quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Adolescente de 14 anos é morta a tiros enquanto andava de moto

[Adolescente de 14 anos é morta a tiros enquanto andava de moto]
Uma adolescente de 14 anos foi morta a tiros na noite de quarta-feira (30/1) no bairro da Boca do Rio, em Salvador. A jovem foi atingida no momento em que estava na carona de uma motocicleta.
De acordo com a Polícia Militar, as informações iniciais dão conta de que o caso ocorreu por volta das 21h. O homem que pilotava a moto prestou socorro e encaminhou a garota para o hospital, mas ela não resistiu aos ferimentos.
Até o momento, não há informações sobre autoria e motivação do crime. A suspeita é de que dois homens armados, ainda não identificados, tenham cometido o crime. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Informações do Aratu Online*

Rui anuncia envio de força-tarefa baiana para Brumadinho; 110 pessoas já foram encontradas mortas

Uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia será enviada para Minas Gerais para atuar no resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho. A Defesa Civil de Minas Gerais informou na tarde desta quinta-feira (31) que há 110 mortos e 238 desaparecidos após a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale.

Vinte e oito bombeiros baianos se deslocam na noite desta quinta-feira (31), do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), no Iguatemi, para a cidade mineira. Eles levarão equipamentos de busca, a exemplo de câmeras térmicas e ferramentas de corte, e quatro veículos de tração, a pedido do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, através de seu perfil oficial no Twitter. “Autorizei a Secretaria de Segurança Pública a enviar uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros para ajudar na operação de resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho, atendendo a um pedido do Governo de Minas Gerais. Já tinha manifestado a intenção de apoiar o estado e hoje estamos enviando um grupo especializado em salvamento terrestre de Salvador para a cidade mineira. O momento é de solidariedade, e continuo colocando as forças do Estado à disposição do Governo de Minas Gerais”, escreveu na rede social.

A cooperação entre os estados ocorrerá nos moldes do apoio que o Governo da Bahia deu ao estado do Ceará neste mês de janeiro. Integram o grupo que irá a Minas Gerais especialistas em busca e resgaste em estruturas colapsadas (Brec).

Laudo confirma estupro de menino de 7 anos encontrado morto em Salinas da Margarida

Fonte: Da redação

O laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), finalizado na tarde desta quinta-feira (31/1), confirmou o estupro de vulnerável contra o menino Walter de Jesus Santos, de apenas 7 anos. A criança foi encontrada enterrada, no dia 23 de janeiro, na cidade de Salinas da Margarida. Celso Pereira Bispo, 42, padrasto do menino, foi preso, confessou a morte e a ocultação de cadáver, mas negava o abuso sexual.

Celso mantinha um relacionamento amoroso com a mãe da vítima e alegou ter matado par se vingar da companheira, quem havia falado em separação. Ele foi apresentado à imprensa na última terça-feira (29/1), em coletiva no prédio sede da Polícia Civil, situado no bairro da Piedade. Na ocasião, ele voltou a confessar o assassinato, mas negou repetidas vezes a informação de estupro.

Polícia realiza perícia em fazenda acusada de maus-tratos a jumentos em Euclides da Cunha


Uma perícia foi realizada nesta quinta-feira (31) na Fazenda Santa Isabel, denunciada por maus-tratos a cerca de mil jumentos. A polícia, acompanhada de profissionais da ADAB - Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia e da Prefeitura de Euclides da Cunha, vistoriou o local e verificou a situação deplorável na qual se encontravam os animais, que estão lutando para sobreviver. 

O proprietário da fazenda, que arrendou parte do seu terreno, foi ouvido e uma intimação foi expedida para o locatário do espaço. A suspeita é que os jumentos pertençam à empresa chinesa Cuifeng Lin, responsável pelo crime contra os animais denunciado no ano passado em Itapetinga.

A equipe também entrou em contato com o Ministério Público e a Polícia Rodoviária Federal, mas ainda nenhuma medida foi tomada. Famintos, os jumentos que ainda continuam vivos estão fracos, desorientados e cambaleantes. O número de mortes tem aumentado diariamente.

Outro problema tem sido o mau cheiro por causa dos inúmeros cadáveres em estado avançado de decomposição. Eles foram jogados em grandes buracos como se fossem lixo. 

