terça-feira, 30 de abril de 2019

Coisa de Governo


Tiroteio entre traficantes de São Marcos e Sussuarana deixa dois integrantes do BDM baleados


Traficantes de facções criminosas rivais entraram em confronto na Avenida Gal Costa, no limite entre os bairros de Sussuarana e São Marcos, na noite desta segunda-feira (28/04). O confronto provocou pânico entre os moradores e dois envolvidos foram baleados.

De acordo com a fonte do Informe Baiano, os jovens atingidos integram o Bonde do Maluco (BDM) e são moradores da Rua São Domingos, em São Marcos. Ambos foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e sobreviveram. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

União reconhece situação de emergência por estiagem em 147 municípios baianos


Um total de 147 municípios baianos teve decretos de emergência por estiagem reconhecidos pelo governo federal. Antes, os decretos foram determinados pelas prefeituras e depois pelo governo do estado. Dos três entes, se espera mais recursos da União para enfrentar os prejuízos causados pela estiagem. A Portaria que reconhece a situação de emergência nas 147 cidades foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União. A lista dos municípios é composta por: 

Abaré, Adustina, América Dourada, Anguera, Antas, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Araci, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Biritinga, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejões, Brotas de Macaúbas, Brumado, Caém, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Candeal, Cansanção, Capim Grosso, Caturama, Central, Cícero Dantas, Conceição do Coité, Contendas do Sincorá, Crisópolis e Dom Basílio.

Depois vem Érico Cardoso, Euclides da Cunha, Fátima, Feira de Santana, Filadélfia, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibitiara, Ibititá, Ichu, Igaporã, Ipecaetá, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irará, Itaberaba, Itaguaçu da Bahia, Itapicuru, Itaquara, Itatim, Ituaçu, Jaguarari, Jeremoabo, Juazeiro, Jussara, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Lajedinho, Lamarão, Lençóis e Livramento de Nossa Senhora.

A relação também tem Macaúbas, Mairi, Malhada de Pedras, Marcionílio Souza, Miguel Calmon, Mirangaba, Morpará, Mortugaba, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Nova Fátima, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Novo Horizonte, Novo Triunfo, Ourolândia, Palmeira, Paramirim, Paulo Afonso, Paratinga, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piritiba, Ponto Novo, Presidente Dutra e Quixabeira.

Ainda na lista aparecem Rafael Jambeiro, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Rodelas, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Inês, Santaluz, Santanópolis, Santa Teresinha, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra Preta, Serra do Ramalho, Serrolândia, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanque Novo, Tanquinho, Tucano, Uibaí, Umburanas, Utinga, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova e Wagner.

Justiça determina prisão de PMs envolvidos em morte de delegado, em Itabuna


Dois policiais militares envolvidos na morte do delegado José Carlos Mastique de Castro Filho, ocorrida no último domingo (28/4), em Itabuna, no sul do estado, foram presos nesta terça-feira (30/4), após ordem judicial. 

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), a dupla, lotada no 15° Batalhão da Polícia Militar (BPM), presta esclarecimentos sobre a ocorrência, na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna).

Os mandados para prisões temporárias de 30 dias têm como objetivo garantir que não exista a possibilidade de interferência nas investigações.

“Representantes da PM acompanham o trabalho de investigação e estão nos ajudando a esclarecer os fatos”, explicou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.

                                                                            O CASO

Mastique estava em um posto de gasolina, na madrugada de domingo, quando policiais militares chegaram para uma abordagem e ele reagiu.

O Aratu On foi informado de que o delegado estacionou no local onde funciona uma loja de conveniência. Um denunciante que passava pela região, então, alertou a polícia sobre a presença de um homem armado às 4h da manhã. 

Agentes foram até o local e teriam abordado Mastique, que reagiu na hora. Os PMs atiraram no peito do homem sem saber que se tratava de um delegado. A guarnição chegou a socorrer Mastique para o Hospital Base de Itabuna, mas ele não resistiu.

O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado da Bahia (Sindpoc), no entanto, deu outra versão sobre o caso. Por meio de nota, negaram a história contada pela polícia e repudiaram a ação dos agentes.

“O cabo da PM, Cleomario, assassinou o delegado da Polícia Civil Mastique, após a vítima tentar evitar uma agressão de um policial militar de folga contra a sua acompanhante.

 Os policiais civis Mastigue e Figueiredo ao serem abordados se identificaram serem policias e estarem armados. O delegado ao pegar a arma, para entregar aos policiais militares foi alvejado, vindo a óbito no local, com objetivo de modificar o cenário do ocorrido, simularam socorro a vítima”.

                                                                       EM TEMPO

Nesta terça, por meio de nota, a assessoria de imprensa da PM informou ao portal que um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar as circunstâncias da ocorrência, mas os policiais, até então, não haviam sido afastados.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Uilidade Publica


Jovem suspeito de tentativa de estupro contra aluna de faculdade do Stiep nega acusações

[Jovem suspeito de tentativa de estupro contra aluna de faculdade do Stiep nega acusações]

 Por: Reprodução/ Google Maps Por: Yasmim Barreto0comentários
Um jovem, suspeito de ter tentado estuprar uma aluna de Engenharia Química, do Centro Universitário Estácio, se apresentou na 9ª Delegacia de Polícia, localizada na Boca do Rio, nesta segunda-feira (29). Ao BNews, o delegado titular ACM Santos informou que o suspeito negou as acusações e disse que teria ido ao banheiro feminino, porque no banheiro masculino não tinha papel higiênico. No entanto, o delegado não acredita na versão do jovem: ''tudo mentira'', afirmou. 

De acordo com o delegado, o rapaz afirmou que estava no banheiro masculino e ao perceber que não tinha papel higiênico foi para o banheiro feminino, no qual disse ter passado apenas cinco minutos.  

O suspeito prestou depoimento e foi liberado logo em seguida.

O caso está sendo investigado. 

Presidente da comissão da reforma da Previdência espera concluir debates antes do prazo

Instalação da Comissão especial da reforma da Previdência e eleição do presidente e dos vice-presidentes. Presidente dep. Marcelo Ramos (PR - AM)

O presidente da comissão especial que vai tratar da reforma da Previdência (PEC 6/19), deputado Marcelo Ramos (PR-AM), disse nesta segunda-feira (29) que pretende realizar todas as audiências fundamentais para a análise do texto no prazo de até dez sessões do Plenário da Câmara. A comissão tem prazo de 40 sessões para terminar os trabalhos.
Em entrevista ao programa Painel Eletrônico, da Rádio Câmara, Ramos explicou que, após esse prazo, os acordos entre as lideranças partidárias é que vão dar os rumos da comissão. “Essas audiências eu posso realizar nas dez primeiras sessões, que são o prazo para apresentação de emendas. Passado isso, já não depende só de mim. Aí depende do governo construir a maioria. Havendo maioria, eu posso votar na décima primeira", afirmou.
O deputado informou que os primeiros debates contarão com representantes do governo federal. "A minha sugestão é que a gente abra audiências ouvindo a equipe técnica do governo, e já vire a página desse negócio de: ‘não trouxeram os números, o ministro não veio aqui’. Vamos tirar logo esse discurso”, disse Ramos.
Em seguida, ele quer ouvir governadores e prefeitos. “Na proposta original, as regras do regime geral dos servidores públicos federais serão aplicadas automaticamente para os regimes próprios dos servidores estaduais e municipais. Eu tenho dúvida quanto a isso, quero ouvir governadores e prefeitos”, declarou.
Ramos também pretende ouvir representantes de corporações. “Não necessariamente vamos concordar com as teses deles. Mas eles são duramente impactados pela reforma e precisam ser ouvidos”, explicou.
Papel nas negociações
Marcelo Ramos disse que teve um papel importante no acordo feito dentro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para aprovar o texto. Ele afirmou, no entanto, que não poderá atuar da mesma forma agora.

"Não é minha responsabilidade constituir maioria em torno de projeto. Se você tem a liderança do governo, você tem os líderes partidários, com quem eu vou dialogar o tempo inteiro. Mas eu não poderei, por exemplo agora, fazer o que eu fiz na CCJ, em que eu fui o agente ativo para construir o acordo. Por quê? Eu terei um trabalho de mediação e coordenação dos trabalhos", disse Ramos.
O presidente da comissão especial explicou como será o relacionamento com a oposição. "Eu aposto muito na moderação, no diálogo, no respeito às diferenças. Eu entendo o papel da oposição, eles terão respeitadas todas as possibilidades de obstrução regimentais e não terão toleradas nenhuma possibilidade de obstrução fora do regimento", declarou.
População mais pobre
Marcelo Ramos tem sempre afirmado que é favorável à reforma, mas que será necessário preservar os mais pobres. "O que nós estamos fazendo, e nós precisamos ser justos com a população, não é só combater privilégios. Se fosse só combater privilégios, a gente criava uma emenda dizendo que quem recebe até dois salários mínimos estaria fora da reforma e estaria resolvido.

 Mas o que nós estamos fazendo é pedindo um sacrifício das pessoas. O País está pedindo um sacrifício das pessoas que têm alguma renda, claro que um sacrifício menor de quem tem renda menor", explicou.

Desconstitucionalização
Sobre a desconstitucionalização prevista na proposta, Marcelo Ramos afirmou que ela tem que ser analisada item a item.

"Constitucionalizar idade mínima, eu inclusive defendo o que está na proposta, que é em relação à idade mínima você ter um gatilho. A cada dez anos, o IBGE faz um censo e atualiza a idade média [da população brasileira]. Se aumentar [a idade média], aumenta a idade mínima [de aposentadoria]; se diminuir, diminui a idade mínima. Eu acho que desconstitucionalização tem que discutir tema por tema", disse.
Capitalização
Marcelo Ramos considera que o novo sistema de capitalização previsto na reforma terá que ser melhor explicado.

"Capitalização é um tema que não está vencido ainda. Pode ser que a ida do ministro ou do secretário Rogério Marinho convença, mas hoje não está convencido. Até porque não está claro quem vai pagar o estoque de aposentados quando todo mundo passar a contribuir para a capitalização e ninguém mais contribuir para o INSS", afirmou.
Professores
O deputado lembrou que o seu partido, o PR, se opõe às mudanças nas regras de professores. "Meu partido não vota em nenhuma modificação na regra para professores, mas isso é o meu partido. Nós estamos discutindo como é que vamos preservar os militares, e aí nós não vamos discutir como é que vamos preservar os professores que têm nas suas mãos os destinos do País", disse Ramos.

Ele ressaltou que, enquanto o texto da reforma estiver sendo discutido na comissão, o governo tem que ir trabalhando para conseguir os 308 votos necessários para aprovar a reforma com uma margem de mais 15 ou 20 votos.

SAÚDE: Alerta Cerca De Mil Brasileiros Têm O Pênis Amputado Todos Os Anos Por Falta De Higiene


De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) cerca de 1000 homens têm o pênis amputado parcial ou totalmente todos os anos.
O motivo? Em sua maioria, falta de higienização adequada nessa região do corpo.
Isso porque a limpeza correta da genitália evita infecções causadas por fungos e bactérias, diminuindo as chances do desenvolvimento de câncer peniano.
“A higienização diminui as chances do homem obter HPV [papilomavírus humano], vírus sabidamente relacionado ao desenvolvimento da doença”, afirma Alexandre César Santos, membro da SBU-SP, à GALILEU.
Por isso é essencial que o homem limpe a região com sabonete e água abundantes, removendo todas as secreções — principalmente as que ficam nas dobras na região do prepúcio.
A secagem correta da região também é essencial, ou seja, usar uma toalha úmida para enxugar o pênis muitas vezes não resolve, é preciso utilizar uma seca ou papel higiênico.
Em relação aos pelos, Santos afirma que podem ser aparados, mas não devem ser removidos totalmente.
“Eles têm a função natural de manter a pele úmida e ajudar algumas glândulas que ajudam na hidratação local.
Sua remoção pode resultar em abcessos ou foliculite”, diz o especialista.
O médico da Sociedade Brasileira de Urologia também conta que a questão socioeconômica está relacionada com a maior incidência de casos de câncer peniano no país: cerca de 2% da população.
Mas não é só isso, “muitas vezes por vergonha ou medo o homem não busca o médico, o que é grave, pois a doença pode se agravar e atingir camadas mais profundas do órgão”.
Por isso, Santos lembra que é essencial buscar um profissional ao menor sinal de problema.
Os homens precisam ficar de olho na aparição de manchas, verrugas, úlceras e feridas: “Quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento e da não remoção do pênis”.
Fonte: Revista Galileu

