segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Luto: morre Elsimar Coutinho, aos 90 anos, vítima da Covid-19; ele lutava contra a doença desde julho

 Luto: morre Elsimar Coutinho, aos 90 anos, vítima da Covid-19; ele lutava contra a doença desde julho

                                                                         BIOGRAFIA 


Elsimar Metzker Coutinho nasceu no dia 18 de maio de 1930, em Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, onde iniciou os seus estudos, tendo concluído o secundário no Colégio do Estado da Bahia, na capital. Cursando a Universidade Federal da Bahia graduou-se em Farmácia e Bioquímica em 1951, e em Medicina em 1956. 


Coutinho fez especializações na França e nos Estados Unidos, de onde retornou e, logo depois, assumiu o cargo de Diretor de Pesquisas Clínicas da Maternidade Escola da Universidade Federal da Bahia, fazendo desse serviço, a Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador - Bahia, o primeiro centro de referência para estudos e pesquisas na área da Reprodução Humana da Organização Mundial da Saúde no Brasil.


Elsimar Coutinho despontou para tornar-se, ao longo de sua carreria, uma das maiores expressões na endocrinologia da reprodução e no planejamento familiar, tendo desenvolvido além do primeiro anticoncepcional injetável de efeito prolongado (Depo Provera), a primeira pílula anticoncepcional contendo Norgestrel, que é hoje o progestínico mais usado do mundo seguida da primeira pílula de dosagem reduzida. 


Outros métodos anticoncepcionais, fruto do seu pioneirismo, desenvolvidos ao longo de 40 anos de pesquisas na Faculdade de Medicina da UFBA, incluem implantes subcutâneos com efeito prolongado (seis meses, um ano, dois anos, 3 anos e seis anos), dispositivos intrauterinos e a pílula vaginal.


O professor Elsimar é membro de 32 sociedades médicas. Até o ano de 2000 participou como conferencista convidado de 253 congressos. Publicou 350 trabalhos científicos, a maioria em revistas médicas internacionais como Nature, Endocrinology, Fertility and Sterility, American Journal of Obstetrics and Gynecology e Contraception. Publicou e editou mais de dez livros, a maioria no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...