quarta-feira, 20 de novembro de 2019

"Hoje é Dia de Preto" - Filmes protagonizados por pessoas negras se destacam no cinema; confira lista

A cada 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, há uma nova oportunidade de debater negritude, racismo, herança cultural, entre outros temas relacionados, com mais força. Porém, hoje, queremos tocar na seguinte palavra (e ideia): representatividade.

Porque é por acreditar que representatividade importa, sim, que nós, do Aratu On, fizemos uma série de conteúdos especiais para esta data, no site e nas redes sociais, a fim de fazer refletir e mostrar as pessoas negras como elas são: protagonistas das suas vidas, referências e inspirações.

São quatro matérias (batizadas de "Hoje é Dia de Preto"- às 10h, 13h, 16h e 19h -) para falar desse dia tão importante nessa história. Na lista abaixo você encontra filmes que, além de entreter e emocionar, carregam mensagens poderosas, embora sutis, e se destacam no cinema mundial.

Confira:

1 - Felicidade Por Um Fio (2018)
A publicitária negra bem-sucedida, Violet Jones (Sanaa Lathan), achava que tinha vida perfeita ao lado do namorado, sempre tentando parecer impecável. Após uma enorme desilusão, ela resolve mudar de visual e o caminho de aceitação de seu cabelo está diretamente ligado à sua reformulação como mulher, superando traumas que vêm desde a infância e pela primeira vez se colocando acima da opinião alheia.

Trailer:




3 - Moonlight (2016)
O filme mostra três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem que não sucumbe aos caminhos apresentados a um negro da sua vizinhança. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...