A corrida para conseguir o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal, durante a pandemia do coronavírus, levou uma multidão de pessoas na manhã desta sexta-feira, 13, à sede da Receita Federal, em Aracaju, e à Agência da Caixa Econômica do Calçadão da João Pessoa, no Centro.
No caso da Receita Federal, o objetivo da grande maioria é o mesmo: regularizar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e poder se inscrever no programa de auxílio emergencial. A formação de longas filas já vem sendo observada desde a última quarta-feira, 9. A aglomeração de pessoas infringe as recomendações das autoridades da saúde, que pedem o isolamento e distanciamento social como medidas eficazes para diminuir a disseminação do vírus.
O auditor da Receita Federal, Nilson Lima, esclarece o serviço de regularização do CPF pode ser feito online através de outros canais de relacionamento da Receita. “As pessoas que têm vindo aqui, majoritariamente, buscando regularizar o CPF. É o tipo de serviço que pode ser solucionado online, pelo site da Receita Federal. Logo na primeira página, há o banner de acesso para os dados do CPF, e você preenche as informações para regularizar”, explica Lima.
Quando o problema não é solucionado pelo site, o cidadão pode encaminhar um e-mail para atendimentorfb.05@rfb.gov.br e, por essa via de contato, solucionar as restrições que ainda permanecem pendentes. Mesmo se ainda persistir o problema, há uma terceira via de comunicação. A Receita disponibilizou três números de Whatsapp para dúvidas e soluções de problemas. São eles:
Para CPF inciando em 0 e 2 – 79 2105-3197
Para CPF inciando em 1, 3 ou 5 – 79 2105-3198
Para CPF iniciando em 4, 6, 7, 8 ou 9 – 79 2105-3199
Nenhum comentário:
Postar um comentário