segunda-feira, 25 de junho de 2018

Aracaju:Secretário admite ausência de obstetras no interior

Audiência debate superlotação de maternidade de Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

A falta de obstetras para atuar no interior do Estado é um dos fatores responsáveis pela superlotação da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. A avaliação vem do secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira Lima, que nesta segunda-feira, 25 participou de audiência pública realizada no Ministério Público Estadual para discutir e encontrar soluções para por fim à superlotação nas maternidades de Aracaju.

O secretário informou que o Governo Estadual está disposto a contratar obstetras que se disponham a trabalhar no interior, principalmente em Capela onde, conforme destacou, a ausência de profissionais da área é ainda maior. “Em Capela, temos escala apenas para dois ou três dias por semana e em quatro dias fica sem profissional, então tudo vem para Aracaju ou para outras regionais”, ressalta.



Além do secretário de estado da saúde, também participaram da audiência representantes do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), das duas maternidades de Aracaju [Nossa Senhora de Lourdes e Santa Izabel – esta última é filantrópica]. A audiência foi conduzida pelos promotores de justiça Francisco Ferreira de Lima Júnior, Miriam Teresa Cardoso Machado e Talita Cunegundes Fernandes da Silva.

Promotor Francisco Lima Júnior exige solução para a superlotação

Os promotores expuseram a preocupação com a superlotação e a precariedade da estrutura da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes decorrente da falta de equipamento e cobraram solução imediata para o problema. Ao final, foi concedido prazo de 30 dias para o Estado apresentar as soluções e informações sobre os dados estatísticos e proposta de protocolo de fluxo de atendimento.


O secretário Valberto Lima está confiante. Ele informou que todas as medidas já estão sendo adotadas, garantindo que os equipamentos já foram adquiridos e que continua buscando profissionais no mercado para fazer a contratação.

Blog Embusca da Noticia, com informações de Cassia Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...