O Secretário de Política Econômica na Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, concedeu entrevista ao editor sênior do Poder360 Paulo Silva Pinto, no estúdio do jornal digital. A gravação foi realizada em 3 de dezembro de 2020.
A desvalorização do real em 2020 frente ao dólar é a oportunidade para reduzir alíquota de importações no início do próximo ano, disse ao Poder360 o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida. A moeda norte-americana encerrou a 5ª feira (3.dez.2020) 28% mais cara do que em 2 de janeiro. Ele também disse que o próximo ano será marcado por privatizações de estatais.
Sachsida lembra que a abertura comercial é uma promessa desde a campanha do presidente Jair Bolsonaro, na qual trabalhou como voluntário. “É uma política em prol de todo consumidor, mas sobretudo o mais pobre. Uma pessoa rica vai para os Estados Unidos comprar computador barato, roupa”. Ele disse que o ideário liberal do governo escolhido pelos eleitores inclui a consolidação fiscal e o aumento da produtividade da economia.
A abertura será conduzida pelo Ministério da Economia “com parcimônia e previsibilidade”. Ele disse que o ano de 2021 também será de privatizações e de mais reformas. “Em plena pandemia aprovamos marco do saneamento, lei do gás e de falências”. O processo será conduzido pela Secretaria Especial de Comércio Exterior do ministério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário