A visita de um passarinho na janela de quem mora em apartamentos não costuma ser comum para quem vive em cidades grandes: por isso, a revoada dos bichos filmada por um morador de Ilhéus, a 446 km de Salvador, causou tanta estranheza. Nesta terça-feira (14/7), o Ministério Público Estadual informou que irá entrar com uma ação conta o município.
De acordo com o órgão, a intenção da ação civil pública ambiental é fazer com que a prefeitura não derrube mais árvores centenárias localizadas na Avenida Soares Lopes, sem uma apresentação prévia do plano de manejo de fauna. O documento foi apresentado à Justiça na última quinta-feira (9/7) e pede estudo ambiental para a retirada da vegetal durante a construção so acesso viário da Ponte Jorge Amado.
“As referidas árvores abrigam famílias inteiras de pássaros do gênero ‘maritaca’, os quais ali residem há décadas e não estão tendo o devido tratamento de serem remanejados para outro local”, alertou o promotor de Justiça Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo. Sem as plantas, os pássaros acabaram voando para as casas e se equilibrando em telas de proteção.
O promotor explicou que as aves são espécie selvagem do bioma Mata Atlântica e possuem características altriciais - o que quer dizer que não sobrevivem sem os seus pais. A retirada de mais árvores irá prejudicar ainda mais o ambiente desses bichos, podendo causar a extinção da espécie na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário