O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta quarta-feira (6/1) novas medidas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19. O anúncio feito durante a solenidade de início das obras do Programa Morar Melhor, no bairro do Alto do Cabrito, envolveu também decretos já vigentes relacionados ao funcionamento de estabelecimentos comerciais. 

Algumas medidas que venceriam nesta quarta e quinta-feira (6 e 7/1) estão sendo prorrogadas, inicialmente, por 15 dias. Entre elas, os funcionamentos de bares e restaurantes em Itapuã e Rio Vermelho, onde estão proibidas as vendas de bebidas alcoólicas em via pública. Nesses locais, os estabelecimentos devem funcionar até a meia noite e os procedimentos de higienização e testagens de temperatura devem permanecer com rigor.

Mais três bairros vão passar por ações reforçadas de combate ao coronavírus. Imbuí, Cabula e São Marcos receberão atenção especial nos próximos dias. Além disso, mais dez leitos de UTI serão disponibilizados no Hospital da Sagrada Família, que fica no bairro do Bonfim. Com relação à imunização da população de Salvador, Reis assegurou que já separou os recursos para aquisição de vacinas e, agora, tenta realizar parcerias.

Na terça-feira (5/1), o chefe do Executivo Municipal havia divulgado que reservou R$ 80 milhões no orçamento de 2021 para a aquisição de vacinas que sejam autorizadas pela Anvisa. "Para nós, não importa a nacionalidade da vacina. O importante é que ela seja autorizada, segura e tenha eficácia. Já temos recursos assegurados para a compra, e o ideal é que, de largada, Salvador tenha 380 mil doses para imunizar não apenas os profissionais de saúde, mas também os idosos acima de 60 anos", disse Bruno Reis.