Homens são presos com dez bananas de dinamites dentro de ônibus em Juazeiro


Um jovem de 20 anos, identificado como Lucas Leites de Barros foi preso e um adolescente de 16 anos , foi apreendido, na manhã desta segunda-feira (29/4) com pelo menos 10 bananas de dinamites dentro de um ônibus, na rodoviária da cidade de Juazeiro, a 507 km de Salvador.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a dupla teria saído da cidade de Santo Sé, com destino à Feira de Santana. Após receberem uma denúncia anônima, policiais da 75º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) conseguiram localizar os homens.

Juntamente com o material apreendido, eles foram encaminhados para a sede da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Juazeiro) e, conforme esclareceu a delegada Lígia Nunes de Sá, responsável pela unidade, Lucas foi autuado em flagrante, por porte de explosivos e corrupção de menores, e será encaminhado para audiência de custódia. “Já o adolescente segue para ser ouvido pelo Ministério Público”, acrescentou.

Prefeito de Groaíras dá show de nepotismo e emprega família na gestão municipal




O prefeito de Groaíras, Ueliton Vasconcelos, não está preocupado em praticar nepotismo na gestão    municipal. Quase todas as secretarias são comandadas por seus parentes — apenas três foram dadas    para amigos próximos.

                                                                     Para parentes

                            *Secretário de Finanças: Jander Vasconcelos (filho)
                           * Secretário de Obras: Kassio Melo (sobrinho)
                          * Secretária de Educação: Hianice Maciel (sobrinha)
                         * Secretária de Saúde: Josi Vasconcelos (cunhada)
                        * Secretária de Assistência Social: Francimar Maciel (esposa)
                       * Coordenador de Transportes: Gutemberg Vasconcelos (irmão do prefeito)

                                                                      Para amigos

                      Secretária de Cultura: Paula Matos (irmã da vice Angélica Matos)
                      * Secretário de Agricultura: Bene Lima (ex-vereador)
                     * Chefe de gabinete: Pio Paiva (filho da ex-vereadora Chica Paiva)

                                                                      Em tempo

        Em Groaíras, todos sabem que a Prefeitura é um negócio de família.  Salário bruto de um       secretario é R$ 6 mil. Prefeito recebe R$ 15 mil e vice R$ 10 mil. Vale lembrar que a cidade tem     apenas 11 mil habitantes.

                                                                         Em tempo II

                   Além de outros cargos menores ocupados por parentes de vereadores.

Araci e mais 9 cidades têm contratos liberados para contratação de carros pipas




Dez municípios tiveram autorizados contratos de prestação de serviços de distribuição de água potável através de carros pipas. A informação foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial do Estado. Todos os contratos, que já estão em andamento, tem duração de 90 dias. Da lista, o maior aporte ficou com Araci, na região sisaleira, que teve quatro contratos firmados em um total de R$ 107,7 mil. Segundo exposto no Diário, para cada verba há apenas um contratado.

Depois de Araci vem Serra Preta, na Bacia do Jacuípe, com R$ 95,8 mil em três contratos, e em seguida, Adustina, na divisa com Sergipe, com três contratos em total de R$ 67,4 mil. A sequência tem Uauá, no Sertão do São Francisco, com R$ 60,5 mil; Boa Vista do Tupim, no Piemonte do Paraguaçu, com R$ 48,9 mil; Valente, na região sisaleira, com R$ 43,7 mil; Abaré, divisa com Sergipe, R$ 43,4 mil; Santa Bárbara, no Portal do Sertão, R$ 40,2 mil; Barrocas, também na região sisaleira, com R$ 38,7 mil e Itaetê, na Chapada Diamantina, com R$ 37,4 mil.

Preso homem acusado de assassinato durante inauguração de praça em Valente


Autor confesso de um homicídio, André Lima Araújo, de 24 anos, vulgo "Deca", foi preso na manhã desta segunda-feira (29), por policiais da 5ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na cidade de São Domingos, 35 horas após assassinar com um golpe de faca, Hércules Bispo dos Santos, de 19 anos.

Conforme as investigações, a vítima participava da inauguração de uma praça, na noite de sábado (27), em Valente, quando foi surpreendido pelo agressor [ver matéria]. Em depoimento, Hércules disse que o motivo do crime seria uma rixa antiga. Ele segue preso, à disposição da Justiça. As informações e foto são do site Notícias de Santaluz.

Lava Toga: Senadora Soraya, do partido de Bolsonaro, denuncia perseguição política a senadores


Chuvas e ventos deixam o Rio de Janeiro em estágio de atenção Fonte: Da redação, com informações da Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro permanece nesta segunda-feira (29/4) em estágio de atenção desde às 20h25 de domingo (28), em razão da possibilidade de chuva moderada a forte nas próximas horas.

A mudança no nível de monitoramento, de vigilância (primeiro estágio) para atenção (segundo estágio), ocorreu após a chegada de uma frente fria que derrubou a temperatura e trouxe chuva e muito vento para a região metropolitana.

A chuva forte que atingiu a cidade na noite de ontem causou diversos transtornos para os cariocas, principalmente nas zonas norte e oeste, mas, desta vez, os principais problemas foram causados pelo vendaval. As rajadas mais fortes foram registradas na estação do Forte de Copacabana, onde o vento chegou a 105,5 km/h.

De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, a ventania provocou a queda de pelo menos 63 árvores. Algumas delas caíram sobre a rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia na Grande Tijuca, no Engenho de Dentro, no Méier e em Vila Isabel.

Na zona oeste, faltou luz em pontos da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Realengo, onde o Hospital Albert Schweitzer ficou sem energia por pelo menos duas horas. Os ventos fortes também causaram a interdição da Ponte Rio-Niterói, que ficou fechada por dez minutos, no sentido Niterói, às 20h15 de ontem.

A previsão para esta segunda-feira no Rio é de tempo instável, com predomínio de céu nublado, e possibilidade de chuva moderada a forte agora pela manhã, e chuva de intensidade fraca a moderada à tarde e à noite. A temperatura cai ainda mais e a máxima prevista para hoje é de 30 graus.

sábado, 27 de abril de 2019

Serrinha! Apos a semana santa os amantes do forró retornam a o CSU

Apos a semana santa as atividades com a turma da 3ªidade  teve o forró. Quê como sempre continua atraindo todas as idades podemos dizer assim, isso por quê encontramos pessoas de idades vareadas .

Nós sempre procuramos está presente para registrar .Esse momento importante na vida de cada um qui fazem parte dessa grande família , são assim qui alguns se consideram . Eu acho muito bonito 
todos entrosados e sempre fazendo amizade.

O interessante é qui aqui todos curtem dançam o forró. E as 150:00 horas  em diante tem aquela merendinha esperta distribuída por Noelha Bastos , quê procura tratar bem todos. Sem distinção de cor raça ou religião, a mesma orientação ela passa para todos qui fazem parte de sua equipe.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Casal é assassinado à tiros em Euclides da Cunha. Ambos foram encontrados com as mãos amarradas!

No final da manhã de quinta-feira, 25, Policiais Militares de Banzaê-BA foram informados a respeito de um duplo homicídio ocorrido no Assentamento Remador da Jurema, zona rural de Euclides da Cunha-BA.

Embora pertença ao território de Euclides da Cunha, o local onde teria acontecido o crime, fica próximo a Banzaê, e por isso os militares lotados neste município se deslocaram para a região, onde confirmaram o fato. As vítimas identificadas como: Evandro Rodrigues de Araújo, 44 anos, e Gilmara Souza de Hungria, foram encontradas no interior de uma casa, com as mãos amarradas para trás, e perfurações na cabeça provocadas por disparos de arma de fogo.



                           Segundo informações, a motocicleta pertencia a uma das vítimas

O caso foi informado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT – Euclides da Cunha), para a realização da perícia, bem como a remoção do corpo para ser autopsiado. A Polícia Civil já iniciou as investigações a respeito da autoria, bem como a motivação deste crime brutal.

Desta forma, já são quatro homicídios em Euclides da Cunha em 2019, sendo o segundo caso de duplo assassinato do ano.

Idosa é espancada durante assalto em agência bancária do bairro de Stella Maris



Uma idosa de 68 anos, que não teve a identidade divulgada, foi espancada durante um assalto no bairro de Stella Maris, em Salvador. De acordo com a reportagem do programa QVP da TV Aratu, ao estacionar o veículo na agência da Caixa Econômica, que fica na região, bandidos anunciaram o assalto e agrediram a vítima, que teve todos os pertences levados.


Segundo a filha da idosa, identificada como Daniela, após as agressões a mulher sofreu diversas lesões e teve fratura exposta na perna. A vítima foi submetida a cirurgia, após ser socorrida por clientes da agência  moradores do local.


“Ela foi hospitalizada por dois dias, foi muito traumático. Ela foi agredida e levaram tudo. Foi ajudada por clientes do banco, que nem tem segurança. Ela está traumatizada e abalada”. Contou a filha da vitima.

Ainda de acordo com a reportagem do QVP, moradores do bairro relataram diversos casos de violência na região, bem como estupros e roubos que, até o momento, não foram resolvidos.

Idosos de 83 e 68 anos esfaqueados dentro de casa em Itamaraju; acusado do latrocínio é preso

Poucas horas depois de registrar um latrocínio, no bairro Liberdade, em Itamaraju, policiais civis da Delegacia Territorial (DT), daquela cidade, prenderam em flagrante um dos autores do crime. Jheison Eduardo dos Santos invadiu uma residência para roubar e matou o dono do imóvel a golpes de canivete, na madrugada desta sexta-feira (26).

De acordo com a titular da DT/Itamaraju, delegada Rosângela Santos, Jheison agiu em companhia de outro criminoso, identificado como Reginaldo Pereira de Souza, que é procurado pela polícia. José Leones Ferreira, o “Zequinha”, de 68 anos, foi ferido diversas vezes na cabeça, tórax e braços e chegou a ser socorrido para um hospital, onde morreu.


A mãe dele, de 83 anos, também foi agredida pelos criminosos e socorrida para o hospital local, com escoriações. “Apuramos que Reginaldo de Souza, está respondendo em liberdade a um processo por roubo”, salientou a delegada. Jheison Eduardo foi autuado em flagrante por latrocínio e tentativa de latrocínio, e será encaminhado ao sistema prisional.

STF reafirma que MP de Contas não tem legitimidade para impetrar mandado de segurança contra julgado de Tribunal de Contas

O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou sua jurisprudência para reconhecer que o Ministério Público de Contas não tem legitimidade para impetrar mandado de segurança contra acórdão do Tribunal de Contas no qual atua. A decisão majoritária foi tomada pelo Plenário Virtual do STF no julgamento de mérito do Recurso Extraordinário (RE) 1178617, que teve repercussão geral reconhecida.

O caso dos autos teve origem em mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público de Contas de Goiás no Tribunal de Justiça estadual (TJ-GO) contra ato do Tribunal de Contas local (TCE-GO) que havia determinado o arquivamento da representação apresentada pelo MP para apurar irregularidades em processo licitatório para a construção da nova sede da corte de contas. 


O TJ-GO afastou a legitimidade do Ministério Público de contas para a impetração e determinou a extinção do mandando de segurança sem julgamento de mérito. Em seguida, o MP de Contas recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que proveu seu recurso para reconhecer sua legitimidade e determinar que o TJ-GO desse prosseguimento ao trâmite do mandado de segurança.

