quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
Mãe e filha são mortas a facadas na cidade de São Felipe
Namorado da mulher de 35 anos é o principal suspeito |
O principal suspeito de cometer o duplo homicídio, segundo informações divulgadas pela PM, é o namorado da mulher de 35 anos. Conforme a corporação, populares informaram que o suspeito, que teria envolvimento com tráfico de drogas, estava escondido dentro da casa das vítimas e surpreendeu as duas quando elas chegaram no imóvel.
O homem, que não teve identidade revelada, fugiu após golpear as vítimas e está sendo procurado. A polícia não soube informar se ele tinha livre acesso à casa das vítimas ou se teria arrombado o imóvel. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da cidade.
RELATÓRIO MOSTRA QUEDA NO NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO PARANÁ
Relatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária mostra queda no número de homicídios dolosos no Paraná. Em 2018 foram 1.955 casos, o menor índice desde 2007, ano em que os dados começaram a ser contabilizados oficialmente. A redução é de 10,6% em comparação a 2017, que registrou 2.187 ocorrências e era até então o menor número do período. Em relação a 2007, o resultado do ano passado representa queda de 26%. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes foi de 17,22. Em 2017 a taxa foi de 19,26.
Dos 399 municípios do Paraná, 37% (146) não registraram homicídios entre janeiro e dezembro, e 28% (113) registraram apenas um ou dois homicídios no período. Os números foram divulgados pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, nesta terça-feira (26).
Curitiba registrou 293 homicídios em 2018, uma queda de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já na 2ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP) de São José dos Pinhais, que compreende 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, a redução foi de 17,6%. A tendência foi vista também em outras 12 AISP.
“Certamente um dos fatores que contribuíram com a redução da criminalidade no Estado, principalmente dos homicídios, é a integração entre as polícias e todos os outros órgãos que compõem a segurança pública”, afirma o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Carbonell.
“De um lado, a prevenção à criminalidade feita pela Polícia Militar e de outro a investigação criminal feita pela Polícia Civil que se somam ao trabalho da Polícia Científica e outros atores, sempre num todo em prol da comunidade paranaense”, disse ele. A integração é uma orientação do governador, Ratinho Junior, que está empenhado em investir em segurança pública para que os cidadãos de bem do Paraná possam andar tranquilos pelas ruas.”
REGIÕES – De acordo com o relatório, as maiores reduções ocorreram na 20ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP) de Londrina (-46%), com cinco municípios; seguida da 11ª AISP de Cascavel (-30%), com 22 cidades; da 19ª AISP de Rolândia (-24%), com 16 municípios; da 18ª AISP de Apucarana (-22,5%), com 26 cidades e da 23ª AISP de Jacarezinho (-21,8%), com 22 municípios da região.
OPERAÇÕES CONJUNTAS – Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, a redução da criminalidade em todo o estado do Paraná é resultado de diversos aspectos. “Operações conjuntas com a Polícia Civil, a intensificação das operações da Polícia Rodoviária Federal e Rodoviária Estadual, dos batalhões da PM que atuam no estado. Juntos, formam um efeito sinérgico que eleva o Paraná dentro do panorama nacional, proporcionando um cenário favorável de redução, principalmente dos homicídios”.
O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach, cita ainda dois fatores que segundo ele contribuíram para a redução de homicídio ao longo dos anos. “O primeiro foi a intensificação e o combate sistemático ao tráfico de drogas, pois sabemos da estreita relação existente entre tráfico e homicídios, e o segundo fator importante foi o aumento do percentual de elucidação desses crimes pela Polícia Judiciária, pois na medida em que a equipe soluciona mais ocorrências acaba desestimulando a prática de novos homicídios”, afirmou.
Bombeiros resgatam corpo de jovem que se afogou em Conceição do Jacuípe
Militares do Corpo de Bombeiros encontraram, no inicio da tarde desta última quarta-feira (27/2), o corpo de um jovem de 18 anos, vítima de afogamento em uma represa da Fazenda de Armindo, localizada na Estrada da Volta, em Conceição do Jacuípe ( a 99 km de Salvador).
Bruno Marinho entrou na represa por volta das 14h50 de terça-feira (26/2) e se afogou. O corpo foi encontrado por volta das 12h20 e entregue a uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019
Suspeito de matar pedreiro em Araci é morto em troca de tiros com a PM
Ailton Silva dos Santos, vulgo “Boca de Ouro”, foi localizado em uma casa no povoado Barreiras, em Araci, a 35 km de Serrinha. Quando foi abordado pelos policiais, o suspeito tentou fugir, reagiu e foi atingido.
O pedreiro Isaías de Souza Rodrigues foi assassinado a tiros enquanto trabalhava em uma obra na manhã de terça-feira (26) no distrito de Pedra Alta.
Segundo apurou o Portal Cleriston Silva – PCS, o suspeito Boca de Ouro chegou a ser conduzido em uma viatura até o Pronto Socorro do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, na Rua Amerino Oliveira Lima, na sede do município, mas morreu ao dar entrada na unidade.
A arma que ele usou no confronto – um revólver calibre 38 com três cartuchos deflagrados e dois intactos – foi apreendida para ser periciada.
Na casa onde o suspeito foi encontrado, a polícia apreendeu ainda 500 gramas de maconha, duas porções de cocaína, dez pedras de crack, uma balança de precisão, um coldre, um celular e R$ 90,00.
Boca de Ouro foi identificado, durante as investigações, como o homem responsável pelos disparos que atingiram o pedreiro na obra.
Segundo informações levantadas pelo PCS, Boca de Ouro era suspeito de diversos crimes e comandava uma facção criminosa que controla um esquema de tráfico de drogas em povoados de Araci e Tucano.
Segundo a polícia, as investigações do crime continuam com o objetivo de identificar e prender outros suspeitos de envolvimento no assassinato do pedreiro.
