de 2016, o Consórcio tem a finalidade de realizar a cooperação técnica e financeira na área da saúde entre os entes federados, visando a promoção de ações de saúde pública assistenciais, prestação de serviço especializados de média e alto complexidade, em especial, Serviços de Urgência e de emergência hospitalar e extra-hospitalar.
A Policlínica oferecer consultas em até 18 especialidades diferentes, além de exames como: ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia, colonoscopia, entre muitos outros.
.
EDIÇÃO: JOÃO MIGUEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário