segunda-feira, 31 de outubro de 2016
PM homenageia policiais mortos em combate
Com a presença do comandante-geral, coronel Anselmo Brandão, a Polícia Militar prestará nesta terça-feira (1°), às 8h30, na Vila Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, Cidade Baixa, uma homenagem a memória de policiais militares mortos em combate.
A solenidade, que acontece na véspera do 'Dia de Finados', contará com o toque de silêncio, mensagem do Comitê Interreligioso da PM e colocação de flores no Monumento Vitória e Silêncio.
No último ano, período de outubro 2015 a outubro de 2016, quatro policiais militares morreram no desempenho da atividade institucional a serviço da população.
Fonte: DCS/PM
65ª CIPM apreende drogas no George Américo
Policiais da 65ª Companhia Independente apreenderam 8 papelotes de maconha e 16 pedras de crack durante ronda pela rua D2, do conjunto George Américo. Um suspeito avistou os policiais e fugiu, abandonando uma motoneta Shineray Fênix, as drogas, documentos pessoais em nome de Elielson de Souza, e a quantia de R$ 70,05 em espécie. Todo o material apreendido foi apresentado no Complexo de Delegacias do Sobradinho .
Moto Bairro prende suspeitos de assaltos na Avenida Maria Quitéria
Policiais militares do Moto Bairro, da 66ª Companhia Independente, apreenderam um revólver Rossi, de calibre 32 com munições e dois aparelhos celulares que teriam sido produto de roubo. A ação ocorreu na noite de sexta-feira (28), durante ronda na Avenida Maria Quitéria, no centro de Feira de Santana, quando foram abordados, Marcelo dos Santos Conceição, 18 anos e Jamerson da Silva Souza,20, residentes no bairro George Américo. Segundo a polícia, eles tentaram fugir e foram reconhecidos por vítimas de assalto. A dupla foi conduzida para a delegacia.
PETO 66 apreende drogas na Queimadinha
O Pelotão Especial da 66ª Companhia Independente apreendeu cerca de 4 Kg de substância análoga à maconha prensada no bairro Queimadinha, em Feira de Santana. A apreensão ocorreu na Segunda Travessa Rondônia, após a guarnição ter sido recebida a tiros por três homens, que fugiram. A droga abandonada pelos traficantes foi apresentada na delegacia.
Valente : Ex-presidiário é morto a tiros
O ex-presidiário Fredson Amâncio dos Santos, de 32 anos, vulgo “Urso”, foi morto com pelo menos seis tiros na tarde de sábado (29), no Centro da cidade de Valente, região do Sisal. A Polícia Civil informou que a vítima havia saído do presídio recentemente e estava morando com a família no bairro Petrolina. Ninguém foi preso.
O crime ocorreu por volta das 12h30 na Rua J. J. Seabra. "Ninguém viu e nem sabe de nada. A lei do silêncio impera por aqui. Estamos buscando informações para tentar identifica os responsáveis. Ele [Fredson] estava preso por tráfico de drogas no presídio de Feira de Santana e tem cerca de três meses que saiu e voltou para cá", comentou um policial militar.
Segundo testemunhas, os criminosos fugiram em um carro prata, demais dados ignorados. No local do crime a polícia encontrou cápsulas de espingarda calibre 12. O caso é investigado como execução. (Fotos: site Notícias do Sisal)
Fredson foi morto com pelo menos 6 tiros, na Rua J. J. Seabra |
Cápsulas de espingarda calibre 12 foram encontradas no local do crime |
Carreta capota e motorista morre preso às ferragens entre Baixa Grande e Mundo Novo
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Itaberaba, que atendeu a ocorrência, o acidente ocorreu por volta das 4h. O condutor, que estava sozinho no veículo, ficou preso às ferragens e morreu ainda no local. A carreta transportava uma carga de tomates e pimentões.
O corpo da vítima, retirado das ferragens pelo Corpo de Bombeiros ao amanhecer, foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itaberaba. A carreta foi retirada do local com a ajuda de um trator. (G1/Bahia)
Criança de 4 anos tem 80% do corpo queimado na Bahia
PMs e conselheiros tutelares estiveram na casa da família da menina (Foto: Raimundo Mascarenhas/Reprodução/Calila Notícias) |
Uma menina de 4 anos teve 80% do corpo queimado neste domingo, 30, em Conceição do Coité. A garota foi socorrida pelo avô para o Hospital Português, que fica no município. Em seguida, ela foi transferida para uma unidade de saúde em Salvador.
Segundo o site Calila Notícias, a polícia investiga uma possível participação da mãe no crime. Ela foi levada para depor, mas negou envolvimento. A suspeita surgiu após supostamente a criança ter dito para os policiais militares que a mãe "jogou água" nela.
Policiais militares e conselheiros tutelares estiveram na residência da família. Não há informações o estado de saúde da garota.
Força-Tarefa prende 4 pessoas envolvidas em sequestros
Quatro criminosos envolvidos em casos de extorsão mediante sequestro, entre eles os soldados PM Maurício Santana Santos – custodiado no Batalhão de Choque da instituição desde agosto deste ano pela prática do mesmo delito – e Clóvis de Miranda Silva foram presos, na tarde desta quinta-feira (27), por uma Força-Tarefa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) composta pelas corregedorias Geral e da Polícia Militar, além dos departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP). O também soldado PM Jorge Ádson Cruz não foi encontrado e é considerado foragido. Os cinco tinham mandados de prisões expedidos pela Justiça.
O quarteto faz parte de uma quadrilha que começou a ser desarticulada em novembro de 2015, quando outros quatro militares e duas pessoas foram capturadas. O bando sequestrava criminosos que ainda não haviam sido presos pela polícia ou parentes deles e exigia pagamento de resgate. “Começamos a investigar a partir de uma vítima que já tinha sido sequestrada três vezes. Procuramos o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, que determinou a formação da Força-Tarefa e a investigação criteriosa do caso”, contou o diretor do DCCP, Moisés Damasceno.
Acrescentou que a partir deste caso diversas pessoas procuraram o departamento para denunciar a ação do mesmo grupo, que tem como um dos seus líderes o militar Maurício Santana Santos, lotado na 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Imbuí). O PM foi preso pela primeira vez em outubro do ano passado, solto em março de 2016 e capturado novamente em agosto deste ano. Todas as detenções foram pelos crimes de extorsão mediante sequestro.
“Sabemos que eles não representam 1% da quase bicentenária e exemplar Polícia Militar da Bahia. A corporação e a sociedade não compactuam com este tipo de atitude”, completou Damasceno, informando que a participação de outras pessoas está sendo investigada e que existe a possibilidade do grupo ter praticado outros crimes.
Na ação foram apreendidos mil reais em dinheiro, duas armas de fogo, 51 cartuchos de diferentes calibres, três automóveis, placas de veículos, algema, distintivo, relógios e aparelhos de telefone celular. Os PMs presos foram encaminhados para prestarem depoimento na Corregedoria Geral da SSP. Após ouvidos serão encaminhados para a Corregedoria da PM e recolhidos no Batalhão de Choque (Lauro de Freitas). Equipes da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil atuaram dando apoio no cumprimento dos mandados.
Fonte: Ascom/ Alberto Maraux
Casal é assassinado a pauladas na zona rural de Feira de Santana
Um casal foi assassinado a pauladas na manhã deste domingo (30), na localidade de Fazenda Formosa, no distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), em Feira de Santana. O local onde ocorreu o crime fica próximo ao Bar de Moreno e da Igreja Assembleia de Deus.
As vítimas foram identificadas como Salvador Dias de Lemos, 54 anos e Deni de Almeida Santos, 42, e de acordo com a polícia, o suspeito de ter cometido o duplo homicídio é o ex-marido de Deni, identificado como Genivaldo Costa dos Santos, também conhecido como “Geri”, que não aceitava o fim do relacionamento.Serrinha: Dois motociclistas morrem após batida em rodovia esburacada
Um acidente envolvendo duas motocicletas deixou duas pessoas mortas na noite de sexta-feira (28) na BA-409, em Serrinha. Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, as duas motocicletas, ambas da marca Honda, seguiam em sentidos contrários e bateram de frente nas proximidades do entroncamento de Ichu.
Com o impacto, os dois motociclistas foram arremessados e morreram no local da colisão. As vítimas foram identificadas como Agripino Araújo Moreira, de 33 anos, que morava no bairro Casas Populares, em Conceição do Coité, e Antônio César Oliveira Porcino, de 52, que morava no povoado de Bela Vista, em Serrinha.
A polícia acredita que um dos pilotos tenha tentado desviar da grande quantidade de buracos na pista e colidido com a outra vítima.
A pista está cheia de buracos, obrigando motoristas a passarem pelo local em zigue-zague, invadindo a contramão. “Eu espero que as autoridades melhorem [a pista], para não acontecer outros casos como esse, deixando as famílias desamparadas”, desabafou um morador da região.
