Crédito da Foto: Valter Pontes/Secom PMS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta segunda-feira (8/2), que a capital baiana ganhará mais 20 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus até a próxima sexta-feira (12). O anúncio foi feito durante o lançamento da estratégia de vacinação para idosos entre 85 e 89 anos, no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris.
“Com esses 20 novos leitos de UTI, a Prefeitura restabelecerá a mesma quantidade de vagas que havia na cidade no auge da pandemia, durante a primeira onda. Iríamos fazer isso em janeiro, mas os números de ocupação estavam estabilizados, sempre em torno de 70%. Quando chegou muito foi em 72%”, destacou Bruno Reis. A capital baiana amanheceu, nesta segunda (8), com taxa de ocupação de 71%.
O local onde ficarão os novos leitos será divulgado em breve. A iniciativa ocorre após a Prefeitura autorizar a retomada do funcionamento de teatros, cinemas e casas de espetáculos, além de ampliar o horário dos shopping centers. Desse modo, destacou o prefeito, o objetivo é trazer mais segurança a essas flexibilizações, coibindo riscos de colapso no sistema de saúde.
O chefe do Executivo municipal reforçou que o custo para manutenção diária de leitos de UTI para Covid-19 é de R$ 2,4 mil. Portanto, é necessário que a oferta de vagas seja compatível com a demanda, para evitar ociosidade e desperdício de dinheiro público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário