quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Chuva e estiagem deixam mais de 100 cidades mineiras em estado de emergência; BH está na lista

A falta de chuvas nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais faz com que municípios decretem situação de emergência. Um boletim divulgado pela Defesa Civil estadual aponta a estiagem em pelo menos 89 cidades. Os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri também têm cidades na mesma situação. É o caso de Itaobim, que passou a integrar a lista na última sexta-feira (24).

No total, 110 cidades mineiras estão com situação de emergência decretada. Belo Horizonte, por exemplo, aparece no boletim por conta do período de chuvas intensas. O decreto estará em vigência até o próximo dia 16 de setembro. Outras 21 cidades estão em emergência pelo mesmo motivo.

Quando uma cidade está em situação de emergência, a medida permite às prefeituras solicitar apoio da União para ações emergenciais. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, coordena apoio emergencial aos municípios.

A ajuda inclui a distribuição de kits de assistência humanitária e de água potável, a remoção de famílias em áreas de risco, limpeza de vias públicas e recuperação de áreas danificadas, dentre outras ações. Já regiões afetadas por longos períodos de seca e estiagem, por exemplo, podem ter garantia de abastecimento de água imediato por meio de carros-pipa.

O ministério informou que iniciativas para resposta imediata, como socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais são tomadas a partir do preenchimento do formulário de solicitação de recursos, por equipes dos municípios ou estados. Para as ações de reconstrução, cada ente federativo deverá apresentar um plano de trabalho. Os documentos são enviados à análise da Sedec, por meio do Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID). Se aprovado, o recurso é definido e disponibilizado pela pasta.

Chuvas descartadas
Ao Bhaz, o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirmou que não há previsão de chuvas significativas, as necessárias para elevar o índice dos reservatórios, nos próximos dias. “No Vale do Jequitinhonha e Mucuri poderá acontecer chuviscos entre esta terça (28) e quarta-feira (29)”, afirmou.

Claudemir ainda disse que nesta época do ano é comum a ausência das chuvas, visto que não estamos no período delas.

A meteorologia prevê chuvas em outubro para essas regiões. “Para suprir a estiagem enfrentada nestas cidades é preciso aguardar o chamado ‘período de chuvas’ que inicia por volta de novembro e estende a janeiro”, afirmou.

A listagem de municípios com decretos de situação de emergência pode ser conferida clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...