Os corpos foram removidos após perícia no local e encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. (Fotos/Reprodução: Calila Notícias)
domingo, 30 de outubro de 2016
Serrinha: Homem sofre tentativa de homicídio no condomínio da cidade nova
No inicio da noite de ontem Sábado 29/10/2016 um jovem pai
de família , identificado pelo pré nome de Carlinhos sofreu uma tentativa de
homicídio . Segundo informações de alguns moradores passadas para o Embusca da Noticia
Um elemento abordo de uma motocicleta,
teria deflagrado grado dois tiros, quê
acertou a vítima na altura da boca e no braço , ainda segundo informações
Carlinhos foi levado para o hospital municipal. Pai de um filho e por pouco ter
perdido a vida , quando for liberado do hospital o mesmo terá quê prestar
esclarecimentos as autoridades policias quê querem . Saber o motivo para essa
tentativa de homicídio , até então ainda não sabemos quem de fato foram os
autores desse crime.
Foto do whats/ Repótagem Nem
Silva
sábado, 29 de outubro de 2016
Barrocas: Caminhão pipa do pac capota em trincheira de tanque
Por volta de 12:00 horas desse Sábado 29/102016 o caminhão pipa pertencente ao PAC 02 da cidade de Barrocas capotou na trincheira do tanque localizado no povoado do Tamarinho de acordo com informações o caminhão. Estava indo abastecer um tanque na roça, já no municipio de Serrinha mais a trincheira não suportou o peso do caminhão e acabou desabando, causando assim o capotamento
Ainda de acordo com informações do nosso correspondente , Babão o motorista não teve nada grave
apenas com algumas escoriações ,Zé do Ouro motorista do caminhão de placa policial PJT 2485 foi encaminhado para o hospital daquele município, e apos ser atendido o mesmo foi liberado e retornou para sua residencia. Agora aqui eu observo quê pelo resutado , esse trabalho foi mal feito deveriam ter compactado devidamente essa trincheira para , depois sim veiclos de grande porte está passando por cima . Como o motorista só teve escoriações leves, se ele tivesse morrido ai como ficaria a família ? Com a palavra os autoridades do munícipio , com a palavra a prefeitura e o departamento de obras se é quê tem.
Com Fotos de Babão e Reportagem Nem Silva
sexta-feira, 28 de outubro de 2016
Serrinha: Colisão entre motos deixa vitimas
Acidente agora a pouco. depois do hospital municipal
Informações de acidente envolvendo duas motos após o hospital municipal, possivelmente duas vítimas fatais. Sem mais informações no momento.
: O rapaz é de bela vista.
Cunhado de deca
Tem um que era ajudante da itaipava , até então não sabemos dizer de quem se trata mais assim quê tivermos mais informações estaremos publicando.
Fotos to Whats enviadas por colaborador K. S.
Serrinha: Homem que se passava por advogado é preso
Um homem que se passava por advogado foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira, 28, na cidade de Serrinha. De acordo com informações da polícia, Jurandir Jesus da Silva, de 63 anos, natural de Salvador, usava o registro cancelado de outro profissional em direito e atuava na cidade há quatro meses. Segundo a polícia, o homem ainda é suspeito de outros crimes e está sendo investigado.
Jurandir foi preso no escritório onde trabalhava, no Centro da cidade, após denúncia encaminhada à Polícia Civil pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção Serrinha). Em entrevista à imprensa local, o presidente da entidade, Sabino Gonçalves, informou que já havia um mandado de prisão preventiva contra o falsário expedido pela Comarca de Governador Mangabeira.
“Esse senhor chegou na OAB se intitulando advogado e apresentou o número de uma OAB para as funcionárias. Quando a gente fez a consulta, foi constatado que na OAB existia o nome de outra uma pessoa e que essa OAB estaria cancelada. Diante desse indicio de que havia algum tipo de fraude, de uso indevido da OAB de outra pessoa, nós formalizamos um ofício para a delegacia e pedimos para que o delegado instaurasse procedimento. Quando o delegado instaurou procedimento, descobriu que havia também um mandado de prisão preventiva decretada contra ele da comarca de Governador Mangabeira”, explicou.
O falso advogado está preso na carceragem da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e deverá ser indiciado por estelionato, falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.
Alerta - Para que a população não caia em golpes, a OAB aconselha que o cidadão acesse o site da OAB e consulte se o advogado em questão está apto a atuar ou não. Outro método de conferir a legalidade do advogado, é ir até a sede da OAB da cidade em questão, e solicitar informações sobre o jurista.
Falso advogado usava registro cancelado pela OAB |
Motorista morre após colisão com viatura da Polícia Civil na Estrada do Feijão
A colisão envolvendo um veículo de passeio e uma viatura da Polícia Civil de Pintadas provocou a morte de uma pessoa na noite desta quinta-feira (27), na rodovia BA-052, a conhecida Estrada do Feijão.
Segundo informações, Felipe Lima, também conhecido como Felipe de Luciano Gordo, que morava na cidade de Serra Preta colidiu o carro que conduzia, um Palio Weekend, com a viatura policial por volta das 22h30 e não resistiu aos ferimentos. A esposa que viajava no mesmo carro e os dois policiais sofreram ferimentos leves.
Eles foram socorridos por uma ambulância que passou minutos depois do acidente até o Hospital Municipal de Ipirá.
Familiares e amigos de Felipe contaram que a vítima tinha se reconciliado com a esposa e foram comemorar em um motel de Ipirá. No retorno, aconteceu o acidente, cujos detalhes não foram informados.
A vítima fatal morava no Bravo, distrito de Serra Preta. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.
Blog Central de Polícia, com informações do Jornal Transamérica e imagens via WhatsApp
Força-Tarefa prende 4 pessoas envolvidas em sequestros
Quatro criminosos envolvidos em casos de extorsão mediante sequestro, entre eles os soldados PM Maurício Santana Santos – custodiado no Batalhão de Choque da instituição desde agosto deste ano pela prática do mesmo delito – e Clóvis de Miranda Silva foram presos, na tarde desta quinta-feira (27), por uma Força-Tarefa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) composta pelas corregedorias Geral e da Polícia Militar, além dos departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP). O também soldado PM Jorge Ádson Cruz não foi encontrado e é considerado foragido. Os cinco tinham mandados de prisões expedidos pela Justiça.
O quarteto faz parte de uma quadrilha que começou a ser desarticulada em novembro de 2015, quando outros quatro militares e duas pessoas foram capturadas. O bando sequestrava criminosos que ainda não haviam sido presos pela polícia ou parentes deles e exigia pagamento de resgate. “Começamos a investigar a partir de uma vítima que já tinha sido sequestrada três vezes. Procuramos o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, que determinou a formação da Força-Tarefa e a investigação criteriosa do caso”, contou o diretor do DCCP, Moisés Damasceno.
Acrescentou que a partir deste caso diversas pessoas procuraram o departamento para denunciar a ação do mesmo grupo, que tem como um dos seus líderes o militar Maurício Santana Santos, lotado na 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Imbuí). O PM foi preso pela primeira vez em outubro do ano passado, solto em março de 2016 e capturado novamente em agosto deste ano. Todas as detenções foram pelos crimes de extorsão mediante sequestro.
“Sabemos que eles não representam 1% da quase bicentenária e exemplar Polícia Militar da Bahia. A corporação e a sociedade não compactuam com este tipo de atitude”, completou Damasceno, informando que a participação de outras pessoas está sendo investigada e que existe a possibilidade do grupo ter praticado outros crimes.
Na ação foram apreendidos mil reais em dinheiro, duas armas de fogo, 51 cartuchos de diferentes calibres, três automóveis, placas de veículos, algema, distintivo, relógios e aparelhos de telefone celular. Os PMs presos foram encaminhados para prestarem depoimento na Corregedoria Geral da SSP. Após ouvidos serão encaminhados para a Corregedoria da PM e recolhidos no Batalhão de Choque (Lauro de Freitas). Equipes da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil atuaram dando apoio no cumprimento dos mandados.
Fonte: Ascom/ Alberto Maraux
Cícero Dantas: Mulher é morta a facadas e filho é suspeito do crime
A dona de casa Josefa Alves Souza, de 56 anos, foi encontrada morta na madrugada desta quinta-feira (27) com golpes de faca no interior de sua residência situada na Travessa 08 de Julho, no bairro Santa Luzia, em Cicero Dantas, a 150 km de Serrinha. A polícia aponta o filho de Josefa, identificado como José Carlos, como o principal suspeito pelo crime.
O corpo da vítima foi encontrado na sala da casa com perfurações no peito e no abdômen. A polícia informou que o suspeito é usuário de drogas, mas o motivo do crime ainda não foi desvendado. A polícia já iniciou as investigações e está à procura do acusado. A Polícia Civil realizou a perícia no local e o corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha.
DECISÃO: Técnico em Farmácia tem direito à inscrição no Conselho da respectiva categoria
A 8ª Turma do TRF da 1ª Região, por unanimidade, negou provimento à apelação do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF/MG) contra a sentença, da 3ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais, que concedeu a segurança ao impetrante para determinar à entidade de classe que proceda à inscrição do requerente em seus quadros na qualidade de Técnico em Farmácia.
Em suas razões de apelação, o CRF/MG defende, em síntese, que o art. 14 da Lei nº 3.820/1960 não menciona a figura do técnico em farmácia como passível de inscrição no Conselho. Sustenta o Conselho que, além dos farmacêuticos, constam apenas os auxiliares técnicos de laboratório e os oficiais de farmácia.