Polícia apreendeu 500 gramas de maconha, porções de cocaína, pedras de crack, balança de precisão e dinheiro |
Produtores recebem incentivos para Barra do Choça continuar como “Capital do Café” Fonte: Da redação
“Pretinho”, “menor”, “expresso”… Não importa como você o chame, mas, provavelmente, o café faz parte da sua vida, afinal, é uma das bebidas preferidas dos brasileiros. E se o Brasil é seu país, a capital – definitivamente – é na Bahia: Barra do Choça. O município no sudoeste baiano é conhecido como a “Capital do Café”.
O “título” veio por conta da produção e comercialização do grão na região, que fortalece o empreendedorismo e a agricultura familiar. A Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), por exemplo, que existe há 12 anos, conta, atualmente, com um quadro de 155 agricultores familiares cooperados. Desde 2018 o projeto ganhou a assistência técnica e extensão rural (Ater), do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado. De lá pra cá, a produção melhorou significativamente, como explica a presidente da Cooperbac, Joahra Oliveira.
“Conseguimos agregar valor ao café e verticalizar a produção. Temos, hoje, equipamentos de última geração, além da oportunidade de criar novas marcas”, conta Joahra, sócia da cooperativa desde 2010 e no cargo de presidente há dois. Além das marcas “Café Cooperbac” e “Tia Regi”, a sociedade está se preparando para lançar uma marca gourmet, graças ao apoio da Bahia Produtiva, por meio de um plano de negócios.
A presidente destaca que a cooperativa já recebia, antes, apoio do Governo do Estado, através do “Vida Melhor”. Na época, a produção era terceirizada, mas, com 15 milhões de quilos de café sendo produzidos por ano, era preciso sair da terceirização. “Com o Bahia Produtiva conseguimos construir nossa agroindústria”, diz.
“Não tínhamos maquina de empacotar a vácuo e laboratório de degustação, o que fazia com que perdêssemos comercialização. Com o projeto, temos, agora, um laboratório de última geração e ampliamos o nosso leque de maquinários”, afirma Joahra.
Os recursos permitem, ainda, o desenvolvimento de um software para a qualificação da gestão. A aplicação dos investimentos resultará no desenvolvimento da linha do café gourmet e vai possibilitar a absorção da produção de mais de nove mil agricultores na região.
“O Bahia Produtiva nos incentiva desde a produção, na roça, até a comercialização. Suprimos, hoje, as necessidades do produtor e da indústria”, conclui a presidente da Cooperbac.
BAHIA PRODUTIVA
Projeto do Governo do Estado da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir de Acordo de Empréstimo firmado entre o Estado e o Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial).
“Eu venho tanto para prestar assistência técnica quanto na emissão de declaração para os associados. Isso credencia eles a participar de políticas públicas”, destaca Gabriel Fernandes, engenheiro agrônomo da secretaria.
Por meio do Bahia Produtiva são financiados (sem reembolso) subprojetos de inclusão socioprodutiva e de abastecimento de água e saneamento domiciliar, de interesse e necessidades das comunidades de baixa renda da Bahia.
MEC divulga data das provas do Enem; confira
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, segundo cronograma divulgado na tarde desta quarta-feira (27/2) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pelo calendário, as inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio.
Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018. O edital do Enem, conforme o instituto, será publicado no próximo mês.
No ano passado, 5,5 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o Enem, mas 4,1 milhões compareceram aos dois dias de provas. Nos dois domingos de exame, os estudantes precisam desenvolver conhecimentos de linguagens, incluindo redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
Os resultados do Enem podem ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento do curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Em 2019 o Sisu ofereceu 235,4 mil vagas, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Além de universidades brasileiras, os estudantes podem se inscrever em 37 instituições portuguesas que têm convênio com o Inep.
Pastor Quadrangular, Tom propõe lei que permite governo patrocinar aniversário da igreja
Foto: Divulgação
Eleito com a ajuda do grupo evangélico Quadrangular, o deputado Pastor Tom (PSL) sugeriu um Projeto de Lei que inclui o aniversário da igreja no calendário oficial do Estado. O texto, o segundo apresentado pelo parlamentar de primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), também possibilita o Poder Executivo apoiar as comemorações na data criada.
De acordo com o idealizado pelo pastor, o governo do estado poderia apoiar o aniversário da sua igreja com a realização de homenagens, eventos e divulgações, no dia da celebração.
Caso aprovada, as comemorações do aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular serão anualmente no dia 15 de novembro. Tom recebeu o apoio de pastores da Quadrangular que compõem as igrejas de Ubatã a Canavieiras passando por Itabuna, Ilhéus dentre outros municípios.
Dupla morre após confronto com a PM em Candeias; armas e drogas foram apreendidas
Dois homens que não tiveram as identidades divulgadas morreram na noite de terça-feira (26/2) durante um confronto com policiais da 10º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Candeias) no distrito de Passé, em Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os militares receberam informações que quatro homens, portando armas, estavam comercializando drogas na área. No local, os criminosos efetuaram disparos contra a guarnição. Durante a troca de tiros, a dupla foi baleada, socorrida para o Hospital Municipal de Candeias e não resistiu.
Os outros dois homens que também estavam no local conseguiram fugir. Foram apreendidos dois revólveres calibre 38, munições, dois quilos de maconha prensada, uma balança e uma sacola com fardas das Forças Armadas.
Pedreiro é morto a tiros enquanto trabalhava em obra em Araci
Ainda segundo a PC, testemunhas relataram que a vítima, identificada como Isaías de Souza Rodrigues, de 40 anos, conhecido como "Píton", estava trabalhando em uma obra quando dois homens encapuzados atiraram nele. O pedreiro ainda tentou fugir, mas acabou sendo encurralado pelos criminosos e morreu no local.
Após o crime, a dupla fugiu em uma moto. Isaías morava no bairro Matadouro, em Araci. Até a publicação desta reportagem ninguém havia sido preso e não havia informações sobre a motivação o crime. O corpo da vítima foi encaminhado para o DPT de Serrinha.
