quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

SSP pede colaboração da população para localizar integrantes do Baralho do Crime

Sessenta e oito criminosos foram presos com a ajuda da população. Se você identificou alguém? Denuncie!(Foto: SSP)
Sessenta e oito criminosos foram presos com a ajuda da população. Se você identificou alguém? Denuncie!(Foto: SSP)


Criado em 2011, o Baralho do Crime é uma ferramenta eficiente da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A estratégia de segurança estimula a participação da população na busca por criminosos foragidos e já foi atualizado 110 vezes desde sua criação. Após exibir os rostos dos criminosos mais procurados do estado, já contribuiu para 68 prisões.
O integrante mais recente do Baralho do Crime a ser capturado estava escondido em São Paulo, capital. O Valete de 'Paus' Alexsandro Sales Santos, o Leque, 23 anos, era procurado por homicídio e foi preso pela polícia de São Paulo e conduzido para Salvador na última sexta-feira (23).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), além dos presos, 18 procurados tiveram os pedidos de prisão revogados ou extintos a pedido da Justiça, e 24 morreram em confronto com a polícia. As ‘cartas’ que sofreram mais alterações foram o naipe de 'Ouros' que sofreu 46 mudanças, seguido por 'Paus' com 29, 'Copas' com 20 e 'Espadas' cujas cartas foram renovadas 15 vezes.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, afirma que o crescimento nas prisões ocorreu pelo aumento das denúncias. “O público se sente seguro em colaborar através da denúncia anônima e isso tem ajudado muito no trabalho da polícia”, informou Barbosa.
Os procurados são incluídos no Baralho de acordo com o histórico. O Disque Denúncia, setor da SSP que confecciona o Baralho do Crime, analisa o perfil do acusado e decide qual carta ele ocupará no jogo. Os criminosos investigados por homicídios ocupam os naipes mais altos do baralho – Ás, Reis, Damas e Valetes.
A solicitação da inclusão é feita pela Polícia Civil, após investigação e levantamento da documentação necessária: mandado de prisão, referência do processo criminal e pesquisa prisional, além de uma fotografia.
Disk Denúncia
Para colaborar com o serviço da polícia, não é preciso identificar-se, basta entrar em contato através dos números (71) 3235-0000 (capital e Região Metropolitana) e 181 (para interior). A SSP pede que em 2017 os baianos continuem contribuindo para a manutenção da segurança no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...