terça-feira, 26 de novembro de 2019

Sejusc participa de audiência pública sobre violência contra mulheres no Amazonas

O segundo dia da Campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, aderida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), iniciou com uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira  (26).

A ação Internacional é encabeçada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e teve início na segunda-feira (25), data que marca o “Dia Laranja”, da Não-Violência Contra a Mulher.

A audiência desta manhã foi proposta pela deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) e contou ainda com a participação da secretária estadual de Assistência Social, Márcia Sahdo. Durante o evento, a titular da Sejusc, Caroline Braz, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima, junto da sociedade civil e entidades de apoio às mulheres.

“O Governo do Amazonas está trabalhando na capacitação e incentivo financeiro de mulheres para que elas se libertem cada vez mais de relacionamentos abusivos”, disse Caroline Braz. “O Governo está tratando a pauta da mulher como prioridade, implementando e efetivando políticas públicas realmente eficazes”.

Encaminhamentos – As principais pautas abordadas na audiência pública devem compor uma carta, a ser elaborada ao fim da Campanha de Ativismo e entregue ao governador Wilson Lima. O objetivo é que o documento sirva de base para o planejamento de ações de combate à violência contra a mulher para os próximos três anos de gestão.


 
Iniciativa – A Campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma campanha internacional, criada durante o primeiro encontro “Women’s Global Leadership Institute”, em 1991. Desde então, a data é apoiada por instituições, escolas e sociedade civil de todo o mundo.

Programação – A próxima atividade acontece nesta quarta-feira (27/11), no Largo de São Sebastião, em parceria com o Comitê de Combate à Violência Obstétrica (CVO).

No local, a Sejusc oferecerá serviços do Ônibus da Mulher, junto com uma Mostra de Boas Práticas do Comitê de Combate à Violência Obstétrica.

Na quinta-feira (28), às 9h, o CVO realizará uma audiência pública sobre violência obstétrica, no Parque do Mindu, localizado na rua Perimetral, Parque 10.

No domingo (1º), Dia Mundial de Combate à Aids, será realizada uma roda de conversa no Colégio Militar da Policia Militar do Conjunto Viver Melhor 2. A programação contará ainda com testes rápidos de HIV.

Já no dia 6 de dezembro, às 17h, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres, a Sejusc, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), realizará a “Caminhada dos Homens pelo fim da Violência”. A saída será do Fórum Azarias Menescal, na avenida Autaz Mirim, 8.812, Jorge Teixeira.

Para encerrar, no dia 11 de dezembro, a Sejusc fará a I Mostra de Trabalhos da equipe interdisciplinar do Serviço de Apoio à Mulher, Criança e Idoso (Samic) de Itacoatiara. A programação será realizada no auditório do Fórum de Itacoatiara, na rua Acácio Leite, 350.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...