Os deputados estaduais Bosco Carneiro (PPS), Dr. Érico (PPS), Jeová Campos (PSB) e Wallber Virgolino (Patriota) destacaram, nesta segunda-feira (01), a importância da campanha produzida pela TV Assembleia contra fake news. Segundo eles, a iniciativa da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) contribui para a conscientização da sociedade acerca dos perigos do compartilhamento de notícias falsas.
De acordo com Wallber Virgolino, notícias falsas podem prejudicar a atuação profissional e honra pessoal de pessoas públicas. “É uma campanha muito importante. Eu acho que a Assembleia, mais uma vez, sai na frente dos demais Poderes. Essa campanha é de suma importância para orientar e, acima de tudo, evitar que notícias falsas e maldosas prejudiquem a atuação no Parlamento e da função pessoal de cada deputado”, afirmou.
O deputado Bosco Carneiro ressaltou que grande parte de fake news tem origem nas redes sociais. “Nós sabemos que, hoje, uma das maiores fontes de informação é justamente a internet. Os jovens, as crianças e toda a população têm o maior acesso à informação, através da internet. Portanto, a informação sem procedência ou a informação falsa, na verdade, cria um ambiente de insegurança e também, muitas vezes, causa prejuízo à honra e à reputação das pessoas”, pontuou.
Para Jeová Campos, notícia falsa é ofensiva à honra, à imagem e aos diretos da privacidade das pessoas. “Essas denominadas fake news merecem a repulsa de todo o cidadão e cidadã compromissado com a democracia, porque através de notícias falas que se criam inverdades sobre a vida das pessoas e sobre fatos inexistentes, atentando contra o direito à vida”, declarou
Já o deputado Dr. Érico alertou para a necessidade da criação de uma legislação específica que combata a disseminação de fake news. “Devido à velocidade das redes sociais hoje em dia, uma notícia falsa ou fake news para se combater depois que se alastra é muito complicado. Então, temos que ter medidas duras no combate e na punição também para que possa evitar e reprimir essa onda de fake news”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário