segunda-feira, 21 de junho de 2021

Justiça Federal do DF absolve Lula e Gilberto Carvalho na Operação Zelotes

 

Lula estava preso e cumprindo pena após condenação em 2ª Instância quando sua candidatura foi registrada.José Cruz/Agência BrasilJosé Cruz/Agência Brasil

A  10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal absolveu o ex-presidente Lula e o ex-ministro Gilberto Carvalho de acusações na Operação Zelotes. O ex-presidente e seu braço-direito foram inocentados em uma decisão do juiz Frederico Botelho de Barros Viana.


Veja a íntegra da decisão:

O presidente era acusado, junto com os outros cinco réus, de participar de um suposto esquema de corrupção para editar uma Medida Provisória (MP) com benefícios fiscais a montadoras de automóveis. Para o juiz, a acusação pretendida pelo Ministério Público Federal careceu de elementos.

"Não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas a demonstrar a existência de ajuste ilícito entre os réus para fins de repasse de valores em favor de Lula ou Gilberto Carvalho", concluiu o juiz. "É segura, portanto, a conclusão de que que a acusação carece de elementos, ainda que indiciários, que possam fundamentar, além de qualquer dúvida razoável, eventual juízo condenatório em desfavor dos réus."

Deflagrada em 2015, a Operação Zelotes tinha diversos braços que analisavam não apenas a investigação sobre a edição de MPs beneficiando montadoras automobilísticas, como um polo de investigação no Conselho de Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão administrativo ligado ao Ministério da Economia que julga cobranças tributárias feitas pela Receita Federal.

Havia a suspeita de que conselheiros deste tribunal administrativo promoviam a venda de sentenças em favorecimento a contribuintes com causas relevantes no tribunal. Este braço da investigação continua em aberto.

> STF deve concluir julgamento que declarou Moro parcial em ações de Lula> Cármen Lúcia dá cinco dias para Defesa explicar sigilo em processo de Pazuello

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...