quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Arcebispo humilha repórter ao recusar entrevista e é criticado

 Nos últimos dias, o nome do arcebispo de Natal, Dom Jaime, e do repórter Ricardo Sérgio, ficou entre os assuntos mais falados nas redes sociais. O religioso se negou a ser entrevistado pelo jovem, após presidir uma cerimônia em Espírito Santo, no Rio Grande do Norte, nessa segunda-feira (1º), e vídeo viralizou na internet. Muitos internautas alegaram que a atitude foi homofóbica, mas o repórter conversou com o BHAZ e deu sua versão dos fatos.

arcebispo recusa entrevista ricardo sérgio

Arcebispo se recusou a ser entrevistado por jovem (Reprodução/Redes Sociais)

No vídeo, o jovem e o arcebispo estão lado a lado, em silêncio, na Igreja, esperando o início das câmeras. Quando o repórter começa a falar, entusiasmado, o clérigo se mostra assustado, mas Ricardo estava olhando para a câmera e não percebeu a reação. Ele inicia a entrevista desejando votos da Virgem da Piedade, já que uma novena para celebrar a festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade, tinha acabado de ter sido celebrada pelo Dom Jaime.

“Estamos aqui com o nosso arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que nós tivemos a graça de presidir a última noite de novena, aqui na nossa paróquia”, agradece o repórter, visivelmente animado. Logo depois, ele se vira ao arcebispo e pergunta a ele a sensação de participar da festa da Virgem da Piedade.

Dom Jaime, no entanto, começa a rir e diz: “Eu não estou gostando dessa entrevista não. Tô achando que estão me usando para me ridicularizar, é?”. O jovem, que continuou sorrindo o tempo todo, dessa vez respondeu educadamente: “Não!”. O arcebispo ainda hesita e Ricardo pergunta como ele gostaria que a entrevista fosse feita. Dom Jaime, no entanto, dispensa o repórter: “Deixa estar. Muito obrigado, muito bem, Deus abençoe”.

Ricardo Sérgio não questionou a dispensa e começou ajudar a autoridade da Igreja Católica a retirar o microfone da veste litúrgica, até que um homem vai até Dom Jaime e pergunta: “Algum problema, bispo?”. “Não sei”, responde o religioso. O homem explicou: “Era só para o senhor passar uma mensagem, o que o senhor achou da festa e deixar uma mensagem para o fiéis, que com certeza são poucos, mas vêm amanhã, só isso. Faça isso por nós? Pode ser?”.

O arcebispo continua hesitando e Ricardo, percebendo o desconforto dele, propõe: “Ou o senhor quer fazer sozinho?”. O clérigo prontamente concorda, de forma enfática: “Só, só, sozinho. Sozinho”. E ainda completou: “A gente vive em um mundo muito complexo”.

O jovem, que foi dispensado, ainda termina de ajudar Dom Jaime com os equipamentos.

Versão do jovem

Ricardo Sérgio, o jovem repórter, que também é fotógrafo e estudante de Administração, conversou com o BHAZ sobre a sua versão dos fatos. Depois que o vídeo veio à tona, o número de seguidores do potiguar cresceu exponencialmente. Até a publicação da reportagem, ele contava com mais de 21 mil seguidores e quase 5 mil comentários na sua última foto postada, há mais de uma semana atrás.

Ricardo Sérgio, no entanto, negou guardar rancor do arcebispo “Não me senti tratado de forma preconceituosa, já está tudo resolvido, estou em paz, perdoei ele, e não achei que foi de forma preconceituosa”, disse, ao BHAZ.

Ele ainda reforçou que não sentiu homofobia ou qualquer outro tipo de discriminação por parte de Dom Jaime: “Apenas fiquei sem reação no momento pelo tratamento, mas não senti de forma preconceituosa”, explicou.

Pedido de desculpas

O arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha ligou para o jovem para se desculpar e ainda se pronunciou, ao vivo, sobre o caso. “Em virtude de polêmica suscitada em redes sociais, venho através desta, como já fiz pessoalmente por telefone, pedir desculpas se posso ter causado algum inconveniente aos irmãos dessa amada paróquia no âmbito das relações interpessoais, na noite desta segunda-feira”, começou.

“Quem me conhece sabe que não é do meu caráter e se afasta dos ensinamentos cristãos, que há 46 anos tenho por missão difundir e levar a quantos queiram ouvir, causar qualquer tipo de constrangimento ou desqualificar quem quer que seja”, justificou, por nota (leia na íntegra abaixo).

Ele ainda deixou um elogio ao repórter e à Pastoral da Comunicação: “Ao agente Ricardo Sérgio e demais membros daquela equipe da Pascom, meu reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham, bem como todas as equipes da Pastoral da Comunicação em nossas paróquias, especialmente, durante este período da pandemia, proporcionando que os fiéis possam participar das missas e demais celebrações, mesmo de forma virtual”.

Repercussão

Nas redes sociais, contudo, a reação foi diferente. Milhares de pessoas foram ao perfil do Instagram de Ricardo para demonstrar apoio a ele. Até mesmo famosas apareceram para deixar uma mensagem para o jovem: “Oi, Ricardo! Você tem um sorriso encantador e que emana o bem. Siga com ele! Sucesso para você! Deus te abençoe”, disse a repórter da Globo News, Lilian Ribeiro.

No Twitter, muitos internautas alegaram que a atitude do arcebispo estava ligada à homofobia. “Nitidamente o ‘arcebispo’ ficou incomodado com o ‘jeito’ do rapaz, alegre e muito entusiasmado, subjetivando que ele possa ser gay e ainda lança ‘esse mundo está muito complexo’. Simples deve ser ‘os mistérios da igreja’. Problema não é a religião mas sim as pessoas fazem parte”, opinou um usuário.

“Quando LGBTs me dizem que são cristãs/cristãos e frequentam à igreja penso sempre que a gente vive num mundo muito complexo”, disse um internauta, que postou vídeo do momento constrangedor.

Um rapaz respondeu o tuíte: “Cena tristíssima de homofobia. Perturbador. Acho que muita gente não compreende o tamanho da dor e do sofrimento causados exatamente por comportamentos como esse do arcebispo. Precisamos exigir que o arcebispo peça desculpas públicas a esse jovem, sem meias palavras.”

Nota de Arcebispo Dom Jaime

“Ao caríssimo Padre Alexandre Rossino, à valorosa equipe da Pastoral da Comunicação e a todos os amados fiéis devotos da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Espírito Santo (RN).

Em virtude de polêmica suscitada em redes sociais, venho através desta, como já fiz pessoalmente por telefone, pedir desculpas se posso ter causado algum inconveniente aos irmãos dessa amada paróquia no âmbito das relações interpessoais, na noite desta segunda-feira, 01 de fevereiro, após a última novena da Festa de Nossa Senhora da Piedade.

Quem me conhece sabe que não é do meu caráter e se afasta dos ensinamentos cristãos, que há 46 anos tenho por missão difundir e levar a quantos queiram ouvir, causar qualquer tipo de constrangimento ou desqualificar quem quer que seja.

Ao agente Ricardo Sérgio e demais membros daquela equipe da Pascom, meu reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham, bem como todas as equipes da Pastoral da Comunicação em nossas paróquias, especialmente, durante este período da pandemia, proporcionando que os fiéis possam participar das missas e demais celebrações, mesmo de forma virtual.

Que Deus os recompense pelo zelo missionário e evangelizador, por meio da comunicação. Deus os favoreça. Natal-RN, 02 de fevereiro de 2021, Dia da Festa da Apresentação do Senhor e da Festa de Nossa Senhora da Piedade.

Dom Jaime Vieira Rocha

Arcebispo de Natal”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...