Pelo menos oito suspeitos foram mortos nesta segunda-feira (06), durante operação da Polícia Civil no conjunto de favelas do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. A ação foi planejada para prender Thomaz Jhayson Vieira Gomes, o 3N do TCP (Terceiro Comando Puro).
Apontado como ex-chefe do tráfico de drogas no Salgueiro, em São Gonçalo, ele teria trocado o Comando Vermelho (CV) pela nova facção. Sete fuzis, dos 30 que ele teria desviado do CV para o TCP, acabaram apreendidos durante a operação.
Os oitos mortos,segundo a polícia, seriam seguranças de 3N que teriam deixado o Salgueiro com ele. Houve apreensão também de pistolas, granadas e drogas. Parte do armamento tinha a inscrição 3N.
Um homem apontado como braço direito de 3N foi preso. A mulher de 3N foi conduzida para a delegacia, para averiguação.
A operação na Maré foi feita por agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). As ações ficaram concentradas nas comunidades Palace (Conjunto Esperança), Salsa, Merengue e Vila do João.
Um helicóptero da polícia realizou sobrevoo na região para impedir a fuga de traficantes. Por conta da operação policial as escolas suspenderam suas aulas na Maré.
QG do TCP – De acordo com a Polícia Civil, a Maré é considerada como o Quartel General (QG) do TCP. Para a polícia, 3N e seus seguranças conseguiram abrigo na Maré após ele ser acusado de matar Schumaker Antonácio do Rosário, o Schumaker, apontado como chefe do tráfico no Jardim Catarina. Depois a morte de Schumaker, ele teria se aliado ao TCP.
3N, segundo investigações da Polícia Civil, passou por comunidades em Itaboraí, São Gonçalo e no Dendê, na Ilha do Governado, até chegar no Complexo da Maré. Ele é considerado foragido da Justiça. Contra ele há mandados de prisão por homicídio, tráfico de drogas, associação e roubo majorado. O portal dos Procurados, do Disque-Denúncia, oferece urecompensa de R$ 20 mil por informações que levam à sua prisão.
Invasões em Niterói – A Polícia Civil investiga a participação de 3N em recentes invasões a comunidades do CV dem Niterói e São Gonçalo. No fim de semana, traficantes do TCP tomaram o controle da venda de drogas nas bocas de fumo do Buraco do Boi, na Zona Norte de Niterói e do Jardim Miriambi, em São Gonçalo. Para a polícia, 3N não esteve presente nas invasões, mas teria enviado homens e armamentos para ajudar seus dois novos aliados.
Cachorrão é apontado como novo chefe do tráfico no Buraco do Boi. Ele é evadido do sistema prisional e estava refugiado no Santo Cristo, no Fonseca. A invasão na comunidade ocorreu na madrugada de domingo (5). De acordo com o tenente coronel Sylvio Guerra, comandante do 12º BPM (Niterói), as informações da invasão do TCP foram divulgadas em grupos de WhatsApp. A PM esteve na manhã de domingo no Buraco do Boi, mas nenhum suspeito foi preso.
Grisalho, por sua vez, teria assumido o tráfico no Jardim Miriambi. Segundo a polícia, ele seria oriundo do Complexo do Anaia, também em São Gonçalo.
Ainda segundo a polícia, 3N estaria arquitetando um plano, junto com lideranças doTCP, para tirar o Salgueiro das mãos do CV, já que ele conhece muito bem o terreno e quantidade de homens e armas na comunida que liderou em São Gonçalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário