quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Grupo une látex e barbatimão e cria membrana cicatrizante de R$ 0,20

Novo curativo deve chegar ao mercado em cinco anos (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara desenvolveram uma membrana cicatrizante, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que previnem o envelhecimento da pele.
O composto é feito com subtâncias encontradas na casca do barbatimão, árvore típica do cerrado, e o látex extraído da seringueira. Os primeiros resultados dos testes em humanos são animadores e cada membrana custa R$ 0,20.
"O látex, sozinho, é utilizado, já foi utilizado no mercado. O nosso diferencial é trabalhar com o extrato de barbatimão associado a essa membrana", explicou o pesquisador Matheus Miranda.

Testes
Ao todo, 45 pessoas passaram pelos testes em postos de saúde e clínicas de repouso em Assis.

No primeiro grupo, de pacientes que usaram só a membrana de látex, uma ferida de quatro anos foi cicatrizada em três meses.

No segundo grupo, o tratamento foi feito apenas com gel de barbatimão. Depois de três meses, uma ferida de seis anos não ficou totalmente cicatrizada.

Já no terceiro grupo, dos pacientes que usaram a nova membrana, os pesquisadores observaram os melhores resultados. Uma ferida de 11 anos fechou totalmente nos mesmos três meses.

O professor Rondinelli Herculano explicou o porquê da diferença. "Há a formação de vasos sanguíneos, a angiogênese, e esses capilares vão irrigar as novas células para que haja a proliferação e a regeneração da pele", disse.

"Comparando com o grupo controle, que seria o látex sozinho, com a associação a gente teve uma melhora em torno de 50% a 60% na regeneração", completou.

Segundo ele, o produto pode ser usado em vários tipos de ferimentos. "Escaras de decúbito, que são aquelas feridas no cóccix, as úlceras de pressão, que são as úlceras devido ao contato que a pessoa tem na cama ou na cadeira de rodas, também as úlceras de diabetes, que em muitos casos levam até à amputação de membros, e queimaduras".

E a membrana tem ainda outra vantagem. "O látex natural também pode ser usado para regeneração óssea. Ele funcionaria como uma barreira para o tecido ósseo que estimularia a regeneração dele, impedindo que as células do tecido em volta invadam a ferida", disse o pesquisador Felipe Azevedo Borges.

Expectativa

Segundo os pesquisadores, ainda vão ser realizados outros testes clínicos e a previsão é de que o novo curativo chegue ao mercado em cinco anos.

2 comentários:

  1. por favor sou de salvador na ba e ao assistir o programa bem estar sentir uma esperança muito grande pois minha mãe tem uma ferida chamada de ursa de pele a muito tempo como posso adquirir esse látex de barbatimão me ajude obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,gostaria de saber como ou onde posso adquirir esse tratamento,pois minha sogra tem uma ferida que não cicatriza há mais de 40 anos.Desde já agradeço a compreensão e aguardo contato.

    ResponderExcluir

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...