segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Neto diz que ocupação de leitos é "menor em meses"; "nem nas previsões mais otimistas iríamos imaginar"

 Neto diz que ocupação de leitos é "menor em meses"; "nem nas previsões mais otimistas iríamos imaginar"

Crédito da Foto: Driele Veiga/TV Aratu

Cinquenta e cinco novos respiradores - em parte doados à Prefeitura e, outra parte, em comodato - foram entregues na manhã desta segunda-feira (10/8) em Salvador. Os novos equipamentos se somam aos já atuantes na capital baiana. De acordo com o prefeito ACM Neto (DEM), 20 respiradores serão cedidos ao Governo da Bahia, que, por sua vez, levará os novos equipamentos para municípios do interior. 


"Por quê essa decisão? Porque o nosso plano na capital já está todo desenhando. Segundo porque estamos recebendo muitos pacientes na capital. Então, quanto mais leitos no interior, menos pacientes na capital. Então, entendemos a Bahia de uma forma ampla", disse Neto. 


Outros 20 respiradores ficaram na segunda tenda do Hospital de Campanha do Wet'Wild. "Então, essa tenda passará a ter 20 leitos a mais com respiradores". Os outros 10 respitadores serão implantados no Hospital Salvador. Os cinco restantes serão utilizados como reserva técnica. "Serão utilizados caso outros equipamentos tenham problema. Então, teremos uma reserva caso se precise", justificou o democrata.                           


BONS NÚMEROS              


A Prefeitura de Salvador celebrou a queda do número de ocupação dos leitos de UTIs. "Ontem [domingo], fechamos o dia com 55% de taxa de ocupação da UTI. Sem dúvidas, o menor número em meses", ponderou o prefeito. "A partir de hoje, estamos dando início à fase 2 com uma margem de segurança importante. Nem nas nossas previsões mais otimistas iríamos imaginar o início da segunda fase com 55%". 


TERCEIRA FASE


Quanto a possibilidade de reabertura das praias e o retorno às aulas, o gestor municipal voltou a afirmar que tudo depende da análise da segunda fase.


"Não há hipótese de nos apresentarmos nenhum protocolo de reabertura das praias e retorno às aulas, antes de 15 dias a contar a partir de hoje, da ativação desta segunda fase. Precisamos ver como vai se compartar o número de ocupação de leitos nesta fase. Sempre alertei que não queria ver Salvador vivendo situações vistas em outros estados: o de abre e fecha. Então, precisamos ter cautela", ressaltou. 


A Prefeitura de Salvador vai, ainda, inaugurar o sexto gripário na capital ainda nesta semana. O equipamento ficará no bairro do Pau Miúdo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...