Feirense morre em acidente de moto na BR-116 Sul
Um motociclista identificado como Natalício Santana Pereira, 35 anos, natural de Feira de Santana, morreu após sofrer um acidente na BR-116 Sul, próximo à 6ª Retran, no município de Santo Estevão, na madrugada desta quarta-feira (27).
Populares contaram que ouviram um barulho de queda por volta das 4h e logo depois encontraram o corpo e uma motocicleta Honda Titan, vermelha, placa PLI-1741, licença de Feira de Santana. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.
A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e isolou o local para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.
Estado forma estampadores de tecidos e confeccionadores de bolsas no Sistema Penal de Serrinha
A Secretaria da Educação do Estado certificou 16 privados de liberdade em regime fechado e egressos de penas alternativas do Sistema Penal de Serrinha, no nordeste da Bahia, nos cursos de Estampador de Tecidos e Confeccionador de Bolsas em Couro e Material Sintético.
Resultado de parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a certificação ocorreu na segunda-feira (25), no Conjunto Prisional de Serrinha e no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Sisal, em Serrinha,
Os cursos visam contribuir para a ressocialização dos privados de liberdade a partir do aprendizado de um novo ofício. Se depender de J., 38 anos, um dos mais novos estampadores de tecidos de Serrinha, o certificado não vai ficar guardado na gaveta. Pelo contrário, ele quer colocar em prática o que aprendeu e buscar novas conquistas.
Com o curso, J. se animou a voltar a estudar e aproveitou para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). O resultado foi positivo. “O curso do Pronatec me fez voltar ao que aprendi lá atrás, na infância, e quis dar continuidade aos estudos. Acabei passando no ENCCEJA e me certifiquei no Ensino Fundamental. Quero voltar ao mercado de trabalho para atuar na área, agora, com mais conhecimento”, afirmou.
Exibindo a bolsa que ela mesmo confeccionou, G., 48, recebeu o certificado de conclusão de curso de Confeccionador de Bolsas em Couro e Material Sintético e não escondeu a satisfação. “Aprendi a confeccionar e já uso minha bolsa para ajudar a divulgar meu trabalho. Isso vai me ajudar a ter renda e quero poder me aprimorar mais”, comemorou.
De acordo com o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, a oferta dos cursos ocorre de forma alinhada às vocações territoriais, contribuindo para a empregabilidade e a ressocialização. "Esses cursos dão um novo sentido à vida dessas pessoas. A Educação transforma, e o trabalho é uma forma de se realizar. No caso do couro, é preciso destacar a ligação que ele tem com a identidade local, com a vocação sisaleira”, destacou.
Conferencia Estadual Extraordinária .
Quê lutam por dias melhores para os trabalhadores , buscando também um porto seguro para a geração qui vão chegando para dá seguimento a essa luta com destino a vitoria .
terça-feira, 26 de fevereiro de 2019
“Atuações dos PMs e do gerente precisam ser investigadas e os excessos punidos”, diz Marta sobre caso de racismo
Líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) repudiou o episódio de racismo ocorrido na agência da Caixa Econômica do Relógio de São Pedro, na Avenida Sete, na manhã do dia 19 de fevereiro, conforme divulgado pela imprensa. Na situação, o gerente diz aos policiais militares que, para ir à delegacia resolver um conflito com o cliente Crispim Terral, só o faria se o cliente fosse algemado, o que foi atendido pelos policiais.
Marta pede que tanto a atuação dos PMs, como a do gerente, sejam investigadas. Para ela, o vídeo que circula nas redes sociais divulgado pela própria vítima deixa claro que em nenhum momento ele reagiu ou apresentou resistência para ir até a delegacia.
“Era um conflito que deveria ser resolvido cumprindo as formalidades. O rapaz esteve na agência como cliente dela. Os PMs tem que saber o seu papel diante de situações como essas, e não simplesmente atender a ordem de um gerente bancário. Não podemos deixar passar casos de racismo”, disse.
Para marta, casos como este evidenciam o quanto Salvador, uma cidade majoritariamente negra, sofre com o racismo cotidianamente. “Estamos entrando no Carnaval e este caso acontece para nos mostrar o quanto o povo negro está vulnerável, inclusive na festa”, afirmou.
Ventania causa estragos no município de Candiba
Uma ventania na tarde desta terça-feira (26) causou estragos no município de Candiba, no Sudoeste da Bahia. Conforme apurou nossa reportagem, era por volta das 15h30min quando teve início os fortes ventos.
No povoado de Vila Neves, distante 10 km da sede, várias casas foram destelhadas pelo forte vento. Além do destelhamento das casas, foi registrada a queda de árvores e de uma placa do Governo da Bahia que fica às margens da BR-122. Felizmente não houve registro de feridos.
Depois do Vento
Depois do Vento
Depois do Vento
No povoado de Vila Neves, distante 10 km da sede, várias casas foram destelhadas pelo forte vento. Além do destelhamento das casas, foi registrada a queda de árvores e de uma placa do Governo da Bahia que fica às margens da BR-122. Felizmente não houve registro de feridos.
Mangueira conta história do Brasil pela ótica dos heróis populares
CRÉDITO: EBC
Com o enredo História pra Ninar Gente Grande, a Estação Primeira de Mangueira pretende contar, na Marquês de Sapucaí, a história do Brasil pela ótica dos heróis populares. O samba-enredo da escola é um dos mais cantados este ano, o que se costuma dizer no mundo do carnaval: “caiu no gosto do público”. Com 19 conquistas, a escola está no grupo especial.
Para o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, é evidente a aceitação da comunidade pelo samba escolhido nos ensaios na quadra.
“A comunidade da Mangueira, que se reconhece no discurso, é uma comunidade apaixonada pelo que está cantando, e isso é bom. O samba fala exatamente o que a Mangueira canta, por isso, ele é tão popular e encontrou uma espécie de carinho dos ouvintes e das pessoas que cantam e brincam com o carnaval da Mangueira”, afirmou o carnavalesco.
Jamelão
Os índios que, segundo a sinopse do enredo, “lutaram e resistiram por mais de meio século de dominação”, estarão representados no desfile da Mangueira. A escola também vai levar para a Sapucaí figuras da cultura negra que atuaram nas transformações do Brasil, entre eles Jamelão, um dos maiores intérpretes de sambas e muitos enredos da escola. Ele morreu em 2008.
“Os meus desfiles na Mangueira têm uma certa linha continuísta. Tenho obsessão em falar do Brasil e falar do Brasil é importante. Nesse contexto, o enredo da Mangueira olha para o protagonismo popular, porque o que a narrativa oficial fez foi não dar representatividade a lutas populares”, afirmou o carnavalesco Leandro Vieira.
Na lista de personalidades homenageadas estão Zumbi dos Palmares e sua mulher Dandara, que lutaram contra a escravidão; Luiza Mahin, líder do levante dos Malês de pessoas escravizadas, na Bahia; Maria Felipa, que teve papel importante na independência da Bahia.
Da história recente, além de Jamelão, estão a cantora e compositora mangueirense Leci Brandão, e a vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018, ao lado do motorista Anderson Pedro Gomes.
Componentes
O enredo agradou a quem há 16 anos desfila na Mangueira. Sônia Ritton Rodrigues, de 66 anos, mora próximo à quadra da escola, localizada na subida do morro, onde a verde e rosa surgiu. Na última quarta-feira (20) foi na Cidade do Samba para receber no barracão uma das fantasias oferecidas pela Mangueira para a comunidade.
“Todos os anos eu vou nos ensaios e em tudo que acontece na Mangueira. Estou achando que vai ser legal o desfile deste ano, mas Carnaval se ganha na avenida”, afirmou.
Apesar de veterana, Sônia disse que, cada desfile é uma grande emoção. “Eu choro toda vez que entro na avenida: é só virar aquela esquina [da Avenida Presidente Vargas com a Marques de Sapucaí, na entrada do Sambódromo] lá que eu choro de emoção. Começa com os fogos e dá uma palpitação no peito”, contou Sônia, lembrando do show pirotécnico saudando a escola que está começando a desfilar.
Chuva
No desfile técnico da escola, há pouco mais de uma semana, antes de a verde e rosa entrar no Sambódromo, choveu forte, e os componentes tiveram de desfilar com a pista alagada. Mas isso não impediu a empolgação da escola.
“Não tira o ânimo mesmo. Teve um ano que eu saí de preta velha. A roupa ensopou com a chuva e ficou pesada, mas a gente desfilou. Não dá para desistir não. Não dá mesmo”, contou Sônia.
Ao seu lado, Joelma Oliveira da Silva, de 49 anos, criada na Mangueira, mas agora moradora do Morro de São Carlos, no bairro do Estácio, região central do Rio, disse que está ansiosa pelo desfile deste ano, mesmo com 20 anos de passarela do samba pela Estação Primeira. “Fico pensando: Deus me dê força, fico ansiosa e suo muito”, afirmou.
Esperança
A esperança das componentes da verde rosa é que o desfile da Mangueira, no segundo dia do grupo especial, se transforme em mais um campeonato. “Tomara, tomara”, disse Joelma.
As duas já estão preparadas para se reunir par
Policial Militar é baleado após reagir a assalto na Feira de São Joaquim
Um policial militar de nome não divulgado foi baleado no ombro por volta das 12h desta terça-feira (26/2), na Feira de São Joaquim, em Salvador. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passa bem.
Segundo informações de populares, dois homens armados tentaram assaltar o PM, que reagiu e houve troca de tiros, no que o agente foi atingido. A dupla criminosa fugiu, mas um deles foi capturado por policiais militares da Operação Gêmeos.
Prefeitura de Serrinha lança campanha de combate ao mosquito aedes aegypti
A Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria Municipal de Saúde e sua assessoria de comunicação social, lança grande campanha de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Várias peças publicitárias foram confeccionadas, a exemplo de cards, spots para carro de som e rádio, vídeos, outdoors, panfletos, cartazes e reportagens. O objetivo é levar informação à população sobre a importância dos cuidados para evitar os criadouros do mosquito. “Nas peças publicitárias trazemos, também, informações sobre as doenças e seus sintomas”, explica o secretário de Saúde, Alexandre Taim.
De acordo com o prefeito Adriano Lima, o combate ao mosquito aedes aegypti é uma obrigação dos governos e um dever do cidadão. “Todos nós temos nossa parcela a fazer nessa verdadeira guerra contra o mosquito e as doenças que ele transmite. Não vamos poupar esforços para proteger o povo de Serrinha”, destacou Adriano.
Em todo o país tem aumentado o índice de infestação do mosquito. Isso acontece devido às mudanças climáticas e as chuvas de verão, que acumulam água parada. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMS)
Mais de 500 mulheres são agredidas por hora no Brasil, revela pesquisa
Assédio ocorre em casa, nas ruas e também no ambiente de trabalho.
Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública estima que mais de 16 milhões de mulheres, cerca de 27,35% das brasileiras, sofreram algum tipo de violência durante o ano passado. De acordo com a pesquisa, 536 mulheres são agredidas por hora no país, sendo que 177 sofrem espancamento.
A pesquisa do Instituto Datafolha ouviu 2.084 pessoas em 2018. Mais da metade (52%) das entrevistadas declarou que não procurou ajuda após as agressões; 15% falaram sobre o assunto com a família; 10% fizeram denúncia em delegacias da Mulher; 8% procuraram delegacias comuns; 8% procuraram a igreja e 5% ligaram para o telefone 190 da Polícia Militar.
A violência foi cometida, em 76,4% dos casos, por conhecidos, como cônjuge (23,9%), ex-cônjuge (15,2%), irmãos (4,9%), amigos (6,3%) e pais (7,2%). Os números indicam que o grupo mais vulnerável está entre os 16 e os 24 anos, pois 66% das mulheres nessa faixa etária sofreram algum tipo de assédio. Na faixa dos 25 aos 34 anos, o índice é de 54% e, dos 35 aos 44 anos, de 33%.
O assédio, que, segundo a pesquisa, atingiu 37% das mulheres, aparece em forma de cantadas ou comentários desrespeitosos ao andar na rua (32%), cantadas ou comentários desrespeitosos no ambiente de trabalho (11,46%) e assédio físico no transporte público (7,78%).
Em casas noturnas, 6,24% das mulheres disseram que foram abordadas de maneira agressiva, com alguém tocando seu corpo; 5,02% foram agarradas ou beijadas à força e 3,34% relataram tentativas de abuso por estarem embriagadas.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
Conselho Federal de Medicina revoga permissão para telemedicina no Brasil
Após polêmicas e o pedido de entidades representantes dos médicos, o Conselho Federal de Medicina (CFM), revogou a permissão para telemedicina no Brasil. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (22/2) por comunicado oficial.
A previsão para alteração ser oficializada é para a próxima terça-feira (26/2), em sessão plenária extraordinária em Brasília. Até ser feito um novo texto sobre o tema, a prática da telemedicina ficará subordinada aos termos da resolução em vigor.
Os motivos apontados pelo CFM para determinação foram o alto número de propostas (que já chega a 1.444) enviadas pelos médicos para que a permissão fosse alterada; o pedido de entidades médicas para para analisar o documento e também enviar alterações e a necessidade de tempo para analisar todas as propostas.
“Considerando a missão legal de supervisionar a ética profissional médica em toda a República, além de zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente”
Jovem que teve lábio arrancado por blogueira agradece mensagens de apoio e passará por nova cirurgia
Funcionária pública segue internada após levar mordida que arrancou mais de 70% do seu lábio inferior. Foto: Reprodução
Com uma lousa nas mãos e em recuperação após cirurgia de reconstrução labial, a funcionária pública de 35 anos que foi agredida com uma mordida que decepou mais de 70% do lábio inferior da boca, durante uma briga, escreveu mensagem de agradecimento a todos que enviaram apoio e carinho, especialmente nas redes sociais.
Na mensagem, ela diz “obrigada a todos que me ajudaram. O carinho dos desconhecidos e todo o amor dos que fazem parte da minha vida”. No Instagram, uma conta foi criada com o perfil de @pelabibi, republicando o post de agradecimento e fazendo uma campanha contra a violência.
Cirurgia
O cirurgião plástico Gustavo Cabrera, especialista em microcirurgia reparadora, contou que a paciente passará por outra intervenção cirúrgica na próxima semana, para nova etapa da reconstrução labial, com injeção de pele. Depois a jovem deverá ter alta.
Ex-namorada de Eduardo Costa arranca lábio de mulher com os dentes, em Manaus
O processo de cicatrização será mais longo e o mais importante é o restauro da função do lábio, que tem movimento muscular. Dentro de dois meses o médico espera ter um resultado da cirurgia, que fez a conexão dos nervos no local da mordida.
Samara prestou depoimento na polícia e confirmou mordida, dada no calor da confusão. Foto: Reprodução
A blogueira Samara da Silva Pinheiro, 19, que tem perfil nas redes sociais como Samara Pavanelly, deve responder judicialmente a um processo por lesão corporal de natureza gravíssima acusada de arrancar parte dos lábios de uma funcionária pública de 35 anos, durante uma briga num posto de gasolina no Aleixo.
O caso foi registrado no 16º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que está responsável pela investigação. Samara já prestou depoimento na polícia. A sequência de agressões começou no estacionamento de uma área comercial na avenida Ephigênio Sales, na madrugada da última sexta-feira, conforme Boletim de Ocorrência (BO).
Caso de polícia
A publicitária Ana Rosa Cardoso, 35, que estava com a vítima e também foi agredida, fez o BO. O advogado das vítimas, André Luiz Simonetti Ribeiro de Souza, contou mais detalhes da briga que virou caso de polícia.
“As vítimas e um amigo estavam saindo de uma lanchonete, no mesmo centro comercial, indo para o carro, quando foram parados por um homem de nome Fernando, que estava com Samara. Ele foi tomar satisfação de que estariam falando mal dela. Lembrando que nenhum deles se conhecia, nem agressores nem vítimas”, contou Simonetti.
Bate boca
Na sequência, segundo o BO e o advogado, Samara saiu do carro e começou um bate-boca, que terminou com um tapa dela na publicitária. “Seguranças de um bar no local foram conter a confusão, e depois de xingamentos e agressões verbais de baixo calão, todos foram embora. Mas depois acabaram se cruzando num posto na André Araújo, onde reiniciou a confusão. Samara agrediu muito a funcionária pública e arrancou parte do lábio dela. Ela só percebeu que estava tão ferida assim quando entrou no carro, toda ensaguentada”, fala o advogado.
Agressão
Simonetti diz que há casos no Brasil de brigas com agressões gravíssimas, mas geralmente entre casais e familiares, mas que não tinha conhecimento de uma do tipo entre estranhos e em Manaus.
Na esfera cível, Samara pode ser processada por lesão corporal e danos morais, e na criminal, o inquérito pode apontar para a tese da defesa de lesão corporal de natureza gravíssima, cuja pena prevê de 2 anos a 8 anos de detenção, segundo o art. 129 do Código Penal.
Menina de 10 anos é estuprada por primo e passa por cirurgia de reconstituição
Facebook/Reprodução
Uma menina de 10 anos foi estuprada pelo primo, de 19, e precisou passar por uma cirurgia para conter ferimentos na genitália. O crime ocorreu na cidade de Oriximiná, região Oeste do Pará, na noite do dia 10 de dezembro. O suspeito foi preso em flagrante.
A cirurgia foi realizada no Hospital Municipal de Oriximiná. A vítima, que perdeu muito sangue, precisou receber transfusão. A menina já teve alta e se recupera em casa.
Segundo informações da Polícia Civil, o crime aconteceu próximo ao bairro Bela Vista. Agentes da Polícia Militar (PM) receberam um pedido de socorro de três pessoas que estavam em uma motocicleta, uma delas era a criança ferida.
Os policiais, ao parar o veículo, verificaram que a criança estava machucada e tinha sangue entre as pernas. As outras duas pessoas eram familiares e relataram que a menina havia sido estuprada pelo primo.
A vítima foi encaminhada ao hospital e prontamente internada. Em depoimento, a prima da garota disse que ela apareceu pedindo socorro, já ensanguentada, nervoso e falando que o primo havia lhe estuprado.
A partir de informações sobre as características físicas do jovem, a PM foi capaz de prender o suspeito próximo a uma casa de shows na madrugada de 11 de dezembro. O jovem foi levado à delegacia, prestou depoimento, mas negou o crime. Contudo, disse que teria ido à casa onde a menina estava sozinha.
A criança foi submetida a exames e ouvida pela polícia. O suspeito do crime está preso.
Traficante é localizado pela Cipe Litoral Norte
A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte localizou, na tarde desta quinta-feira (21), Valter Guedes Júnior, 26 anos, e um adolescente de 17 anos vendendo drogas na rua Sunga Macaco de Cima, em Nazaré Farinhas, distante 75 quilômetros de Salvador.
De acordo com o comandante Cipe, tenente-coronel PM Ricardo Matos, os militares conseguiram chegar ao local após uma denúncia anônima e flagraram a dupla com os materiais ilícitos.
Com os dois criminosos foram encontrados 895 pinos de cocaína, 242 gramas de crack, 377 porções de maconha, 1/2 tablete de maconha prensada, duas balanças, 2.500 recipientes para armazenamento dos entorpecentes e uma motocicleta Honda XRE, preta, roubada.
Valter já tinha duas passagens por tráfico de drogas, a última em 2017. O criminoso, o menor apreendido e todo o material foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) do município.
Padrasto de jovem abusada em Camaçari vai responder por cerca de 10 crimes na Justiça
A promotora de Justiça Anna Karina Senna afirmou em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (22), que o padrasto da jovem Eva Luana, que relatou nas redes sociais os abusos que viveu durante nove anos, foi denunciado pelo Ministério público e vai responder na Justiça por cerca de dez crimes.
Ao lado da Coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Márcia Teixeira, Anna Karina, da 10ª Promotoria de Justiça de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, explicou que não pode tipificar quais são os crimes pelos quais Thiago Oliveira Alves foi denunciado pelo fato do caso correr em segredo de Justiça. Apesar disso, a promotora explicou que Eva narrou, durante entrevistas, diversos crimes, entre eles abuso sexual, crimes que configuram ameaças, lesão corporal, tortura, entre outros. Além disso, o homem responde por crimes contra a jovem, a mãe e a irmã mais nova dela.
“O MP e as outras partes do processo não podem falar sobre o processo porque está em segredo de Justiça. O fato de Eva ter falado não retira o sigilo que foi decretado pelo juiz por força de lei. Todos os processos que tramitam na Vara de Violência Doméstica estão em segredo de justiça, porque está sendo debatido a intimidade de uma pessoa”, explicou a promotora de Justiça substituta da Vara da Paz em Casa.
Ela contou que recebeu a denúncia no dia 7 de fevereiro e no outro dia conseguiu conversar com Eva, já que sua estagiária é colega da jovem, e fez uma ordem cronológica dos fatos. Segundo a promotora, os crimes contra vida contados pela vítima, que afirmou ter sofrido cinco abortos, foram separados desta ação, porque a Vara de Violência Doméstica não tem atribuição parara julgar crime contra a vida”.
A promotora relatou que devido à gravidade dos fatos, ela solicitou auxilio de cinco colegas, cada um de uma comarca diferente, na revisão da ação penal, para que não deixasse nada que pudesse causar transtorno durante o processo e houve uma colaboração desses colegas na elaboração da denúncia, mas negou que tenha sido criada uma força tarefa pelo MP.
Anna Karinna destacou também que o MP já tinha dado suporte para Eva desde o momento em que se teve a informação de que ela tinha desaparecido e que precisava de acolhimento. “A colega Márcia Teixeira foi acionada pra que fosse conseguido o local para as três [Eva, a mãe e a irmã], que estão sob proteção judicial”. Ela negou que o MP tenha atuado somente porque o caso foi exposto nas redes sociais. “O MP hesitou em falar porque corre em segredo de justiça e a gente não pode expor a vítima, pois pode causar danos, principalmente, por que existe uma criança como vítima no processo”.
Segundo relatou a promotora, a denúncia foi protocolada na segunda-feira, dia 11 de fevereiro, quando o juiz decretou a prisão preventiva e a busca e apreensão. No dia 13, o réu foi preso e transferido para o Centro de Observação Penal em Mata Escura, no dia 20.
Ela explicou que Thiago tem até sábado (21) para fazer a defesa prévia, caso isso não aconteça, na segunda, o juiz deve decretar que algum defensor público assuma o caso. Segundo os trâmites, após essa defesa prévia, será marcado a audiência de instrução, onde serão ouvidas as testemunhas de acusação, as vítimas, as testemunhas de defesa, se existirem, e o réu vai ser interrogado. O juiz vai passar para a fase de diligências e ao final vai para a sentença.
A promotora explicou que esse é o tramite normal de qualquer processo de réu preso e negou que o processo vá andar mais rápido pelo fato de ter sido divulgado nas redes sociais e na grande mídia. “Qualquer processo que tramite na Vara Pela Paz em Casa ou qualquer outra vara que seja de réu preso tem que ter o trâmite célere, pois tem prioridade”.
Anna Karina ainda elogiou a força de Eva e o fato de ela ter relatado o caso nas redes sociais: É louvável a atitude de Eva porque ela está dando voz para milhares de vítimas de violência doméstica que tem receio de atuar e dizer o que está passando, o sofrimento que passaram e isso vai fazer com que muitas pessoas venham procurar o MP.