Ao analisar a questão, a relatora, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, ressalta que os técnicos em farmácia que atendam aos requisitos de formação profissional exigidos pelas autoridades educacionais ¿ com a carga horária e o conteúdo programático estabelecidos pelas Leis nºs 3.820/1960, 5.991/1973, 5.692/1971 e 9.394/1996 ¿ têm direito à inscrição nos Conselhos Regionais de Farmácia.
A magistrada destacou que “em caráter excepcional, o legislador permitiu o registro de profissionais não farmacêuticos em quadros distintos do Conselho, incluindo-se os práticos ou oficiais de farmácia licenciados e aqueles que exerciam suas atividades como responsáveis ou auxiliares técnicos de laboratórios industriais farmacêuticos”.
Observou a desembargadora que, com relação ao registro no conselho profissional, os documentos juntados pelo impetrante comprovam as condições necessárias para sua inscrição nos quadros do CRF, na qualidade de não farmacêutico, nos termos do art. 16 da Lei nº 3.820/1960.
A magistrada fez referência à jurisprudência do TRF1 e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que considera possível tal assunção, independentemente da excepcionalidade do caso, ante a inexistência de vedação legal. Além disso, a relatora asseverou que: “não obstante o advento da Lei nº 13.021/2014, nos termos do art. 5º, XIII, da Constituição Federal, à época dos fatos (agosto/2010) a parte autora preenchia todos os requisitos necessários, na forma lei, para o exercício da sua profissão”.
Desse modo, a desembargadora concluiu o voto no sentido de que “em razão do princípio da irretroatividade, a superveniência da nova lei não pode alterar situações constituídas sobre a vigência da lei modificada”.
Com esses argumentos, o Colegiado, nos termos do voto da relatora, negou provimento à apelação.
Processo nº: 0068064-94.2010.4.01.3800/MG
Data do julgamento: 12/09/2016
Data de publicação: 23/09/2016
Data de publicação: 23/09/2016
VC
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Brasil tem mais mortes violentas do que a Síria em guerra, mostra anuário
Apenas em 2015, foram mortos violentamente e intencionalmente 58.383 brasileiros (Foto: Carlos Casaes/Ag. A Tarde |
O Brasil registrou mais mortes violentas de 2011 a 2015 do que a Síria, país em guerra, em igual período. Os dados, divulgados nesta sexta-feira, 28, são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Foram 278.839 ocorrências de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenção policial no Brasil, de janeiro de 2011 a dezembro de 2015, frente a 256.124 mortes violentas na Síria, entre março de 2011 a dezembro de 2015, de acordo com o Observatório de Direitos Humanos da Síria.
“Enquanto o mundo está discutindo como evitar a tragédia que tem ocorrido em Alepo, em Damasco e várias outras cidades, no Brasil a gente faz de conta que o problema não existe. Ou, no fundo, a gente acha que é um problema é menor. Estamos revelando que a gente teima em não assumi-lo como prioridade nacional”, destacou o diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.
Apenas em 2015, foram mortos violentamente e intencionalmente 58.383 brasileiros, resultado que representa uma pessoa assassinada no país a cada 9 minutos, ou cerca de 160 mortos por dia. Foram 28,6 pessoas vítimas a cada grupo de 100 mil brasileiros. No entanto, em comparação a 2014 (59.086), o número de mortes violentas sofreu redução de 1,2%. “A retração de 1,2% não deixa de ser uma retração, mas em um patamar muito elevado, é uma oscilação natural, de um número tão elevado assim”, ressaltou Lima.
Das 58.383 mortes violentas no Brasil em 2015, 52.570 foram causadas por homicídios (queda de 1,7% em relação a 2014); 2.307 por latrocínios (aumento de 7,8%); 761 por lesão corporal seguida de morte (diminuição de 20,2%) e 3.345 por intervenção policial (elevação de 6,3%).
Estados
Sergipe, com 57,3 mortes violentas intencionais a cada grupo de 100 mil pessoas, é o estado mais violento do Brasil, seguido por Alagoas (50,8 mortes para cada grupo de 100 mil) e o Rio Grande do Norte (48,6). Os estados que registraram as menores taxas de mortes violentas intencionais foram São Paulo (11,7 a cada 100 mil pessoas), Santa Catarina (14,3) e Roraima (18,2).
“Os estados em que as mortes crescem, com exceção de Pernambuco, são os que não têm programa de redução de homicídios. Você percebe que quando há política pública, quando você prioriza o problema, são conseguidos alguns resultados positivos”, disse Lima.
As unidades da Federação que mais aumentaram o número de mortes violentas foram o Rio Grande do Norte (elevação de 39,1%), Amazonas (19,6%), e Sergipe (18,2%). Os que mais diminuíram foram Alagoas (queda de 20,8%), o Distrito Federal (-13%), e o Rio de Janeiro (-12,9%).
