A vacinação contra a Covid-19 em Salvador segue com aplicação da primeira dose nesta quarta-feira (7/4), das 8h às 16h, para idosos com idade igual ou superior a 62 anos nascidos entre 7 de abril de 1958 e janeiro de 1959. Nesse mesmo horário, também terão acesso ao imunizante os agentes de segurança pública, trabalhadores da saúde e autônomos e pacientes em hemodiálise. As imunizações serão realizadas em postos fixos, drive-thru e através do serviço Vacina Express – este último exclusivo para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.
A estratégia será realizada após a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) repassar 44 mil unidades do imunizante para aplicação da segunda dose sendo que, desse total, 10 mil serão utilizadas como primeira dose. A reposição será feita após o Ministério da Saúde enviar novo lote nos próximos dias. A segunda dose está garantida para toda a população que já foi imunizada.
No Twitter, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou a decisão: "Nós liberamos, hoje, 40 mil doses da nossa reserva, para que Salvador possa continuar fazendo a vacinação. Estamos antecipando as vacinas reservadas para a segunda dose e, quando a nova remessa chegar essa semana, a quantidade será abatida. Não podemos deixar a vacinação parar".
"Tive que tomar essa decisão rapidamente para não prejudicar a população. São poucas vacinas para distribuir para todo o estado. Se fosse feito assim, gastaríamos um dia para distribuir e a população só iria vacinar na sexta. Salvador está aqui do lado e a logística mais rápida", completou Vilas-Boas.
Confira, então como será a estratégia para a vacinação em Salvador nesta quarta-feira (7):
Agentes de segurança pública – Os policiais federais, militares, civis e rodoviários federais, bombeiros e guardas municipais, além de agentes da Transalvador com idade igual ou superior a 50 anos, podem buscar um dos pontos de vacinação. É necessário que o profissional esteja em pleno exercício das atividades e ser lotado em Salvador.
Antes de se dirigir ao local de vacinação, os agentes devem verificar se os nome está presente na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Já no ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e também cópia do último contracheque.
Trabalhadores da saúde e autônomos – Segue também a aplicação da primeira dose dos trabalhadores da saúde e profissionais autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal). Para terem acesso às doses precisam estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site da SMS, e levar documento oficial de identificação com foto e cópia do contracheque ou do contrato social.
Já os autônomos, além do nome no site, precisam também apresentar carteira do conselho de classe mais cópia do último Imposto de Renda ou do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.
Paciente em hemodiálise – Os pacientes em hemodiálise também continuam sendo vacinados com a primeira dose nesta quarta-feira (7). Como os demais contemplados, precisam estar com o nome na lista disponível no site da www. saude. salvador. ba. gov. br e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto.
Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. É preciso, antes, verificar a data de retorno no site da SMS ou no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.
Os cidadãos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.
Vacina Express – Os idosos com 62 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do serviço Vacina Express, através do site vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br. São oferecidas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.
Filômetro – Para evitar filas, o cidadão a ser imunizado pode utilizar o Filômetro para saber quais os pontos de vacinação com maior ou menor movimentação. As informações estão disponíveis no site filometro.saude.salvador.ba.gov.br .
Locais de vacinação por público:
- 1ª dose / idosos
Drives-thru: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Nazaré), Parque de Exposições (Paralela), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula, Unijorge – Campus Paralela e Vila Militar (Dendezeiros).
Pontos fixos: USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luzia, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, Unijorge – Campus Paralela, 5º Centro de Saúde (Barris) e Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros).
- 1ª dose dos trabalhadores saúde e autônomos / agentes de segurança pública / pacientes em hemodiálise
Drives-thru e pontos fixos: Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Brotas e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu.
- 2ª dose / idosos e trabalhadores da saúde
Drives-thru: FTC Paralela, Barradão (Canabrava) e USF San Martim III.
Pontos fixos: FTC Paralela, Barradão (Canabrava) e USF Colinas de Periperi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário