segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Covid-19: Mudança de sistema causará salto no número de mortes em MG

        Profissionais da saúde ambulância
Nos próximos dias, uma mudança processual causará um salto expressivo no número de mortes por Covid-19 divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). Com isso, o cenário retratado nos balanços deve ficar mais próximo da realidade no estado e diminuirá a diferença em relação aos dados de óbitos computados pelas secretarias municipais. 

Em coletiva na Cidade Administrativa, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que o atraso entre a notificação da morte nos municípios e a confirmação no sistema da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) deve cair de dez para três dias.

Leia mais: Cidade mineira decreta toque de recolher após ‘surto’ de Covid-19
Isso se deve à troca do banco de dados para o Sivep-Gripe, sistema do Governo Federal. “Neste momento, entendemos que o Sivep-Gripe já está suficiente atualizado para que a gente faça a migração da notificação que é feita ao estado de Minas. Ou seja, os municípios avaliam óbito e demoram um tempinho para notificar a SES-MG. Por outro lado, o Sivep-Gripe é quase instantâneo a notificação”, disse Carlos Eduardo.

Explosão de casos
Com a queda no atraso das notificações o número de mortes deve subir nos próximos dias. “Nós estamos acompanhando nos últimos quatro dias, e a diferença entre o Sivep e os dados da SES-MG está em torno de 100 óbitos. É provável que, de hoje para amanhã, seja consolidada essa diferença”, destacou Carlos.

Leia mais: Covid-19: BH registra 24 novas mortes e ultrapassa 21 mil casos
Sem mais detalhes
Por conta da mudança, os dados sobre idade e sexo das vítimas, por exemplo, sairão do ar ao longo desta semana. No entanto, o secretário de Saúde garante que os detalhes sobre os óbitos serão retomados. “Não detalharemos idade e sexo e outros dados durantes essa semana, mas esses parâmetros serão mantidos e retornarão na semana que vem”.

Números
Minas Gerais registrou três óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. Além disso, em um dia, foram 942 novos infectados, deixando o estado próximo à marca de 134 mil pessoas acometidas pelo novo coronavírus.

Confira os números da Covid-19 em Minas, de acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (3):

133.743 casos confirmados (aumento de 0,7%)
2.894 mortes confirmadas (aumento de 0,1%)
28.287 casos em acompanhamento (aumento de 0,5%)
102.562 casos recuperados (aumento de 0,7%)
Reforce a proteção contra o vírus
A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerasi) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:Leia mais: Ex-dirigente de sindicato da saúde de BH morre devido à Covid-19

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...