No recurso extraordinário, o TCE-GO alegou, entre outros pontos, que o entendimento adotado pelo STJ fere tanto a doutrina quanto a jurisprudência consolidada do STF sobre a matéria.

Manifestação

Em relação à existência da repercussão geral, o relator do RE, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou a importância do tema dos limites da atuação em juízo do Ministério Público e lembrou que, segundo o Código de Processo Civil, haverá repercussão geral sempre que o recurso impugnar acórdão que contrarie súmula ou jurisprudência dominante do STF, situação que, no seu entendimento, é o caso dos autos.

No exame do mérito da questão, o relator citou precedentes em que o STF assenta que o MP de Contas não dispõe de fisionomia institucional própria e não integra o conceito de Ministério Público enquanto ente despersonalizado de função essencial à Justiça.

 Ainda segundo os precedentes, as atribuições do Ministério Público comum, que incluem sua legitimidade processual extraordinária e autônoma, não se estendem ao Ministério Público junto aos Tribunais de Contas, cuja atuação está limitada ao controle externo mencionado no artigo 71 da Constituição da República. “Por todos esses fundamentos, merece ser reformado o acórdão recorrido, que se opõe a entendimento pacificado do Supremo Tribunal Federal”, concluiu o ministro Alexandre.

A manifestação do relator pelo reconhecimento da repercussão geral foi seguida por maioria, vencido o ministro Edson Fachin. No mérito, para reafirmação da jurisprudência dominante, a manifestação também foi seguida por maioria, vencidos os ministros Edson Fachin e Marco Aurélio.

Tese

No julgamento foi fixada a seguinte tese para fins da aplicação da sistemática da repercussão geral: “O Ministério Público de Contas não tem legitimidade para impetrar mandado de segurança em face de acórdão do Tribunal de Contas perante o qual atua”.

AR/CR, AD



Processos relacionados
RE 1178617


<< Voltar

Crédito da Foto: Berimbau Notícias

Um homem que estava custodiado na delegacia da cidade do Conde, na Linha Verde, Região Metropolitana de Salvador, conseguiu fugir da carceragem, atear fogo em duas motocicletas e furtar uma viatura da unidade policial. A ocorrência foi registrada na madrugada desta sexta-feira (26/4).
Informações preliminares apontam que o homem, que teria transtornos mentais e não teve a identidade divulgada, teria arrombado a porta da delegacia. Em seguida, pegou a chave da viatura (modelo picape Ford/Ranger) e deixou o lugar sentido BA-099.

Após comunicado de fuga via Cicom, equipes da polícia se mobilizaram e uma guarnição do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) interceptou o fugitivo no trecho de Guarajuba, já próximo à cidade de Salvador, após percorrer cerca de 115 quilômetros.

Reabertura do Forró da Branca


Ipirá: Estudante é encontrado morto dentro de carro após 12 dias desaparecido


Um estudante de direito, natural de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, foi encontrado morto nesta quinta-feira (25), no povoado Rio do Peixe, entre Ipirá e Baixa Grande. Joenilton Souza Santos, conhecido popularmente como "Biba", de 35 anos, estava desaparecido desde o último dia 13 (veja aqui).

Segundo a Polícia Civil, o estudante foi encontrado dentro do próprio carro, que apresentava sinais de capotamento. A suspeita é de que ele morreu depois de se envolver em um acidente. O caso é investigado pelas delegacias de Ipirá e Baixa Grande.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Padrasto que violentava enteada de 13 anos é preso no interior Fonte: Da redação

Valdeci Bispo Ribeiro, o Lapinha, de 36 anos, foi preso, nesta quinta-feira (25/4), acusado de violentar e engravidar a enteada de 13 anos, na cidade de Amélia Rodrigues. Ele foi capturado durante uma ação conjunta entre investigadores da Delegacia Territorial (DT) e policiais militares.

O delegado Idelfonso Monteiro, titular da unidade, informou que o caso foi denunciado à políc
ia logo após a garota, que é enteada do autor, dar à luz num hospital, na cidade vizinha de Conceição do Jacuípe.

A polícia apurou que Valdeci vinha estuprando a adolescente há pelo menos dois anos. A garota disse no hospital que havia sido violentada por um colega de escola, mas a história chamou atenção dos funcionários, que acionaram o Conselho Tutelar.

Lapinha foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva e ficará custodiado na carceragem da unidade policial à disposição da Justiça. Equipes da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) participaram da ação que resultou na prisão do estuprador.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, espera que o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), consiga construir um texto de consenso com diálogo e a participação efetiva dos parlamentares. 
Reunião ordinária. Presidente da câmara dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Maia anunciou os nomes do relator e do presidente da comissão especial nesta quinta-feira (25) após reunião com líderes partidários e a equipe econômica do governo. O deputado Marcelo Ramos (PR-AM) vai presidir os trabalhos no colegiado. Na reunião desta manhã, o secretário da Previdência, Rogério Marinho, apresentou os números e o impacto fiscal da proposta de reforma do governo.

“O relatório que vai sair será feito com todos. Vamos fazer um relatório consensual entre os partidos para que a gente saia forte da comissão com probabilidade de aprovar um bom texto”, afirmou o presidente.

“Vamos fazer o debate, mostrar aos brasileiros e parlamentares que essa reforma vai pedir uma colaboração dos que ganham mais, e os brasileiros que ganham menos vão ter um duplo benefício: não vão ter perdas na reforma e, com a recuperação da economia, vão voltar a ter empregos”, explicou. 

Prazo
Em relação ao prazo para concluir a tramitação da proposta, o presidente ressaltou que o prazo razoável para aprovar a reforma é o tempo de convencimento do parlamento e da sociedade sobre a importância do tema. }

“É ruim falar em prazo e em voto. Se você errar o prazo por uma semana, foi uma derrota, se você falar um número e errar o número foi uma derrota. Nós vamos aprovar a reforma da Previdência e vamos aprovar num prazo razoável”, afirmou Maia.

