Tudo começou no sábado (1º) quando o promotor foi abordado, em aparente estado de embriaguez, em uma estrada próxima a Terra Nova do Norte (a 648 km de Cuiabá), e desacatou policiais militares que atenderam a ocorrência. Ele chegou a dar um tapa no boné de um dos policiais, derrubando o assessório no chão. A cena foi filmada. Depois, ameaçou funcionários de um hotel e é acusado de quebrar a porta de uma emissora de tv. O presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público Roberto Turin diz que a Corregedoria deve discutir ainda nesta segunda-feira (3) a abertura de um PAD contra o promotor. Ocorre que todas as primeiras segundas de cada mês é realizada uma reunião ordinária do órgão ministerial.
“Mas, já vai ser afastado da comarca de Guarantã e, posteriormente, a Corregedoria vai decidir se é o caso de mantê-lo afastado depois da conclusão da avaliação médica. E, independente disso, vai ser instaurado procedimento disciplinar para apurar tudo o que aconteceu lá em Guarantã”, ressalta Turin. Fábio Camilo está hospitalizado em Sinop e avaliação médica preliminar, segundo Turin, é de uma possível crise psicótica. À AMMP cabe acompanhar o caso para saber se estão sendo respeitadas as regras dos procedimentos na defesa do MPE, da sociedade e do promotor. Para substituí-lo, o MPE deve designar outro promotor para atuar no município.
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Mauro Curvo, confirma que deve revogar ainda nesta segunda (3) a portaria que designou o promotor de Justiça substituto, Fábio Camilo da Silva, para a comarca de Guarantã do Norte. Assinada pelo próprio Curvo, a portaria data de 20 de abril deste ano, mas segundo ele, Fábio atua no município há aproximadamente 15 dias. Na manhã desta terça (4), uma reunião extraordinária do Conselho Superior do MPE decidirá o destino do promotor. “Lamentável sob todos os aspectos. Pela situação que o colega se viu envolvido, pela imagem da instituição. Agora, pode ter certeza que todas as providências legais cabíveis nós vamos adotar. E, por hora, o que já, de certa forma, nos tranquiliza, é saber que ele já está em tratamento em Sinop desde ontem”, avalia o procurador-geral, em entrevista. // RD News.


Nenhum comentário:
Postar um comentário