Ilustração: Rodrigo Bento/The Intercept Brasil
EM 2016, a campanha de Trump enviou notícias falsas e desinformativas a 3,5 milhões de eleitores negros com o intuito de fazê-los desistir de votar. Os anúncios foram direcionados com base em informações de 198 milhões de americanos divididos em oito categorias – uma delas, chamada “dissuasão”, era formada por eleitores negros que provavelmente votariam em Hillary Clinton ou não votariam em ninguém.
Uma investigação feita pelo Channel 4 mostrou que os posts negativos usados pela campanha digital de Trump incluíam um vídeo no qual Hillary chamava crianças e jovens negros de “super predadores“. Os comentários foram feitos por ela em 1996 e direcionados a perfis de pessoas negras no Facebook 20 anos depois. No vídeo, Hillary aparece dizendo que é preciso “ter um esforço organizado contra as gangues” e afirma que certas crianças não têm consciência ou empatia, justificando o que ela dizia ser uma propensão ao crime. Ela não citava raça, mas é amplamente considerado uma fala racista nas entrelinhas. Em 2016, ela foi cobrada por militantes do Black Lives Matter e se desculpou. O vídeo foi reeditado pela campanha de Trump para parecer que ela se referia a todas as crianças e jovens negros e causou um estrago enorme. Em vários estados, o número de votantes, de fato, caiu.
Para quem não se lembra, as eleições de 2016 foram marcadas pela interferência da Cambridge Analytica, a empresa britânica, hoje extinta, que foi condenada por extrair e usar dados de usuários do Facebook. A campanha digital de Trump gastou mais de R$ 200 milhões em anúncios só na empresa de Mark Zuckerberg, que segue afirmando que as coisas mudaram. Mas as eleições brasileiras de 2018 mostraram que nem tanto.
A tecnologia potencializou algo que ocorre há décadas por outros meios, com o mesmo intuito de impedir pessoas de votar. Negros, latinos, asiático-americanos e nascidos nos anos 1980 – que, em tese, têm ideias mais progressistas – representam quase 60% do eleitorado americano. Na conjuntura atual, movimentos da extrema direita não conseguiriam ganhar eleições se esse contingente votasse em massa — e por isso eles dedicam tanta energia em dificultar e impossibilitar o voto de milhões de americanos.
Em livro lançado recentemente por Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump, o presidente americano teria dito certa vez: “Eu nunca vou conseguir o voto hispânico. Como os negros, eles são burros demais para votar em Trump. Eles não são o meu povo”. (Em 2019, Cohen foi preso por evasão fiscal, violações de regras de financiamento de campanha e compra de silêncio de mulheres que tiveram caso com o ex-patrão). A ideia das campanhas de extrema direita como a de Trump é silenciar estas pessoas e o que elas representam. Mas como isso funciona na prática? Colocando uma série impressionante de empecilhos.
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