Governadores
Rodrigo Maia destacou ainda que espera apoio dos governadores na aprovação da proposta. Maia disse que há interesse em atender as demandas dos chefes dos executivos estaduais, mas, ressaltou, que é importante que os deputados ligados a eles participem ativamente da aprovação do texto.

“Se não fica difícil ter uma vocalização de um aliado de um governador contra a reforma, a gente assumindo um tema polêmico, e o governador na ponta, não participando de forma efetiva”, ponderou.

Maia reafirmou ainda que a retirada das alterações nas regras do Benefício da Prestação Continuada e na aposentadoria rural ajudam na aprovação da PEC na comissão e no Plenário. Segundo ele, os dois temas não são responsáveis pelo principal impacto na economia de R$ 1 trilhão que o governo espera da reforma.

PRF flagra motorista com CNH falsa na condução de ambulância na BR 116


Na tarde de ontem (24), Policiais Rodoviários Federais detiveram um motorista por uso de documento falso. O condutor foi flagrado conduzido uma ambulância sem placas, no município baiano de Encruzilhada, local que faz divisa com Minas Gerais.

Ao abordar o veículo, os PRFs suspeitaram da autenticidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apresentada pelo motorista e em consulta aos sistemas, os agentes federais constataram que o condutor não possuía registro de habilitação, confirmando-se a suspeita de falsidade documental.


O motorista foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista (BA) para as providências cabíveis.

Bolsonaro veta comercial do Banco do Brasil; diretor de marketing é demitido



A pedidos do presidente Jair Bolsonaro (PSL), uma campanha publicitária do Banco do Brasil com atores que representavam a diversidade racial e sexual foi retirada do ar pelo presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes. O diretor de marketing do banco responsável pela propaganda, Delano Valentim, também foi demitido.

Na propaganda, apareciam jovens atores negros, tatuados e uma transexual. Em Segundo o colunista do Uol, Reinaldo Azevedo, a campanha foi retirada de circulação no último dia 14, após Bolsonaro assistir ao vídeo.

O banco confirmou a ligação do presidente para Novaes e assumiu que o executivo atendeu pedidos de Bolsonaro. Em pronunciamento oficial, o presidente do BB disse ter sido “uma decisão de consenso”. Bolsonaro ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Operação nacional da Polícia Civil termina com 10 presos em Serrinha e região



Noventa e um criminosos acusados de homicídios, latrocínios, estupros, tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e violência doméstica, tiveram os mandados de prisão cumpridos na Operação PC27 deflagrada, nas primeiras horas desta quarta-feira (24), pelas polícias Civis dos 26 estados e do Distrito Federal (DF), para capturar foragidos da Justiça, envolvidos em crimes graves.

Na Bahia, mais de 1,2 mil policiais e 321 viaturas foram empregadas na ação, que cumpriu mandados e efetuou prisões em Salvador, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Barrocas, Araci e outras cidades do interior. Oito adolescentes, que possuíam mandados de apreensão em aberto, também foram localizados e encaminhados ao Ministério Público (MP) para adoção de medidas socioeducativas.

Foram expedidos mais de mil mandados de prisão e de busca e apreensão, mas não há detalhes de quantos mandados foram expedidos na Bahia. O nome da operação é uma referência à padronização de todas as polícias civis das 27 unidades federativas do país. O delegado geral Bernardino Brito Filho explicou que a Operação PC27 é fruto do trabalho investigativo das polícias judiciárias do Brasil e foi concebida durante uma das reuniões do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC). Cada uma das polícias civis fez levantamento de inteligência para a operação. 






Porções de maconha, cocaína, crack e quatro armas de fogo também foram encontradas pela polícia, durante o cumprimento dos mandados. Os presos na Operação PC27 serão encaminhados ao sistema prisional e o material apreendido com eles, segue para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

Nos territórios do Sisal e do Jacuípe, Serrinha foi a cidade com a maior quantidade de presos: 5. Em Barrocas, foram 2 prisões. Os alvos da operação em Serrinha foram Roberto Carlos Teles de Menezes Souza, Cristóvão Teles de Menezes Souza, Antônio Carlos Teles de Menezes Souza e Fabrício Teles de Menezes Souza. A reportagem do Portal Cleriston Silva – PCS apurou que eles são acusados de participação no assassinato do mototaxista Joelcio Silva Santos, no povoado Recanto, na zona rural de Serrinha. O crime ocorreu no dia 14 de outubro do ano passado [relembre aqui].

Outra prisão que chamou a atenção em Serrinha foi a de Lucivaldo Francisco dos Santos, acusado de estupro de vulnerável (ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos). O crime, segundo apurou o Portal Cleriston Silva, foi praticado no dia 11 de março de 2012. Considerado crime hediondo e de maior reprovabilidade social, a pena é de reclusão de 8 a 15 anos. [Veja outros presos abaixo] 

Barrocas

• Laercio dos Santos Carvalho, vulgo “Garrancho” - Cumprimento de mandado de prisão por homicídio.

Vítima - Anicasio Ramos da Silva Neto [relembre o fato aqui]

Data do crime - 11 de junho de 2018

• Anilton da Mota Souza - Cumprimento de mandado de prisão por roubo 

Araci

• Fábio Ferreira de Carvalho - Cumprimento de mandado de prisão por estupro de vulnerável. 

Data do crime - 26 de janeiro de 2016 

Pé de Serra

• Renildo Pereira Silva - Cumprimento de mandado de prisão por violência doméstica. 

Riachão do Jacuípe

• Rodrigo de Jesus Pereira dos Santos - Cumprimento de mandado de prisão por violência doméstica. Ele foi localizado na casa onde reside com um revólver calibre 32 e seis munições. O acusado foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

*Colaborou com informações e fotos o repórter Reny Maia/PCS 

Ação é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. Nove pessoas foram presas nas cidades de Serrinha, Barrocas, Araci, Riachão do Jacuípe e Pé de Serra

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Cobra de mais de três metros para o trânsito na BR-324; veja vídeo Fonte: Da redação


Responsáveis por ataques no Sri Lanka podem ter treinado no exterior

Integrantes do grupo que organizou seis explosões quase simultâneas no domingo (21) no Sri Lanka podem ter passado por um treinamento militar no exterior, segundo o governo local.

Integrantes do grupo que organizou explosões quase simultâneas no Sri Lanka podem ter passado por um treinamento.

Atentados em igrejas e hotéis em Colombo, a maior cidade do país, e em outra cidade no leste deixaram 321 mortos e cerca de 500 feridos.

Em entrevista coletiva nessa terça-feira (23), o premiê do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, disse que os atentados foram ataques suicidas organizados por um grupo islamista do país. Segundo Wickremesinghe, autoridades identificaram a maioria dos membros da organização, inclusive o seu possível líder.

Em discurso transmitido pela TV, também na terça, o presidente cingalês Maithripala Sirisena disse que as autoridades de segurança começaram a monitorar o grupo terrorista há dois anos, após receber um relatório da inteligência.

Sirisena afirmou que as autoridades têm acompanhado atentamente as viagens ao exterior dos membros da organização e outras atividades, mas não obtiveram evidências suficientes para prendê-los.

O grupo Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria dos ataques. Segundo investigadores, os homens-bomba estariam envolvidos com a organização. O Sri Lanka tem recebido ajuda do Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês) e de outras autoridades internacionais de segurança para investigar os atentados.

Carlos volta a atacar Mourão: “Alinhado com quem detesta Bolsonaro”


Apesar dos apelos do pai pelo fim das brigas com o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), o vereador pelo Rio de Janeiro e filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), voltou a disparar contra o número dois da República nesta quarta-feira (24/04/2019). Por meio das redes sociais, ele acusou o general da reserva de ser “alinhado” com inimigos do presidente.

“Caiu no colo de Mourão algo que jamais plantou. Estranhíssimo seu alinhamento com políticos que detestam o presidente”, disse o vereador carioca ao resgatar fala de Mourão do dia 9 de abril, quando ele afirmou que o ex-deputado Jean Wyllys (PSol-RJ) não precisaria ter saído do país após as ameaças porque o Estado poderia protegê-lo.

“Qualquer um sabe que Jean Willians não saiu do Brasil por perseguição, mas por uma esperta jogada política cultural. Com a palavra, o culto”, prosseguiu.

Na sequência, porém, ponderou a sua publicação. “Lembro que não estou reclamando do vice só agora e tals…. são apenas informações! Não ataco ninguém, são apenas fatos que já aconteceram e gostaria de continuar compartilhando com os amigos! Um bom dia a todos!.”

Na última segunda-feira (23/042019), em mensagem lida pelo porta-voz da Presidência, general Otávio Rego Barros, Bolsonaro pediu para que os conflitos entre a ala que segue o escritor Olavo de Carvalho no governo, da qual Carlos faz parte, parasse com as brigas com os militares, sobretudo com o vice.

Adolescente é apreendido com arma e drogas em Bom Jesus da Lapa

Foto:PM/Material
Um adolescente foi apreendido no bairro João Paulo II,em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, na manhã desta quarta-feira (24).Conforme os policiais da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar( CIPM), por volta das 10h, eles realizavam rondas pelo bairro quando  avistaram uma pessoa em atitude suspeita. Ao ser dado a voz de abordagem o suspeito tentou empreender fuga, mas acabou sendo alcançado pelos policiais.
Com o adolescente foi encontrado um revólver calibre 38, com 06 munições intactas e outras 03 sobressalentes, 101 pedras de crack, 01 faca, 01 munição cal. 32, 01 pacote de fermento e R$ 57,75 (cinquenta e sete reais e setenta e cinco centavos) em espécie.
O menor e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, para medidas cabíveis.

Criança de seis anos dá entrada por espancamento no HGE; mãe é suspeita


Uma criança de seis anos foi levada para o Hospital Geral do Estado após apresentar sinais de espancamento na região das pernas, na manhã desta quarta-feira (24/4). A suspeita é de que a mãe da menina, ainda não identificada, teria praticado a agressão usando o cabo de uma vassoura.

De acordo com a repórter do programa Ronda, da TV Aratu, Lorena Dias, quem levou a criança para o hospital foi a diretora da Escola Catarina de Sena, localizada no Caji, Lauro de Freitas, onde a menina estuda. A polícia acredita que a mulher tem envolvimento com o tráfico de drogas e estaria sob efeito de alguma substância no momento do espancamento.

Serrinha registra segundo homicídio em menos de 24 horas


Homem foi morto a tiros enquanto dormia
Um homem de 30 anos foi morto a tiros enquanto dormia na casa dele, na madrugada desta quarta-feira (24) em Serrinha. O crime aconteceu na Rua Boa Esperança, no bairro Rodagem e, de acordo com familiares, o rapaz era usuário de entorpecentes. Nenhum suspeito foi preso até a publicação desta matéria.

Ainda de acordo com familiares, os assassinos chegaram ao local em um carro por volta das 4h. Eles desceram do veículo, arrombaram a porta da casa e foram ao quarto onde a vítima estava. Gelvan de Jesus Campos, conhecido como "Tam Tam", que dormia no momento do arrombamento, foi atingido por tiros na cabeça e no tórax.

Uma equipe do 16º Batalhão de Polícia Militar foi ao local e constatou a morte do morador. Testemunhas disseram que o rapaz morava sozinho. No bairro, ninguém quis dar entrevista para a reportagem do Portal Cleriston Silva. A perícia técnica da Polícia Civil foi ao local e um inquérito será aberto para investigar a motivação e autoria do crime.

Essa foi a segunda morte registrada na cidade em menos de 24 horas. Na manhã de terça-feira (23), por volta das 8h50, um homem de 32 anos foi morto com vários tiros na Rua Emiliano Santiago, no bairro Colina das Mangueiras [ver matéria].

