Data foi proclamada em 2012 pela Assembleia Geral para homenagear pais e mães em todo o mundo; este ano, destaque vai para pais trabalhadores que viram suas jornadas multiplicadas durante a pandemia.
O papel crítico de pais e mães na criação dos filhos e os desafios impostos às famílias durante a crise global de saúde da Covid-19 são ressaltados neste Dia Global dos Pais.
Desde 1980, o papel fundamental da família tem crescido e chamado a atenção da comunidade internacional como tema de uma série de resoluções da Assembleia Geral como o Dia Internacional das Famílias.
Felicidade
UNICEF
Com a crise da Covid-19, no ano passado, as famílias arcaram com o fardo imposto pela pandemia
Em 2012, a Assembleia Geral designou o 1 de junho como o Dia Global dos Pais oferecendo uma oportunidade de valorizar todas as mães e pais pelo compromisso sincero e dedicado aos filhos e pelo sacrifício contínuo para nutrir o relacionamento.
Com a crise da Covid-19, no ano passado, as famílias arcaram com o fardo imposto pela pandemia. Para a ONU, os pais são as âncoras da família e da fundação de comunidades e sociedades.
Acnur/Martim Gray Pereira
Famílias deslocadas nas províncias do norte de Moçambique vivem em abrigos temporários
Apoio
Sem o apoio dos pais, a saúde das crianças, a educação e o bem-estar emocional delas ficam sob risco.
Para as Nações Unidas, é importante que as políticas de trabalho considerem as famílias dos trabalhadores. Ao fazerem isso, empresas e organizações estarão numa melhor posição para promover a segurança das crianças e fornecer apoio aos funcionários.
Com o aumento do risco exposto pela Covid-19, agências da ONU como Unicef, OIT e ONU Mulheres divulgaram uma nota com políticas de apoio às famílias para minimizar as consequências negativas da crise global sobre as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário