Pelo menos 16 crianças da cidade de Nazaré, no recôncavo baiano, foram diagnosticadas com uma doença altamente contagiosa, que provoca febre alta, lesões e erupções em várias partes do corpo. Devido ao surto e risco de contágio, elas foram afastadas de atividades escolares.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a enfermidade é chamada de síndrome mão-pé-boca, e é causada pelo vírus Coxsackie, enterovírus que habita normalmente o sistema digestivo, podendo provocar uma estomatite (espécie de afta na mucosa bucal). Normalmente, a doença atinge crianças de 6 meses a 3 anos, mas pode ocorrer em adultos também.
O contágio pode acontecer por via oral/focal ou através de contato direto com objetos de crianças infectadas. Ainda segundo a Sesab, geralmente a síndrome não é grave e a recuperação leva de 7 a 10 dias.
Alguns casos da doença também já foram registrados em crianças, em Salvador, porém, de acordo com comunicado da secretaria, o quantitativo ainda não foi informado oficialmente pelo município. A Sesab afirmou que já foram tomadas as medidas de vigilância epidemiológica no interior e capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário