segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Voluntárias pedem justiça por gatos mortos no Parque Municipal de BH

 Gatos do Parque Municipal

De acordo com as voluntárias, cerca de 50 gatos já foram encontrados mortos desde agosto (Reprodução/sosgatinhosdoparque/Instagram)

Voluntárias que cuidam de gatos que vivem no Parque Municipal de Belo Horizonte pedem justiça após encontrarem três deles mortos no local, nesse fim de semana. A Polícia Civil instaurou um procedimento para investigar as mortes, que, de acordo com as voluntárias, são frequentes.

A pequena Frida, uma das gatinhas que vivia no local e recebia cuidados de colaboradoras da organização “SOS Gatinhos do Parque”, foi encontrada com um galho de árvore enfiado na boca nesse domingo (29). De acordo com a voluntária Dulce Cardoso, desde agosto, cerca de 50 gatos já foram encontrados mortos no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, reaberto ao público há três meses.

“O caso da Frida foi o pior de todos. Ela estava com a coluna para fora, perdeu duas patas e o rabo. A perícia da Polícia Civil acredita que ela tentou pular em uma árvore para fugir, mas o galho se quebrou, por isso ela estava com ele na boca. Quando vemos uma cena dessas, quebra nosso coração. É muito deprimente, nós sentimos demais”, conta a voluntária.


Mistério

As colaboradoras da organização pedem respostas sobre a causa da morte dos gatos no parque. De acordo com Dulce Cardoso, a suspeita era de que donos de cachorros soltem os animais no local durante a noite. Com o aumento das mortes, elas também passaram a suspeitar de que alguma ação humana esteja envolvida.

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), confirma a teoria ao afirmar que “as recentes mortes de gatos domésticos abandonados no Parque Municipal trazem indícios de ação humana e, por isso, a Polícia Civil foi acionada”. A fundação garante, em nota (leia na íntegra abaixo), que a fiscalização do Parque Municipal será intensificada para a proteção dos gatos.


“Não sabemos se é um cachorro, outro animal, um humano. Nunca vimos raposas ou escorpiões por lá, por exemplo. Mas sabemos que vários donos de cachorros soltam os animais por lá, falando que os animais são bonzinhos, mas cães são predadores e podem matar gatos com facilidade. Agora o caso está com a polícia, mas já levaram 50 gatos para a perícia e até hoje não tivemos resposta”, conta a voluntária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...