segunda-feira, 11 de abril de 2016

Médicos registram boletim de ocorrência contra a prefeitura de Cuiabá por falta de ambulância A presidente disse ainda que o fato refletiu uma verdadeira falta de compromisso não apenas com os pacientes, mas também com os profissionais da saúde. - See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/medicos-registram-boletim-de-ocorrencia-contra-a-prefeitura-de-cuiaba-por-falta-de-ambulancia.html#sthash.yiLj8krK.dpuf

Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro, em Cuiabá, tiveram que ficar neste domingo, 10, sem utilizar a única ambulância que a unidade de saúde possui. O fato gerou revolta nos profissionais, e principalmente aos pacientes que necessitaram do veiculo que emergência que teria sido disponibilizado para atender uma festa, em outra região.
Segundo os profissionais o fato é que o incidente tenha ocorrido em plano domingo, quando o número de atendimentos aumenta, o que acarretou mais problemas para quem estava de plantão. Ainda segundo eles, o motivo foi uma festividade realizada no distrito do Coxipó do Ouro, localizado a 23 km de Cuiabá.
O caso foi denunciado nesta segunda-feira, 11, à Policia Civil, pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT).
"Decidimos registrar um Boletim de Ocorrência (BO), uma vez que é uma falta de respeito aos pacientes retirar a 'única' ambulância da também 'única' UPA de Cuiabá. Quem precisou ser transferido para outra unidade teve de se virar, pegar carona, taxi ou até mesmo utilizar o transporte público, que funciona em horário reduzido aos domingos", destacou a presidente do Sindicato, Eliane Siqueira.
A presidente disse ainda que o fato refletiu uma verdadeira falta de compromisso não apenas com os pacientes, mas também com os profissionais da saúde.
"Já pensou se acontece de alguém morrer necessitando de uma transferência. A culpa recai sobre os profissionais, sendo que a irresponsabilidade é do gestor público", questionou a médica, ao apontar que outras soluções deveriam ser adotadas como, por exemplo, a transferência de uma ambulância de um dos Programas Saúde da Família (PSFs), que não funcionam nos finais de semana.  
Outro lado:
Por meio de nota a Secretária Municipal de Saúde disse que:
A Unidade de Pronto Atendimento UPA Norte, localizada no bairro Morada do Ouro II, possui duas ambulâncias próprias e, ainda dispõe de uma base do SAMU com mais uma ambulância. Então, em momento algum a população ficou desassistida ou "sem cobertura" como quer fazer crer o Sindimed.
Em relação ao caso específico, dia 10 de abril, a ambulância cedida para cobrir o evento da Prefeitura, Caminhada Ecológica, no Distrito do Coxipó do Ouro, foi as 6 h da manhã para o local do evento retornando por volta das 12 horas. Nesse período a unidade teve a cobertura de duas ambulâncias (uma própria da unidade e outra do SAMU), e o suporte, caso fosse preciso, das ambulâncias de outras unidades, Policlínicas e PSMC.
A prefeitura explicou ainda que nesse período só houve uma solicitação para transferência, que foi realizada sem qualquer problema. 
- See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/medicos-registram-boletim-de-ocorrencia-contra-a-prefeitura-de-cuiaba-por-falta-de-ambulancia.html#sthash.yiLj8krK.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...