segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Prefeito chama participantes de "paredões" de "irresponsáveis" e volta a falar sobre reabertura de praias


O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), voltou a falar, na manhã desta segunda-feira (17/8), sobre as festas "paredões" que têm ocorrido de forma rotineira nos finais de semana. O gestor municipal lamentou a situação e chamou os participantes de "irresponsáveis". O democrata assegurou que vai aumentar a fiscalização, desde que tenha apoio da Polícia Militar. No domingo (16/8), a PM encerrou uma aglomeração em São Tomé de Paripe. 

                Prefeito chama participantes de "paredões" de "irresponsáveis" e volta a falar sobre reabertura de praias

                 Crédito da Foto: leitor / Aratu On

"Essas pessoas são irresponsáveis, insensíveis. Então, infelizmente, as pessoas de bem acabam pagando o preço. O comércio do Nordeste [de Amaralina] está fechado e paga pelos irresponsáveis. Passamos a fase crítica, sim. Não temos riscos eminente de colpaso no sistema de saúde, mas se continuar assim vamos pagar o preço. Não é razoável ver esse tipo de coisa [festas 'paredões']. É claro que não tenho como evitar 'paredão' e aglomeração sem a polícia. Se ela nos der suporte, vamos fazer", ressaltou Neto.


Ainda nesta segunda, o chefe do executivo municipal falou, também, sobre os bares e restaurantes, que tiveram o primeiro final de semana de funcionamento após o início da segunda fase de reabertura do comércio. 


"Balanço muito positivo. É claro que quando você vê um bar com aglomeração, aquela imagem que viraliza. Não podemos classificar a exceção como um todo. O quadro geral é muito positivo, porque você vê quantos estão cumprindo essa nova forma. Estamos indo bem, tanto que nós já temos três semanas de abertura dos shoppings e a taxa de ocupação dos leitos clínicos está administrada. A orientação de fiscalização que eu dei é nesse sentido: bar que tiver com aglomeração também será interditado. Não adianta vir a Abrasel [Associação de Bares e Restaurantes] com nota. Lamento. Nós iremos fiscalizar sim. Vai fiscalizar todos os lugares, no Centro, na periferia. A recomendação que dei é ser muito rigoroso na fiscaliazação", disparou. 


                                                    PRAIAS E ESCOLAS


Durante coletiva de imprensa, o prefeito voltou a falar sobre a indefinação quanto ao retorno das aulas e liberação das praias. "Ainda não há possivilidade de liberação do uso das praias. Só vamos cogitar isso daqui a 15 dias da abertura da 2ª fase. Então, seria daqui a oito dias, na próxima segunda-feira. Temos só uma semana da abertura da segunda fase, sendo que esse final de semana foi muito movimentado com a abertura dos bares e restaurantes. Estamos aguardando para ver esse impacto. Só depois que iremos analisar o caso das praias, escolas e até mesmo o caso da 3ª fase". 


CURSOS LIVRES


Proprietários de Auto-Escolas e profissionais que trabalham nas mesmas prometem realizar uma carreata pelas ruas de Salvador nesta terça-feira (18/8). ACM Neto ressaltou que não pode proibir a manifestação, mas entende "a dificuldade dos envolvidos.


"Compreendo a dificuldade, mas tem que aguardar um pouco.São vários cursos que estão pedindo a reabertura. O que não dá é ficarmos com a sensação de que está tudo resolvido, está tudo bem. Infelizmente está morrendo de 10 a 15 pessoas diariamente em Salvador. É muita gente. Dá pra fecharmos os olhos pra isso? Não. É claro que aos poucos atividades estão voltando. Vamos nos manter comprometidos com o nosso próprio êxito. Não irei proibir manifestação. Mas meu ouvido não dói", finalizou o democrata, que inaugurou do sexto gripário municipal nesta segunda-feira. 


                                  INVESTIMENTO 6º GRIPÁRIO


A unidade é localizada na região do Pau Miúdo, no 16° Centro de Saúde, na Rua Marquês de Maracá (próximo ao Largo do Tamarineiro). O equipamento é destinado ao atendimento exclusivo de pessoas com síndromes gripais, inclusive Covid-19. O investimento é de R$ 3,4 milhões.


A equipe multidisciplinar da unidade vai contar com 75 profissionais de saúde e da área administrativa. O gripário tem dez leitos de enfermaria e dois de sala vermelha (estes últimos funcionam como uma pequena Unidade de Terapia Intensiva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...