Já em Santo Antônio CNa situação em Itamaraju, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e atendeu o preso, entretanto os outros presos queriam que ele fosse transferido para o hospital. Eles quebraram algumas celas e queimaram objetos.
Ainda segundo a polícia, três equipes da PC de Teixeira de Freitas, cidade que fica a cerca de 70 quilômetros de Itamaraju, foram para o local, juntamente com equipes da Caema e Peto. A área em frente ao complexo chegou a ser isolada, mas a situação foi controlada.asos
Em Salvador, uma fuga de presos ocorreu na madrugada de sexta-feira (13), no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador. Ao todo, 17 detentos fugiram após serrarem as grades de uma das celas da unidade prisional, segundo informou a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP).
A fuga só foi detectada pela manhã, quando os agentes penitenciários da unidade perceberam os danos na cela. A unidade prisional tem capacidade para comportar 880 presos, mas, durante a fuga, estava com 1227 detentos.
Segundo informou o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb-BA), todos os 17 presos que fugiram são de uma mesma facção criminosa que nasceu em 2015 entre os pavilhões do presídio da capital e se espalhou pelo estado da Bahia
Após a fuga em massa, o governador da Bahia, Rui Costa, determinou ao secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a exoneração do diretor da Cadeia Pública, o capitão da PM Pablo Fagner Araújo Carvalho, e do diretor adjunto da unidade prisional, Paulo Cesar Gonçalves Sacramento.de Jesus, 21 presos fugiram da carceragem da 4ª Coorpin, na noite de sexta-feira. A informação foi divulgada na manhã de sábado (14) pela assessoria de comunicação da Polícia Civil. Um homem apontado como um dos líderes de uma facção criminosa que atua na Bahia, e que estava preso há um dia, foi quem planejou a ação. Danilo Santana de Jesus, que foi preso na quinta-feira (12), no bairro São Benedito, com um moto roubada, e parte dos demais detentos que conseguiram escapar seriam da mesma facção que os presos que fugiram da cadeia na capital baiana.
Segundo a polícia, a fuga em Santo Antônio de Jesus ocorreu por volta das 23h30, quando um grupo de detentos conseguiu quebrar uma barra de ferro de uma das celas. Em seguida, utilizaram a mesma barra para quebrar os cadeados de outras celas e liberar outros detentos. Após isso, a Polícia Militar informou que o grupo utilizou cordas feitas com lençóis para pular o muro da carceragem. A unidade tem capacidade para comportar apenas seis presos, mas 21 estavam no local e todos fugiram.
A polícia informou que um delegado plantonista, um escrivão e dois agentes de polícia estavam na unidade policial, mas não perceberam a fuga, porque os presos escaparam pelos fundos. Na ação, não houve feridos. Seis presos já foram recapturados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário