terça-feira, 3 de novembro de 2020

Apenas um paciente com Covid-19 é capaz de infectar mais de 100 pessoas em um só lugar, diz estudo

 

Crédito da Foto: Manu Dias/GOVBA

Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, está tentando medir para quantas pessoas um único paciente infectado com Covid-19 pode transmitir o vírus. Segundo a revista Exame, em um modelo matemático usando estatísticas de outros vírus semelhantes, os cientistas descobriram que uma única pessoa pode infectar mais de 100.


A contaminação depende do local onde a pessoa se encontra. Em média, os pesquisadores apontam que uma única pessoa doente passaria o vírus Sars-CoV-2 para outras seis pessoas. Contudo, este número pode aumentar de acordo com as condições epidemiológicas: os primeiros resultados apontam que o coronavírus pode ser transmitido para dezenas de pessoas reunidas em apenas um lugar.


A pesquisa avaliou o efeito de eventos considerados de “super propagação” do vírus, ou seja, aqueles que reúnem uma grande quantidade de indivíduos próximos uns dos outros. Para chegar à conclusão de que que existem ocasiões em que o infectado transmite o vírus para mais de seis pessoas, os pesquisadores observaram 60 eventos selecionados, sendo 45 do vírus Sars-CoV-2 (do novo coronavírus) e outros 15 do Sars-CoV-1 (do surto de 2003). 


Na maioria destes, entre 10 e 55 pessoas foram infectadas a partir de um hospedeiro. Em dois eventos, mais de 100 pessoas contraíram a doença a partir de um único doente. A experiência não especifica os eventos de "super propagação", mas é possível considerar ambientes fechados, com pessoas próximas umas das outras, ou até mesmo locais abertos, mas com uma grande concentração de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...