É com muita tristeza que familiares, amigos e artistas lamentam a perda do sambista Riachão. Aos 98 anos, o compositor baiano Clementino Rodrigues faleceu de causas naturais nesta segunda-feira (30/3), em sua residência, no bairro do Garcia.
A reportagem do Aratu On conversou com pessoas próximas do autor de clássicos como “Cada Macaco no seu Galho” e “Vá Morar com o Diabo”. Entre eles, o músico e produtor cultural Ênio Fernandes. Por telefone, ele lamentou a morte daquele que, na sua visão, "era único". Tendo participado de diversos shows e homenagens ao artista ao longo dos últimos anos, ele destacou a importância do sambista para a música popular da Bahia e do Brasil. "O Riachão faz parte da história do samba. Era um sambista do tipo que não encontramos facilmente. Ele era único na sua forma de mostrar a essência do povo brasiliero através do samba. É uma perda inestimável", disse, por telefone, Ênio.
Fãs, artistas e políticos utilizaram as redes sociais para prestar sua última homenagem ao artista. O prefeito ACM Neto lamentou a morte do cantor e compositor, um dos maiores nomes do samba em nosso país. “Riachão sempre foi uma grande referência da cultura popular e, com sua alegria e irreverência presentes nas letras e no ritmo do samba, influenciou importantes nomes da MPB, como Gilberto Gil, Cássia Eller e Jackson do Pandeiro. Nós, da Prefeitura, desde 2015, instituímos um circuito com o seu nome no Garcia, uma justa homenagem a quem muito fez pela nossa cultura. Que Deus conforte os familiares e amigos de Riachão neste momento de profunda dor”, concluiu o prefeito.
A vereadora de Salvador Aladilce Souza (PCdoB),também, enalteceu a importância cultural de Riachão: "Você sempre estará vivo para cultura brasileira".
Vá em paz, #Riachão Extremamente triste com a notícia de sua perda. Nosso mandato se sente honrado por ter contribuído com a valorização de sua arte, oficializando a Mudança do Garcia como Circuito Riachão em 2016. Você sempre estará vivo pra cultura brasileira
Veja outros Tweets de Aladilce Souza
A Secretaria de Cultura do Estado utilizou o perfil no twitter para manifestar solidariedade ao samba brasileiro e aos familiares de Riachão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário