O Brasil registra um suicídio a cada 45 minutos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados mundiais indicam que há uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, são 1 milhão de suicídios no mundo.
Devido aos altos números e à tentativa de combatê-los, em 10 de setembro é lembrado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal) e superintendente técnico da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, destacou a importância da campanha para prevenção e conscientização.
"É uma maneira de a gente salvar vidas porque 90% dos suicídios poderiam ser evitados se as pessoas tivessem acesso a tratamento e pudessem tratar a doença que leva ao suicídio", afirmou.
Pelos dados da OMS, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. É também a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. O caminho, segundo Silva, é adotar medidas preventivas de ajuda e auxílio.
"Os estudos mostram que 100% de quem se suicida têm uma doença mental. Os trabalhos mostram isso. Nem 100% de quem pensa em suicídio têm doença mental, mas 100% de quem suicida têm transtorno mental", acrescentou Silva.
Fonte: Bahia Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário