“Direitos não se retira e nem diminui, mas sim se amplia”, este é o pensamento do presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e presidente do sindicato Sintrascoopa que representa os trabalhadores na região do Médio Oeste do estado do Paraná, Mauri Viana Pereira. De acordo ele, foram anos de muita luta e suor para conquistar os direitos dos trabalhadores em cooperativas, garantias alcançadas a passos curtos, porém, estão querendo retirar esses direitos a passos largos e isso o sindicato não vai permitir. Vamos lutar e não colocaremos em risco todas as nossas conquistas sociais e trabalhistas dos últimos anos.
O sindicato Sintrascoopa, está desde o dia 29 de março de 2019, data que foi realizado assembleia para deliberação e aprovação do Rol de Reivindicação, tentando negociar com as cooperativas. Até o momento os representantes dos trabalhadores não tiveram êxito. O Rol de Reivindicação que foi protocolado no sindicato patronal e nas cooperativas, conta com 80 itens entre econômicos e sociais.
10 PRINCIPAIS PEDIDOS DOS TRABALHADORES
* Reajuste salarial de 16,50%
* Auxilio refeição de R$ 990,00 por mês
* Piso Salarial de R$ 1.400,00
* Reajuste de 15% no Vale Alimentação
* Garantia do Programa de Participação nos Resultados – PPR
* Adicional por tempo de serviço
* Assistência Médica
* Rescisão contratual feita no sindicato
* Horas extras de 75% e 150%
* Insalubridade e Periculosidade
PROPOSTA PATRONAL
Apesar de todo o trabalho realizado pelos representantes dos trabalhadores, chegou ao conhecimento da direção do sindicado que as cooperativas não estão dispostas a valorizar os salários dos seus trabalhadores. Isso está demonstrado no absurdo da contra proposta das cooperativas.
PROPOSTA DAS COOPERATIVAS
* 0% de reajuste salarial
* Salário mínimo com piso da categoria
* Diminuir 50% dos direitos dos trabalhadores
“Essa é a contra proposta das cooperativas que chegou ao nosso conhecimento. Não podemos aceitar essas condições, vamos à luta”, afirma Mauri Viana ao mencionar que no dia 16 de junho será realizado um assembleia com os trabalhadores e os dirigentes sindicais vão orientar para que os trabalhadores votem na greve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário