quinta-feira, 8 de julho de 2021

Prefeitura de Jequié adere ao Programa Time Brasil para fortalecer ações de transparência e combate à corrupção



Dentre as 417 prefeituras existentes na Bahia, a Prefeitura de Jequié, através da Controladoria Geral do Município, passou a integrar o Programa “Time Brasil: Transparência e Integridade em Municípios e Estados”, que é uma ferramenta federal da Controladoria-Geral da União (CGU) para auxiliar no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção. A solenidade de adesão aconteceu de modo virtual, na tarde desta quinta-feira, 8, e contou com a participação do prefeito de Jequié, Zé Cocá; do controlador geral, Kleber Ramos; da secretária de Educação, Elvia Sampaio; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; e os representantes da Unidade Regional da CGU no Estado da Bahia, o auditor de Finanças e Controle, Antônio Veiga Argollo Neto; o analista de Planejamento e Orçamento, Rodrigo Chagas Giudice; e o auditor de Finanças e Controle e em exercício na superintendência, Rafael Cabral Figueiredo.

A iniciativa, que funciona de modo cooperativo entre os entes federativos, visa melhorar a gestão pública e fortalecer a transparência e a integridade dos governos. O programa Time Brasil, criado em 2019, possui três eixos: Integridade, Transparência e Participação, que tem como objetivo reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas, desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis e garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.

Além de Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itamaraju e Alagoinhas também foram pré-selecionadas pela CGU para serem pilotos na cooperação e aprendizagem mútua de experiências, através do programa Time Brasil, junto com todos os demais municípios baianos. De acordo com o controlador geral do município, Kleber Ramos, esse programa levará o município buscar um caminho seguro com o fortalecimento das estruturas organizacionais do Sistema de Controles Internos da Prefeitura, fazendo com que se estabeleça um círculo virtuoso de ações proativas e de efetividade na prestação dos serviços públicos à sociedade.

“Essa é mais uma ferramenta de prevenção e fortalecimento do combate à corrupção, através de estímulos à adoção de boas práticas, campanhas educativas, modelos de normativos e de sistemas informatizados. A adoção dessas medidas faz com que aumente a confiança na gestão municipal, promove a transparência, a participação e o controle social. Além disso, é uma forma de nos avaliar e mostrar onde podemos trabalhar para melhorar ainda mais”, destacou o controlador geral do município, Kleber Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...