Testemunhas informaram aos militares que ouviram vários disparos e ao saírem na rua viram o homem correndo de homens armados em um carro branco. Até o início tarde desta quarta-feira ninguém foi preso.

terça-feira, 23 de abril de 2019

“A pena tinha que ser zero”, diz Lula após decisão do STJ de reduzir condenação


O ex-presidente Lula, através do seu porta-voz Emídio de Souza, que esteve com ele nesta terça-feira (23/4), comentou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de reduzir sua pena do ‘Caso Triplex’ de 12 anos e um mês para oito anos, dez meses e 20 dias de prisão.

 Em transmissão ao vivo na página oficial do petista no Facebook, Emídio contou que Lula não estava confiante e que continua acreditando que “este é mais um processo político”.


“É um julgamento que não vale prova, que as provas da defesa são totalmente desconsideradas e hoje, ao julgar, a Turma se colocou na linha de sequência do que já tem sido feito até aqui. O ex-presidente não esperava nada de positivo. Aqui nesse prédio há um homem que quer sair e se sente injustiçado, mas não quer sair de cabeça baixa.

 Ele quer sua inocência provada. Ele falou que o problema não é ter reduzido a pena, o problema é que a pena tinha que ser zero, não tinha que existir. Ele recomendou que a luta continuasse porque não está resolvido o problema da liberdade e inocência. Ele está sereno porque não esperava nada”.

MP aciona Prefeitura na Justiça por contratações irregulares


O Ministério Público da Paraíba ajuizou uma ação civil pública contra a Prefeitura de Mamanguape para que a Justiça determine a reestruturação da ocupação dos cargos comissionados, no Município. A Promotoria de Justiça apurou que estão sendo contratados servidores em comissão para o exercício de funções que deveriam ser ocupadas por concursados. Assim, requereu a exoneração dos contratados irregularmente e que mais de 50% dos cargos comissionados sejam destinados aos servidores efetivos, atendendo ao critério legal.

A ACP sob o número 0800639-16.2019.8.15.0231, protocolada na última segunda-feira (22), foi ajuizada pela promotora de Mamanguape, Carmem Eleonora da Silva Perazzo, em face da prefeita Maria Eunice do Nascimento Pessoa.

 De acordo com a promotora, o Inquérito Civil Público 071.2018.002460 aponta, que no final do exercício de 2018, a Prefeitura de Mamanguape foi instada a se pronunciar e regularizar a situação dos 832 cargos comissionados existentes no Município, de modo que fossem criados e ocupados para funções de direção, chefia ou assessoramento. Mas as nomeações de ocupantes dos cargos aumentaram de 161 (janeiro de 2018) para 228 (fevereiro de 2019).

“A Lei Municipal 583/09, em seu artigo 4º, aduz que ‘todos os cargos em comissão são de livre nomeação e designação do poder Executivo Municipal’, não existindo no Município de Mamanguape a reserva legal para que ocupantes de cargos efetivos também pudessem exercer cargos comissionados, ou seja, todos os 218 nomeados para ocupar cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração do chefe do Executivo.


 A exigência de percentual mínimo de preenchimento de cargos comissionados por servidores efetivos está em consonância com o artigo 37, V, da Constituição da República que determina a fixação de um percentual mínimo para fins de preenchimento dos cargos comissionados por servidores de carreira”, diz a promotora em trecho da ACP.

A representante do MPPB destaca ainda que os cargos comissionados devem ser estritamente para funções de direção, chefia ou assessoramento e que representam uma exceção à regra do concurso público. “As atividades descritas para os cargos impugnados (assessor especial níveis I e II, coordenadores níveis I e II, gerente de farmácia popular, tesoureiro, administrador regional) nada têm de assessoramento, direção ou chefia.

 Revelam-se, antes, tipicamente de execução técnica, operacional ou meramente burocrática. Ademais, as leis que criaram esses cargos, em momento algum, informam as suas atribuições, deixando solto o livre arbítrio de se nomear qualquer pessoa para apenas preencher as vagas”.

Diante disso, a Promotoria de Mamanguape requereu que a Justiça conceda a tutela de evidência sem a oitiva da parte contrária, declarando incidentalmente a inconstitucionalidade de dispositivos das leis 813/2013, 589/2009 e 655/2011, que criaram os cargos e deram outras providências. Como consequência, também requereu a fixação do prazo de até 180 dias para a exoneração dos servidores públicos municipais que ocupem os cargos;

 que seja fixado prazo para que o Município de Mamanguape estabeleça um percentual proporcional para o preenchimento dos cargos comissionados (de 50 ou 60% do total) por servidores efetivos; que determine o pagamento de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da ordem judicial. A promotora também pediu prioridade de tramitação à ACP.

Homem é perseguido e morto a tiros em Serrinha



Robson Santana Cardoso, conhecido como "Bob", foi perseguido e assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (23), por vota das 8h50, em Serrinha. Ele foi atingido pelos primeiros disparos quando passava de moto pela Rua São Domingos. Testemunhas relataram ao Portal Cleriston Silva - PCS que os suspeitos do crime se aproximaram em um carro e efetuaram os disparos contra a vítima.

Mesmo atingido, Robson abandonou o veículo e saiu correndo a pé. Em seguida, ele entrou em uma oficina - na Rua Emiliano Santiago - para se esconder debaixo de um carro, mas acabou sendo encurralado e morto com cerca de seis tiros. O dono da oficina disse que no momento do crime ele estava em uma casa ao lado e que ouviu apenas os disparos. 
Vítima entrou em uma oficina para se esconder debaixo de um carro, mas foi encurralado e acabou sendo morto


Os criminosos fugiram em um carro branco e, até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer a remoção do corpo e perícia no local. Além do DPT, equipes do Serviço de Inteligência (SI) da Polícia Civil e policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também estiveram no local.

A polícia suspeita que o crime tenha relação com o tráfico de drogas. O caso está sendo investigado. Com esse, sobe para 13 o número de assassinatos na cidade de Serrinha no ano de 2019. *Colaborou o repórter Reny Maia
Crime ocorreu por volta das 8h50 e pode ter relação com o tráfico de drogas

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...