“Alagoas, estado que mais reduziu o número de mortes, é um caso muito interessante. É o único que tem um programa, em parceria inclusive com o governo federal, há alguns anos. Uma parceria que envolve não só a Força Nacional, mas outras dimensões de equipamentos. O estado que tem integração formal de diferentes entes da Federação é aquele que conseguiu reduzir com mais intensidade”, disse Lima.
De acordo com o diretor-presidente do fórum, a grande maioria dos oito estados que têm programas de redução de homicídios teve diminuição no número de mortes violentas: Alagoas (-20,8%), Bahia (-0,9%), Ceará (-9,2%), Distrito Federal (-13%), Espírito Santo (-10,7%), Pernambuco (+12,4%), Rio de Janeiro (-12,9%), e São Paulo (-11,4%).
Letalidade policial
De acordo com o anuário, a cada dia, pelo menos 9 pessoas foram mortas por policiais no Brasil em 2015, resultando num total de 3.345 pessoas, ou uma taxa de 1,6 morte a cada grupo de 100 mil pessoas. O número é 6,3% superior ao registrado no ano anterior. São Paulo foi o estado com o maior número de pessoas mortas por policiais em 2015: 848.
As maiores taxas de letalidade policial registradas no último ano foram nos estados do Amapá (5 para cada grupo de 100 mil pessoas), Rio de Janeiro (3,9) e de Alagoas (2,9). Considerando-se os números absolutos, São Paulo e o Rio de Janeiro concentram sozinhos 1.493 mortes decorrentes de intervenções policiais, ou 45% do total registrado no país.
A taxa brasileira de letalidade policial (1,6) supera a de países como Honduras (1,2) e África do Sul (1,1). “Isso demonstra um padrão de atuação que precisa ser revisto urgentemente. Esse padrão faz com que você tenha [no Brasil] o número de pessoas mortas por intervenção policial como o mais alto do mundo. Nossa taxa de letalidade policial é maior do que a de Honduras, que é considerado o país mais violento em termos proporcionais, em termos de taxa, do mundo”.
“Esse é um problema que continua muito sério no país e não está submetido especificamente à dimensão dessa nova realidade, seja a lei de terrorismo ou outras questões. Mas estamos com um problema muito agudo do padrão de trabalho das polícias”, destacou Lima.
O total de policiais vítimas de homicídios em serviço e fora do horário do expediente também é elevado no Brasil. Em 2015, foram mortos 393 policiais, 16 a menos do que no ano anterior. Proporcionalmente, os policiais brasileiros são três vezes mais assassinados fora do horário de trabalho do que no serviço: foram 103 mortos durante o expediente (crescimento de 30,4% em relação a 2014) e 290 fora (queda de 12,1% em relação a 2014), geralmente em situações de reação a roubo (latrocínio).
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que está em sua 10ª edição, será lançado no dia 3 de novembro pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
“Enquanto o mundo está discutindo como evitar a tragédia que tem ocorrido em Alepo, em Damasco e várias outras cidades, no Brasil a gente faz de conta que o problema não existe. Ou, no fundo, a gente acha que é um problema é menor. Estamos revelando que a gente teima em não assumi-lo como prioridade nacional”, destacou o diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.
Apenas em 2015, foram mortos violentamente e intencionalmente 58.383 brasileiros, resultado que representa uma pessoa assassinada no país a cada 9 minutos, ou cerca de 160 mortos por dia. Foram 28,6 pessoas vítimas a cada grupo de 100 mil brasileiros. No entanto, em comparação a 2014 (59.086), o número de mortes violentas sofreu redução de 1,2%. “A retração de 1,2% não deixa de ser uma retração, mas em um patamar muito elevado, é uma oscilação natural, de um número tão elevado assim”, ressaltou Lima.
Das 58.383 mortes violentas no Brasil em 2015, 52.570 foram causadas por homicídios (queda de 1,7% em relação a 2014); 2.307 por latrocínios (aumento de 7,8%); 761 por lesão corporal seguida de morte (diminuição de 20,2%) e 3.345 por intervenção policial (elevação de 6,3%).
Estados
Sergipe, com 57,3 mortes violentas intencionais a cada grupo de 100 mil pessoas, é o estado mais violento do Brasil, seguido por Alagoas (50,8 mortes para cada grupo de 100 mil) e o Rio Grande do Norte (48,6). Os estados que registraram as menores taxas de mortes violentas intencionais foram São Paulo (11,7 a cada 100 mil pessoas), Santa Catarina (14,3) e Roraima (18,2).
“Os estados em que as mortes crescem, com exceção de Pernambuco, são os que não têm programa de redução de homicídios. Você percebe que quando há política pública, quando você prioriza o problema, são conseguidos alguns resultados positivos”, disse Lima.
