Foto: Divulgação SSP
Instruções teóricas e práticas foram repassadas por policiais da Coppa ao efetivo da 12ª CIPM (Rio Vermelho).
Os constantes chamados para resgate de animais silvestres, nos bairros atendidos pela 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho), fizeram com que a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) realizasse uma visita pra lá de especial à sede da unidade independente, na manhã desta terça-feira (29).
Os policiais ambientais chegaram acompanhados de três cobras (duas Jiboias e uma verde), uma iguana e um cachorro do mato – todos resgatados durante ações no início da manhã – e surpreenderam 25 integrantes da tropa com uma instrução prática e teórica sobre o manejo e o resgate de animais selvagens.
Segundo contou a comandante da unidade, major Érica Patricia Santos Silva, por estar sediada próxima ao Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, em Ondina, os chamados têm sido frequentes. “Senti a necessidade de capacitar o meu efetivo para que eles pudessem saber como proceder nessas ocorrências”, disse a oficial.
Instrutor da palestra, o tenente Tiago Portela, lotado na Coppa, informou que é de extrema importância que o policial saiba atuar nessas situações. “Fizemos questão de pontuar alguns artigos da Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98), além de reforçar que, após o resgate, os animais devem ser encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)”, lembrou o oficial.
Durante a capacitação, os protocolos de distanciamento social para evitar a disseminação da Covid-19 (novo Coronavírus) foram obedecidos.
Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário