quinta-feira, 8 de abril de 2021

Nova variante do coronavírus é encontrada em BH com 18 mutações

 pesquisador em um laboratório

Análise de amostras do novo coronavírus exige cabine de biossegurança (Acervo do Laboratório de Biologia Integrativa da UFMG/Divulgação)

Uma possível nova cepa do novo coronavírus foi identificada em Belo Horizonte e região metropolitana por pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), do grupo Hermes Pardini, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da prefeitura da capital mineira. Foram detectadas 18 mutações da variante.

A informação foi divulgada nessa quarta-feira (7). De acordo com os pesquisadores, os resultados da pesquisa sugerem que são urgentes os esforços de vigilância genômica na região metropolitana de BH e no estado de Minas Gerais para a avaliação da situação dessas novas variantes de Sars-CoV-2.
Pesquisadores ainda alertam para a circulação da nova cepa em Belo Horizonte e outras cidades mineiras. “Não existem evidências de ligação epidemiológica entre ambas, como parentesco ou proximidade geográfica entre os infectados, o que reforça a plausibilidade de circulação dessa nova possível variante”, afirma o professor Renato Santana, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

Conjunto único
As amostras clínicas coletadas em BH e região identificaram dois novos genomas com um conjunto de 18 mutações desconhecidas, o que caracteriza possível nova cepa do Sars-CoV-2. Dois dos genomas avaliados, oriundos de amostras não relacionadas geograficamente, demonstram a presença de um conjunto único de 18 mutações nunca descritas em genomas de Sars-CoV-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...