terça-feira, 20 de julho de 2021

Grávidas só poderão ser imunizadas contra a Covid-19 com duas doses da mesma vacina, diz Sesab

 Grávidas só poderão ser imunizadas contra a Covid-19 com duas doses da mesma vacina, diz Sesab

Seguindo a posição do Plano Nacional de Imunizações, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou, nesta terça-feira (20/7), que gestantes e mulheres tiveram seus bebês há mais de 45 dias só devem se vacinar com a segunda dose do mesmo imunizante que tomaram ainda inicialmente.

A pasta argumenta que enquanto não há estudos conclusivos acerca da eficácia e possíveis consequências da intercambialidade entre vacinas de laboratórios e tecnologias diferentes. Se a primeira dose tiver sido feita com a vacina da AstraZeneca, as mulheres devem aguardar o prazo pós parto de 45 dias para completar o esquema vacinal.

A imunização com vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen-Cilag, de composição com vetor viral, para vacinação das gestantes e puérperas a partir de 18 anos continua suspensa. Para este público, a vacinação deverá ser realizada com as vacinas dos fabricantes Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth.

As gestantes podem ser imunizadas contra o novo coronavírus em qualquer trimestre da gravidez, mediante a avaliação junto ao seu médico obstetra acerca dos riscos-benefícios. “As gestantes e puérperas tem risco aumentado para complicações obstétricas decorrentes da Covid-19, tais como parto prematuro e óbito fetal”, explica Tereza Paim, médica neonatologista e subsecretária da Saúde do estado da Bahia.

LEIA MAIS: Baiano Augusto Aras é indicado por Bolsonaro para mais dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...