As unidades da Federação que mais aumentaram o número de mortes violentas foram o Rio Grande do Norte (elevação de 39,1%), Amazonas (19,6%), e Sergipe (18,2%). Os que mais diminuíram foram Alagoas (queda de 20,8%), o Distrito Federal (-13%), e o Rio de Janeiro (-12,9%).
“Alagoas, estado que mais reduziu o número de mortes, é um caso muito interessante. É o único que tem um programa, em parceria inclusive com o governo federal, há alguns anos. Uma parceria que envolve não só a Força Nacional, mas outras dimensões de equipamentos. O estado que tem integração formal de diferentes entes da Federação é aquele que conseguiu reduzir com mais intensidade”, disse Lima.
De acordo com o diretor-presidente do fórum, a grande maioria dos oito estados que têm programas de redução de homicídios teve diminuição no número de mortes violentas: Alagoas (-20,8%), Bahia (-0,9%), Ceará (-9,2%), Distrito Federal (-13%), Espírito Santo (-10,7%), Pernambuco (+12,4%), Rio de Janeiro (-12,9%), e São Paulo (-11,4%).
Letalidade policial
De acordo com o anuário, a cada dia, pelo menos 9 pessoas foram mortas por policiais no Brasil em 2015, resultando num total de 3.345 pessoas, ou uma taxa de 1,6 morte a cada grupo de 100 mil pessoas. O número é 6,3% superior ao registrado no ano anterior. São Paulo foi o estado com o maior número de pessoas mortas por policiais em 2015: 848.
As maiores taxas de letalidade policial registradas no último ano foram nos estados do Amapá (5 para cada grupo de 100 mil pessoas), Rio de Janeiro (3,9) e de Alagoas (2,9). Considerando-se os números absolutos, São Paulo e o Rio de Janeiro concentram sozinhos 1.493 mortes decorrentes de intervenções policiais, ou 45% do total registrado no país.
A taxa brasileira de letalidade policial (1,6) supera a de países como Honduras (1,2) e África do Sul (1,1). “Isso demonstra um padrão de atuação que precisa ser revisto urgentemente. Esse padrão faz com que você tenha [no Brasil] o número de pessoas mortas por intervenção policial como o mais alto do mundo. Nossa taxa de letalidade policial é maior do que a de Honduras, que é considerado o país mais violento em termos proporcionais, em termos de taxa, do mundo”.
“Esse é um problema que continua muito sério no país e não está submetido especificamente à dimensão dessa nova realidade, seja a lei de terrorismo ou outras questões. Mas estamos com um problema muito agudo do padrão de trabalho das polícias”, destacou Lima.
O total de policiais vítimas de homicídios em serviço e fora do horário do expediente também é elevado no Brasil. Em 2015, foram mortos 393 policiais, 16 a menos do que no ano anterior. Proporcionalmente, os policiais brasileiros são três vezes mais assassinados fora do horário de trabalho do que no serviço: foram 103 mortos durante o expediente (crescimento de 30,4% em relação a 2014) e 290 fora (queda de 12,1% em relação a 2014), geralmente em situações de reação a roubo (latrocínio).
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que está em sua 10ª edição, será lançado no dia 3 de novembro pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Serrinha :Suspeito de assalto é preso com arma de fogo
Alef dos Santos Gonçalves, 18 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo na noite desta quinta-feira, 27, na cidade de Serrinha. Segundo a polícia, ele é suspeito de roubar transeuntes e foi reconhecido por uma das vítimas. A prisão foi efetuada por policiais da 1ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar.
O suspeito, que mora na 1ª Travessa ACM, no bairro Cidade Nova, foi encontrado com uma pistola da marca Bereta e um aparelho celular roubado. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Serrinha.
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
Acusado de matar comerciante é julgado em Feira de Santana; vítima teve 90% do corpo queimado
Gerônimo Navarro da Silva Filho está sendo julgado hoje (27) no Fórum Desembargador Filinto Bastos, acusado de ter ateado fogo no comerciante Manoel Carlos Santana, 61 anos, no mês de outubro de 2014, em Feira de Santana. A vítima teve 90% do corpo queimado e morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
A defesa do réu está sendo feita pelo advogado Guga Leal e a acusação pelo promotor de Justiça Audo Rodrigues. O júri é presidido pela juíza Márcia Simões Costa.
O CRIME
Morreu na tarde de domingo, dia 19 de outubro de 2014, o comerciante Manoel Carlos Santana, de 61 anos, que teve 99% do corpo queimado. O crime aconteceu na tarde de sábado, 18, quando um homem invadiu o restaurante da vítima, localizado na Avenida João Durval, próximo ao viaduto em Feira de Santana.
