O grupo Levante Movimento Popular, em pareceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), realizou uma caminhada na manhã desta sexta-feira (22), na cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia.
A caminhada foi em solidariedade às vítimas da tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana da capital,ocorrido no dia 25 de janeiro.
De acordo com líderes dos movimentos, a usina hidrelétrica de Três Marias pode ser atingida pelos rejeitos ainda essa semana. “Foi feita uma previsão para 15 de fevereiro, mas não comentaram mais nada. O povo dessa região precisa ficar atento”, disse o vereador Woshington Alves dos Santos(PT).
O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou na última quinta-feira (21), que o governo pode alterar a operação da usina hidrelétrica de Três Marias para garantir que os rejeitos da barragem da Vale, que se rompeu não cheguem ao Rio São Francisco.
Segundo Canuto, não é possível garantir que os rejeitos de minérios não chegarão ao rio. “Não podemos afirmar que não haverá contaminação porque isso vai depender do regime de chuvas e como a pluma [de lama] vai se comportar ao longo do leito do rio”, disse.
Levante Popular da Juventude é uma organização de jovens militantes voltada para a luta de massas em busca da transformação da sociedade. SOMOS A JUVENTUDE DO PROJETO POPULAR, e nos propomos a ser o fermento na massa jovem brasileira. Somos um grupo de jovens que não baixam a cabeça para as injustiças e desigualdades.
A caminhada teve início em frente à Câmara de Vereadores, por volta das 07h00. Em seguida, percorreu as principais ruas da cidade e encerrou na Praça do Caís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário