segunda-feira, 29 de junho de 2020

Dentro de 5 dias, o Primeiro Ministro de Israel expandirá seu território, anexando uma grande parte da Palestina.


Apesar de ser reconhecida pelas Nações Unidas, o governo de Israel simplesmente está assumindo o controle da Palestina, em violação ao direito internacional.

Praticamente todo mundo se opõe, mas o ponto é: quem fará algo a respeito? A Europa e outros países têm o poder de fazer com que Israel pense duas vezes. Entretanto, antes de agirem,  eles precisam ouvir um apelo gigantesco, vindo de cidadãos do mundo todo. É aí que entramos!

Exija uma ação concreta pela Palestina agora

Israel está deixando pedaços de terra para serem autogovernados pelos palestinos, mas continua cercando-os com muros, colônias e torres militares. O Estado israelense poderá avançar sua anexação em etapas para diminuir o alarme internacional, mas o restante da Palestina já parece um queijo suíço, cheio de buracos: um estado impossível de se viver, de funcionar e de ser governado.

Os palestinos estariam efetivamente sendo presos em bolsões de terra - como grandes prisões ao ar livre, sob o rígido controle de Israel. Para muitos, trata-se de um Apartheid. Como maior parceiro comercial de Israel, a União Europeia pode deixar claro que a anexação e as violações dos direitos humanos na Palestina resultarão em sanções.

Essa é uma das ações mais ilegítimas já tomadas na longa e trágica história do conflito entre Israel e Palestina. Se o mundo fechar os olhos, uma nova era de injustiça e crueldade começará. Mas para isso existe a Avaaz - vamos dizer “estamos de olho e não vamos deixar isso acontecer” e exigir que nossos líderes tomem atitudes:

Exija uma ação concreta pela Palestina agora

A Avaaz lutou muito para que as Nações Unidas reconhecessem a Palestina como o 194º estado do mundo, e vencemos. Na época, o Embaixador da Palestina na Europa disse: "A Avaaz e seus membros em todo o mundo desempenharam um papel crucial para convencer os governos a apoiar a tentativa do povo palestino por um estado, liberdade e paz. Eles estiveram conosco durante todo o tempo e sua solidariedade e apoio serão lembrados com carinho em toda a Palestina". Vamos apoiar os palestinos, os israelenses e as pessoas de todos os lugares do mundo que desejam proteger direitos, liberdade e o sistema jurídico -- e não a “Lei do Mais Forte” que domina o mundo.

Com esperança e determinação,

Ricken, Marie, Fadi, Mike, Nax, Mohammad, Nathan e todo o time da Avaaz

MAS INFORMAÇÕES:

Secretário-geral da ONU e Liga Árabe pedem que Israel abandone plano de anexar partes da Cisjordânia (Folha de São Paulo)
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/06/secretario-geral-da-onu-e-liga-arabe-pedem-que-israel-abandone-plano-de-anexar-partes-da-cisjordania.shtml

EUA mantêm respaldo aos planos de Israel para anexar parte da Cisjordânia (UOL)
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2020/06/24/eua-mantem-respaldo-aos-planos-de-israel-para-anexar-parte-da-cisjordania.htm 

Às vésperas de anexações na Cisjordânia, secretário-geral da ONU e Liga Arábe pedem que Israel abandone plano
https://oglobo.globo.com/mundo/as-vesperas-de-anexacoes-na-cisjordania-secretario-geral-da-onu-liga-arabe-pedem-que-israel-abandone-plano-24496168

ONU e Liga Árabe pedem que Israel abandone planos de anexação da Cisjordânia (RTP Notícias)
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/onu-e-liga-arabe-pedem-que-israel-abandone-planos-de-anexacao-da-cisjordania_n1239652 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...