Denúncia em 2011
Questionada sobre o fato da denúncia feita por Eva e pela mãe em 2011 não ter ido adiante, a promotora explicou que as duas procuraram a delegacia em outubro de 2011 e quando o laudo saiu constatando conjunção carnal, elas disseram que não tinha sido o padrasto e que a jovem teria tido relação com um namorado, que não lembrava o nome, nem sabia onde se encontrava.
“Não existia crime, já que ela dizia que não tinha sido ele o autor, não havia abuso sexual contra o padrasto, e o suspeito, o namorado não havia sido identificado. Foi isso que chegou ao MP, que mandou de volta para a delegacia para que a mãe fosse ouvida e a testemunha também, massa pessoa não foi localizada. Agora a gente sabe que elas voltaram atrás porque tinham sido ameaçadas, mas a época dos fatos não era isso que estava no processo. Três promotores avaliaram o processo pelo arquivamento porque não existia indícios de autoria”.
A promotora explicou que em 2011 não havia uma rede de proteção para vítima de violência doméstica como existe hoje, onde vários profissionais atuam para ajudar as vítimas. Hoje, um psicólogo atuaria para saber se elas estavam sendo ameaçadas ou não.
'Não foram balas de borracha', diz venezuelano ferido em confronto entre indígenas e militares perto da fronteira
Ferido no confronto entre indígenas e militares que deixou uma pessoa morta na manhã desta sexta-feira (22) em Kumarakapay, na Venezuela, Marcel Perez, de 30 anos, afirmou que o exército venezuelano usou munições de armas de fogo, e não balas de borracha.
"Em vez de conversar pacificamente, eles simplesmente ultrapassaram a barreira de forma agressiva, usando bombas de gás lacrimogênio, apontando fuzis e lamentavelmente o resultado foram 14 feridos e uma morte com arma de fogo", disse ao G1 o indígena da etnia pémon.
Ele foi internado no hospital Délio Oliveira, de Tupinambá, por volta do meio-dia desta sexta, mas
recebeu alta horas depois.
O local do incidente fica a cerca de 70 km de Santa Elena de Uairén, na fronteira com o Brasil, que está fechada por ordem do presidente Nicolás Maduro. Apesar do bloqueio na fronteira, por volta das 9h locais (10h, pelo horário de Brasília), os guardas liberaram a passagem para o lado brasileiro de duas ambulâncias venezuelanas com pessoas feridas.
"Nós, como o povo nativo desta terra, firmamos nossa oposição dizendo ao governo que não vamos permitir a entrada de militares para provocar confrontos contra o povo de Santa Elena, na fronteira", afirmou Perez. De acordo com ele, havia mais de 200 indígenas pémon no local.
Caminhada em defesa das vítimas de Brumadinho é realizada em Carinhanha
O grupo Levante Movimento Popular, em pareceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), realizou uma caminhada na manhã desta sexta-feira (22), na cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia.
A caminhada foi em solidariedade às vítimas da tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana da capital,ocorrido no dia 25 de janeiro.
De acordo com líderes dos movimentos, a usina hidrelétrica de Três Marias pode ser atingida pelos rejeitos ainda essa semana. “Foi feita uma previsão para 15 de fevereiro, mas não comentaram mais nada. O povo dessa região precisa ficar atento”, disse o vereador Woshington Alves dos Santos(PT).
O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou na última quinta-feira (21), que o governo pode alterar a operação da usina hidrelétrica de Três Marias para garantir que os rejeitos da barragem da Vale, que se rompeu não cheguem ao Rio São Francisco.
Segundo Canuto, não é possível garantir que os rejeitos de minérios não chegarão ao rio. “Não podemos afirmar que não haverá contaminação porque isso vai depender do regime de chuvas e como a pluma [de lama] vai se comportar ao longo do leito do rio”, disse.
Levante Popular da Juventude é uma organização de jovens militantes voltada para a luta de massas em busca da transformação da sociedade. SOMOS A JUVENTUDE DO PROJETO POPULAR, e nos propomos a ser o fermento na massa jovem brasileira. Somos um grupo de jovens que não baixam a cabeça para as injustiças e desigualdades.
A caminhada teve início em frente à Câmara de Vereadores, por volta das 07h00. Em seguida, percorreu as principais ruas da cidade e encerrou na Praça do Caís.
Casos de dengue na Bahia aumentaram 301% em 2019; Feira de Santana lidera
Os casos de dengue na Bahia aumentaram em 301% neste ano, de acordo com o comunicado publicado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta sexta-feira (22/2).
Até o dia 16 de fevereiro foram registrados 3.725 casos no estado. O município de Feira de Santana é o que mais tem notificações, com 1.520 casos e quatro mortes. Também foram registradas mortes em Salvador e Candeias.
O primeiro sintoma da dengue é febre alta, entre 39º e 40ºC. A doença dura de 2 a 7 dias. O paciente sente dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Também pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.
No comunicado, a Sesab pede que os municípios façam mutirões de limpeza com vistoria e remoções de fotos do mosquito aedes aegypti (transmissor da doença), além de campanhas de conscientização.
Bandidos se "irritam" com vitima e atiram em sua perna em Lagarto
A ousadia dos marginais chegou ao limite. Dois marginais se “irritaram” com a vitima e o balearam na perna
Um jovem que não teve seu nome revelado, foi baleado em uma das pernas, durante uma tentativa de assalto ocorrido na manhã desta quarta-feira (20), próximo ao Asilo Santo Antônio, no município de Lagarto.
As informações são de que a vitima foi abordada por dois elementos que exigiram dinheiro, como ele tinha pouco para dar, os marginais o espancaram e ainda atiraram em sua perna.
A vítima foi socorrida e levada às pressas para o hospital local e precisou passar por cirurgia.
Já os marginais foram embora tranquilamente. Até o momento ninguém foi preso.
PM prende homem que transportava drogas para tráfico em Serrinha
Ramalho Santos trafegava de Feira de Santana com destino à cidade de Serrinha. A prisão aconteceu durante uma abordagem de rotina da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
Durante as buscas, os agentes encontraram a droga escondida dentro de uma mochila. O suspeito relatou aos policiais que adquiriu a droga no bairro Conjunto Feira VII e estava trazendo ela para Serrinha, onde seria distribuída.
O flagrante foi feito na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). O suspeito vai responder pelo crime de tráfico de drogas e pode pagar pena que varia de cinco a quinze anos de reclusão, segundo a polícia.
Drogas foram localizadas durante fiscalização de rotina da 67ª CIPM |
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Corpo é encontrado em decomposição em Santo Antônio de Jesus
Um corpo foi encontrado em estado de decomposição no bairro Barro Vermelho em Santo Antônio de Jesus na noite desta quinta-feira (21). Segundo informações de vizinhos, o cadáver que já cheirava mal, é de um aposentado que morava sozinho. A causa da morte ainda é desconhecida. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município.
Com informações do blog Voz da Bahia
Homem é detido em posse de carro com restrição de furto em Correntina
Policiais da 3º Pelotão prenderam Edcarlos Santos da Silva, na cidade de Correntina, no oeste da Bahia, na manhã desta quinta-feira (21), por volta das 09h30. Conforme informação da polícia, eles foram informados que havia um veículo com restrição de furto/ roubo circulando no Centro da cidade.
De acordo com os policiais, durante rondas eles localizaram um Fiat Grand Siena, placa OVM/7257 Brasília-DF. Ao verificar no sistema foi constatado que havia restrição de roubo.
O condutor e o veículo foram apresentados na delegacia Territorial de Correntina, onde foram tomadas as medidas cabíveis.
De acordo com os policiais, durante rondas eles localizaram um Fiat Grand Siena, placa OVM/7257 Brasília-DF. Ao verificar no sistema foi constatado que havia restrição de roubo.
O condutor e o veículo foram apresentados na delegacia Territorial de Correntina, onde foram tomadas as medidas cabíveis.
Ex-PM é preso com quadrilha acusados de contrabando de cigarros em Irecê, na Bahia Fonte: Da redação
Um ex-Policial Militar, identificado como Rildo Vieira da Silva e outros seis comparsas identificados como Vanderlei Nunes Gonçalves, Renê Ribeiro Novaes, Nildomar Rodrigues de Araújo, Agenor Alves Medrado de Araújo, Adaelton Martins dos Anjos e Adenilton Messias dos Santos, foram presos na manhã desta quinta-feira (21/2) durante uma operação entre a Polícia Militar e Federal, no município de Irecê, a 480 km de Salvador.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na ação, foram apreendidas 700 caixas de cigarros contrabandeados, três caminhões de placas DBB- 7235, FDB-6915, KDX-5919 e um veículo modelo GM Onix, placa PXT-7086.
e acaba morto após trocLEIA MAIS: Utinga: ‘oito de paus’ do Baralho do Crima de tiros com a PM
“Fomos acionados pela PF, na terça-feira (19), depois da instituição receber informes sobre o bando. Dividimos as equipes e, enquanto umas faziam o acompanhamento do caminhão, outras foram ao local, onde seria descarregado o material”, explicou o comandante da Cipe Semiário, major Carlos Maltez, acrescentando que parte dos criminosos já estava no depósito “e, quando o restante do grupo chegou, demos o flagrante”.
O grupo criminoso e todo material apreendido foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, em Salvador.
Brasil: Padrasto que espancou bebê em São Paulo é indiciado por tortura. Confira!
Caso ocorreu em Guarujá, no litoral de São Paulo, e teve grande repercussão. Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) investiga o caso.
Equipes da Polícia Civil fazem buscas pelo homem que aparece agredindo um menino de dois anos, no banheiro de uma casa, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Após a divulgação do vídeo com as agressões, equipes do Conselho Tutelar encontraram tanto a mãe, quanto a criança. Ambos receberão apoio do órgão. O autor foi indiciado por crime de tortura.
As imagens, que viralizaram nas redes sociais, foram obtidas pelo G1 na quinta-feira (14). Padrasto da criança, o homem é filmado dentro da própria casa, no bairro Morrinhos, agredindo brutalmente a criança, que chora a todo momento.
Após a repercussão das imagens, segundo o Conselho Tutelar da cidade, a mãe e o menino foram localizados na casa de familiares, no bairro Santa Rosa. Ela compareceu à unidade e, também, na Delegacia Sede do município, onde prestou depoimento.
O G1 apurou que ela confirmou ter conhecimento da existência das imagens. O vídeo teria sido registrado há cerca de dois meses, na casa do ex-companheiro, um motoboy, no bairro Morrinhos. Durante o depoimento, ela não soube explicar quem teria divulgado as imagens nas redes sociais, e também confessou não tê-lo denunciado antes porque era ameaçada constantemente.
Um boletim de ocorrência foi registrado e, após ser ouvida, a mulher foi liberada. Agora, equipes do Conselho Tutelar da cidade presarão apoio para ela e para a criança, com acompanhamento psicológico. O caso continuará a ser investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade.
Segundo apurado pelo G1, a Polícia Civil faz buscas na intenção de localizar o suspeito, que já foi identificado. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o agressor foi indiciado pelo crime de tortura e diligências estão em andamento para localizar e prender o autor. Até a manhã desta sexta-feira, porém, ele não havia sido encontrado.
Agressões
O vídeo passou a repercutir nas redes sociais e em aplicativos de mensagens na quarta-feira (13). A criança aparece sendo agredida no box do chuveiro, no banheiro de uma residência. Ela recebe chineladas e, depois, é jogada no chão.
Depois, o agressor leva o menino, segurando-o pelo pescoço, para o quarto, onde o suspende e, logo depois, joga a criança na cama. Ele não se preocupa com a pessoa que o filma durante a ação, que também não intervém.
Uma pessoa próxima à família conversou com o G1e contou que as agressões aconteciam frequentemente, e que nada era feito para que a situação fosse revertida. “Sempre brigavam por conta do ciúme do menino. Até para dormir na cama com ela era difícil, gerava confusão”, disse a testemunha, que não quis se identificar.
Assinar:
Postagens (Atom)
Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas
Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...