Manoel estava internado em estado grave no Hospital Geral Clériston Andrade e não resistiu aos ferimentos.
De acordo com testemunhas, um homem conhecido como Júnior chegou ao local por volta de 16h. O comerciante teve os pés e as mãos amarrados enquanto os criminosos ateavam fogo ao seu corpo. Ele ainda conseguiu sair do estabelecimento e pedir a ajuda de pessoas que passavam pelo local, que conseguiram conter as chamas.
O restaurante da vítima foi destruído pelo fogo e teve toda a mercadoria perdida. O sofrimento do idoso foi registrado em vídeo.
ACUSADO SE APRESENTA
De acordo com testemunhas, um homem conhecido como Júnior chegou ao local por volta de 16h. O comerciante teve os pés e as mãos amarrados enquanto os criminosos ateavam fogo ao seu corpo. Ele ainda conseguiu sair do estabelecimento e pedir a ajuda de pessoas que passavam pelo local, que conseguiram conter as chamas.
O restaurante da vítima foi destruído pelo fogo e teve toda a mercadoria perdida. O sofrimento do idoso foi registrado em vídeo.
ACUSADO SE APRESENTA
O acusado de ter ateado fogo, provocando a morte do comerciante Manoel Carlos Santana, 61 anos, se apresentou na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Feira de Santana, na manhã de quarta-feira (22/10). Gerônimo Navarro da Silva Filho, também conhecido como Júnior ou Cabelinho, estava acompanhado de dois advogados.
Apontado como autor do crime que chocou a população feirense, Gerônimo prestou depoimento ao delegado João Rodrigo Uzzum. Apesar de ter sua prisão preventiva decretada, o acusado foi liberado na época, devido ao Código Eleitoral (caput do art.236). Desde a terça-feira (21) até 48 horas após o encerramento das eleições, nenhum eleitor poderia ser preso ou detido, salvo em flagrante delito.
MOTIVAÇÃO DO CRIME
De acordo com o delegado João Uzzum, o objetivo de Júnior era matar a mulher da vítima, Vera Lúcia, por conta da desocupação de um imóvel ocupado pelo acusado e sua mãe.
“Essa senhora adquiriu um imóvel há muitos anos no conjunto Feira IX por meio de financiamento, passou pra frente e não transferiu o imóvel. Muita gente morou lá, sendo que a última foi a mãe de Junior. Esse imóvel foi a leilão, porque havia uma empresa em nome de Vera Lúcia e a Justiça do Trabalho leiloou para pagar verbas rescisórias da empresa e essas pessoas foram intimadas a saírem do imóvel - que foi uma situação legal. Mas esse indivíduo não satisfeito resolveu matar a senhora Vera Lúcia. Ele foi ao local, encontrou o esposo dela, que não tem nada a ver com o caso, e cometeu esse crime bárbaro e covarde”, contou o delegado.
Ainda de acordo com o delegado, a vítima disse o nome do acusado antes de morrer. Várias testemunhas foram ouvidas e imagens do local ajudaram no reconhecimento dele. A polícia investiga a participação de uma segunda pessoa na cena do crime.
PRISÃO DO ACUSADO
O homem suspeito de algemar e tocar fogo no comerciante Manoel Santana, 61 anos, em Feira de Santana,foi preso na tarde desta quarta-feira (29/10), na zona rural do município de Santo Estêvão.
Gerônimo Navarro da Silva Filho, de 29 anos, já tinha se apresentado à polícia na última semana, mas não pôde ficar preso devido ao ordenamento legal que impede detenções, salvo em flagrante, dias antes das eleições. Ele foi levado para o complexo policial de Feira de Santana.
De acordo com Ricardo Britto, delegado regional da Polícia Civil de Feira de Santana, Gerônimo estava em uma casa abandonada e se preparava para fugir, quando foi pego pela polícia.Gerônimo Navarro da Silva Filho, de 29 anos, já tinha se apresentado à polícia na última semana, mas não pôde ficar preso devido ao ordenamento legal que impede detenções, salvo em flagrante, dias antes das eleições. Ele foi levado para o complexo policial de Feira de Santana.
Em depoimento prestado na semana anterior, o suspeito do crime disse que estava à procura da esposa da vítima, para esclarecer uma situação da penhora de um apartamento comprado pela mãe dele.
A esposa do comerciante já tinha denunciado que a família era alvo de ameaças, por conta da penhora de um imóvel. A polícia já sabia quem era o suspeito e fazia buscas, até ele se apresentar.
Blog Central de Policia, com informações e imagens de arquivo.
Assinar:
Postagens (Atom)
Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas
Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...
-
Estamos prestes a testemunhar uma guerra de grande escala entre Israel e Palestina, com Israel bombardeando Gaza e o Hamas lançando foguet...