Donald Trump sai após falar em um evento no Edifício do Escritório Executivo Eisenhower, em Washington, D.C., em 19 de dezembro de 2019. Foto: Al Drago/Bloomberg/Getty Images
AGORA SABEMOS que Joe Biden será o próximo presidente dos Estados Unidos — a menos que algo verdadeiramente estranho aconteça. Parece importante incluir essa advertência, considerando como foram os últimos anos. Então, vamos lembrar que Biden pode morrer em função de um vício em suco de cenoura. Ele poderia dar um passeio no deserto do Arizona, atirar em um cacto de 18 metros de altura com sua arma, e então morrer quando o cacto danificado tombasse sobre ele. Ele pode ser esmagado por um pedaço de “gelo azul”, vindo do banheiro de um avião, caindo do céu enquanto ele faz o juramento de posse nos degraus do Capitólio.
Mas, não importa o que aconteça, a era Trump agora chegou ao fim ou, na pior das hipóteses, entrou em um hiato. Ao olhar para os últimos quatro anos, há uma coisa que pode ser dita com certeza: toda a América enfrentou um grande teste histórico e quase toda a América falhou completamente.
Trump falhou
Donald Trump fez as pessoas se perguntarem pela primeira vez na história: é possível que haja um fascista preguiçoso?
Antes de Trump, parecia óbvio que os fascistas estavam cheios de vigor, sempre disponíveis para uma grande manifestação iluminada por tochas à meia-noite. Trum claramente tem os instintos de um fascista: uma ânsia de poder, crueldade contra grupos de fora, e a romantização de um passado que nunca existiu. Mas ele também não consegue executar nenhum plano que exija mais de cinco segundos de esforço. Você é um fascista se deseja vagamente ser o Líder Supremo, mas isso parece ser muito trabalhoso, e sua principal prioridade é recuperar todas as horas do programa “Fox & Friends” que você tem gravadas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário