quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Professores de escola da Grande BH testam positivo para Covid-19 e preocupam comunidade; aulas presenciais continuam

 Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viana

Secretaria de Educação garante que situação está sendo acompanhada (Reprodução/Google Street View)

Em cerca de uma semana, dois professores de uma escola estadual de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, testaram positivo para Covid-19. Ao BHAZ, duas funcionárias da instituição demonstram preocupação com a situação e pediram a suspensão das aulas no local. A SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação) informou que uma das educadoras já se recuperou e pode voltar à escola nesta sexta-feira (20), além de garantir que a Superintendência Regional de Ensino (SRE) e a direção estão acompanhando e monitorando a situação.

Uma professora da Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viana, que preferiu não se identificar, contou ao BHAZ que, na segunda-feira (16), os funcionários ficaram sabendo que uma das educadoras havia testado positivo para a doença. A confirmação veio depois de a mulher dar aula presencialmente na semana anterior e, desde então, ela estava afastada. Nos dias seguintes, outros três funcionários teriam sentido sintomas e foram afastados por suspeita de Covid-19.

“A escola continuou tendo aula, de manhã e à tarde. Começamos a pedir informações para a direção e para a vice-direção, e depois de um tempo, a vice-diretora confirmou, mas o diretor não falou nada. Na terça-feira (17), o diretor se manifestou e disse que não podia tomar nenhuma atitude, porque tinha que esperar uma resposta da SEE. A escola continua funcionando”, contou a funcionária.

Outra professora, que também preferiu não se identificar, confirmou a versão da colega e reforçou que a escola não enviou comunicado oficial ou memorando para confirmar a situação. O diretor só teria dito que entrou em contato com a SRE Metropolitana A e aguardava o retorno de uma inspetora do órgão para saber se deveria suspender as aulas da instituição. Ela ainda disse que os alunos não foram informados da situação.

Protocolo e suspensão
Com o caso confirmado e os casos suspeitos, as duas professoras, que estavam em greve sanitária, começaram a cobrar a suspensão das aulas na escola. De acordo com o protocolo sanitário definido pela SEE-MG e pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), as aulas presenciais em um turno ou turma devem ser suspensas quando há “ocorrência simultânea de mais de um caso suspeito ou confirmado” no turno ou na turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...