“Centenas de animais provenientes do Maranhão, Pernambuco, Ceará e Paraíba foram deixados em uma pequena área da Fazenda Santa Isabel, próximo a Euclides da Cunha, após a interdição judicial do abatedouro/frigorífico que funcionava em Itapetinga. Policiais foram ao local e constataram cerca de 800 animais e duas valas com 200 animais mortos, inclusive recém-nascidos”, contou o médico veterinário e vereador do município, Del Lima, em entrevista. 

Na quarta-feira (30), dois gerentes do abatedouro foram encaminhados à delegacia, mas um deles alegou não entender português. O outro foi ouvido pelo escrivão. Os dois acabaram sendo liberados, causando indignação na população.

Enterro de menina morta após ação da PM acontece nesta sexta-feira


O enterro da pequena Ágata Maciel, bebê de sete meses que morreu após ser atingida por uma bomba durante uma ação da Polícia Militar no bairro de São Rafael, em Salvador, será enterrado nesta sexta-feira (1/2), a partir das 14h, no Cemitério Municipal de Plataforma.

A menina estava internada em estado grave, desde o último domingo (27/1), no Hospital Geral do Estado (HGE). A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (31/1) pela mãe da criança, Jéssica Maciel.

“Eu quero Justiça, que paguem pelo que fez pela minha filha. Eu quero minha filha de volta, meu Deus”, lamentou Jéssica ainda na porta do HGE. Ela, que estava chorando, lembrou ainda a ação policial realizada naquele dia. “Eu estava no aniversário de uma amiga minha quando eles [PMs] já chegaram atirando”, finalizou.

LEIA MAIS: PMs envolvidos em caso de bebê ferido com bomba são afastados; “abalados”

Também nesta quinta, o comandante de policiamento da região Central de Salvador, coronel Anildo Rocha, reforçou a versão oficial dada pelos policiais envolvidos na ocorrência. “Gostaríamos de nos solidarizar com a família. A PM

Os policiais militares envolvidos disseram que, quando eles chegaram ao local, uma multidão cercou as guarnições. “Não houve outra alternativa para salvaguardar a integridade física dos componentes a não ser o uso de agentes químicos (gás lacrimogênio e efeito moral)”, sustentou a PM um dia depois do caso.

LEIA MAIS: PM diz que não sabia sobre bebê ferida com bomba durante ação no São Rafael

“Na segunda-feira (28), a 50ª CIPM foi informada sobre um bebê que ficou ferido durante a dispersão e foi socorrido para o HGE. Imediatamente um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para que as circunstâncias que levaram ao ferimento do bebê sejam apuradas e todos os envolvidos sejam ouvidos”, frisou, ainda.

Um vídeo gravado no local no momento em que a PM chega mostra a confusão. “Olha aí como eles entram [na comunidade]”, chega a dizer o cinegrafista amador.


Polícia encontra droga em telhado da delegacia de Brumado

Agentes da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontraram 400 gramas de maconha, no telhado da seda da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, região Sudoeste da Bahia, na última terça-feira, 29 de janeiro.

Agentes da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontraram 400 gramas de maconha, no telhado da seda da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, região Sudoeste da Bahia, na última terça-feira, 29 de janeiro.

Conforme informações, após informação passada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) que havia pessoas arremessando drogas por cima do muro da unidade prisional, os militares foram ao local.
Durante buscas, os policiais localizaram a droga. Ninguém foi preso.




Deputado eleito Charles Fernandes não deve assumir SEDUR

Aliados do deputado federal eleito Charles Fernandes (PSD), disseram a reportagem do portal Folha do Vale, que ele não deve assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia (SEDUR), como deseja integrantes do parido.

Conforme informações desses aliados, desde que recebeu o convite do Governador Rui Costa (PT), no final do ano passado, Fernandes teria conversado com lideranças regionais, que se posicionaram contra sua ida para uma secretaria.

Aliados do ex-prefeito afirmaram ao portal, que o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM), o qual tenta a reeleição teria aconselhado o colega a não desistir do cargo de deputado. Para Maia, em Brasília, Fernandes ganharia mais visibilidade.

Charles poderia ceder sua vaga na Câmara Federal para Paulo Magalhães (PSD), que não conseguiu a reeleição. Nos bastidores, governistas dizem que o presidente estadual do PSD, o senador Otto Alencar, não abre mão de ter Paulo Magalhães no Congresso.

Procurado pelo portal Folha do Vale, o deputado não quis comentar o assunto. “Estou em Brasília participando de algumas reuniões”, comentou.

Charles será empossado nesta sexta-feira (1º), às 10h, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães. Cada parlamentar deverá indicar quatro pessoas para convidado para a posse.

Serrinha: Mais uma vida é ceifada pela violência .


Identificado pelo apelido de "Bebê"


Uma pessoa identificada pelo apelido de "Bebê" foi assassinada nas primeiras horas dessa Quinta- Feira 31/01/2019 .Ainda não temos informação completa, vamos em busca e retornaremos com mais detalhe esse fato ocorreu no Bairro Vista Alegre .

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Homem procurado por crimes em Rafael Jambeiro e Itatim é preso no HGCA


Nilvan Araújo Azevedo, conhecido como 'Vermelho do Maracanã', 24 anos, foi capturado durante ação conjunta de equipes da Delegacia Territorial (DT/Itatim) e da Delegacia de Furtos e Roubos em Rodovias (Decarga), na manhã desta quarta-feira (30), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Ele era procurado por roubos a cargas, motoristas e latrocínio nas BRs116 e 242, nas cidades de Rafael Jambeiro e Itatim.

De acordo com o titular de Itatim, delegado Alex Wendel Pereira Santos, Nilvan tinha três mandados de prisão preventiva em aberto, dois deles por crimes cometidos na região. “Ele costumava agir com extrema violência durante os roubos, e inclusive matava vítimas que tentassem dificultar a ação criminosa”, revelou o delegado.

Nilvan foi ao hospital após levar três tiros de um homem ainda não identificado. “Existem indícios da ligação do criminoso com roubos de carga e pertences dos motoristas, em toda a região”, revelou o titular da Decarga, delegado Gustavo Ameno Coutinho. O criminoso, que já tinha passagens pela polícia, ficará custodiado no hospital, e depois será encaminhado para a DT de Itatim.

Porteiro encontrado morto foi achado perto de casa da ex-mulher; ele foi esfaqueado


O enterro do porteiro Claudemir Nova aconteceu na tarde desta quarta-feira (30/1), no Cemitério de Pirajá, em Salvador. Marcado por muita emoção e revolta dos amigos, todos no velório ainda buscam entender o motivo do assassinato dele, que foi encontrado a 100 metros da casa da ex-mulher, que não apareceu no cemitério.

LEIA MAIS: Porteiro sai para trabalhar e é encontrado morto em Salvador; corpo estava queimado

O corpo de Claudemir, apelidado carinhosamente de “Sapo”, foi localizado na segunda-feira (21/1), mas só foi identificado por colegas uma semana depois no Instituto Médico Legal (IML). Ele foi visto pela última vez no domingo (20/1) no bairro de Itapuã, onde vivia com a ex-mulher, de quem estava separado há pouco tempo.

O sítio onde o porteiro morava, no município de Mata de São João, foi revirado. Oficialmente, a Polícia Civil diz que está investigando o caso por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas agentes que preferem não se identificar informam que o caso pode ser elucidado a qualquer momento.
Amigos e colegas de trabalho compareceram ao enterro. Foto: Aratu Online

Sem filhos, Claudemir era natural do município de Jequié, no sudoeste da Bahia. O seu único parente de primeiro grau era seu pai, que o porteiro não via há dez anos. O idoso, inclusive, foi o único familiar presente no cemitério. “Sou amigo dele há 10 anos, ele era muito tranquilo, trabalhador, nunca se envolveu com nada ilícito, nunca se envolveu em nenhuma confusão, nunca faltou ao trabalho!”, disse um dos amigos do porteiro, sem se identificar.

Os laudos realizados pelo IML apontam que a vítima foi morta a facadas antes de ter seu corpo abandonado. Há, ainda, a suspeita de que o rapaz tenha sido sedado antes de ser assassinado.

CASO

Segundo testemunhas, o homem teria passado na antiga casa para “buscar umas coisas” antes de ir trabalhar, mas não chegou ao local, um condomínio localizado na orla de Salvador.

Colegas estranharam o “sumiço” do porteiro por alguns dias seguidos e iniciaram as buscas em hospitais e delegacias, já que Claudemir não atendia ao telefone. Após oito dias sem dar notícias no local onde trabalhava, todos resolveram ir atrás de notícias e identificaram o corpo no IML.

Mineiro será indenizado após comer paçoca ‘recheada’ com parafuso e quebrar dente

A fábrica de doces Suzana, de Uberaba, deverá indenizar por danos morais um consumidor em R$ 6 mil por comercializar produto impróprio para consumo. Havia um parafuso no interior de uma paçoca. Ao mastigar o alimento, o autor do processo disse que a mordida no parafuso resultou na perda de um dente.

O relator do recurso da empresa no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Vasconcelos Lins, entendeu que a existência de um corpo estranho no produto implica ofensa aos deveres de qualidade, expondo a riscos a saúde e a segurança do consumidor.

O magistrado acrescentou que houve danos morais, já que a ingestão de produto de gênero alimentício impróprio para consumo afronta o direito fundamental à alimentação saudável, que é inerente ao princípio da dignidade da pessoa humana, e também causa transtorno e desgaste psicológico ao ofendido.

Outro lado

Em sua defesa, a empresa alega ausência de provas no caso. Argumentou que os documentos apresentados em nada comprovam a presença de um parafuso no pote da paçoca. Reforçou a inexistência de notas fiscais de venda, bem como um orçamento com gastos odontológicos.

O desembargador Vasconcelos Lins considerou que foi comprovada a fratura do dente, nomeado como 45, por objeto estranho e metálico. Há ainda um relatório corroborado por uma radiografia de dente extraída no mesmo dia da apresentação do orçamento odontológico.

Constam no processo, além disso, fotografias exibindo imagens da paçoca, parcialmente consumida, com um parafuso ao lado e em frente a um recipiente de fabricação de doces da empresa, disse o magistrado.

Do TJMG


Novato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o ex-prefeito de Serrinha Osni Cardoso (PT) aderiu ao movimento dos petistas na Casa e adicionou “Lula da Silva” em seu nome parlamentar, conforme publicação no Diário Oficial do Legislativo estadual desta quarta-feira (30).

Além de Osni, os futuros deputados de primeira viagem Robinson Almeida e Jacó também aderiram oficialmente à campanha. A Casa conta com 10 parlamentares filiados à sigla.

Polícia faz operação contra lavagem de dinheiro e fraude em licitações

Agência Brasil

Policiais civis cumprem hoje (30) 18 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de bloqueio de contas bancárias contra suspeitos de fraudes em licitações no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) e na prefeitura de Três Rios. A operação, chamada Barão de Entre-Rios, investiga ainda a lavagem do dinheiro desviado.

Entre os alvos da operação estão o deputado federal eleito, ex-presidente do Detran-RJ e ex-prefeito de Três Rios, Vinícius Farah. Segundo a Polícia Civil, Farah é proprietário de diversas empresas, inclusive de fast food, sendo algumas delas comandadas por "laranjas" (familiares e seu procurador).

Além de Farah, são alvos da ação a mulher dele, Sonia Farah, sua filha Eunice Farah, o também ex-presidente do Detran Leonardo Jacob, Celso Jacob Filho, Fernanda Curdi e Leonardo Rezende.

Celso Jacob Filho, que é secretário de Esporte e Lazer de Três Rios, seria sócio da boate Zoox Club junto com Leonardo Jacob. O negócio também seria usado para lavagem de dinheiro.

Já Fernanda Pereira Curdi foi chefe do setor de Licitação da Prefeitura de Três Rios de 2004 a 2016 e posteriormente chefe do setor de compras do Detran-RJ, chegando a assumir a Presidência do órgão. Ela é apontada pela Polícia Civil como encarregada de manipular o processo licitatório para que as empresas comprometidas com o esquema vencessem.

Homem é morto a tiros dentro de ônibus em Ibotirama

Um homem identificado como Marcos Moreira Leite (Rica), 36 anos, morreu após ser baleado dentro de um ônibus,no Centro da cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia, na tarde de terça-feira, 29 de 
janeiro.

Conforme informações, Marcos viajava no coletivo com destino a sua residência, no Povoado de Lagamar, quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta, e o garupa armado efetuou os tiros.

 Ferido, Marcos foi socorrido e levado ao Hospital Regional de Ibotirama (HRI), porém não resistiu. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil está investigando o caso.

ParaPraia dá pausa no Dia de Iemanjá; veja quando projeto retorna


O ParaPraia vai dar uma pausa neste sábado (2/2), em virtude do Dia de Iemanjá, mas retorna na semana seguinte, dia 9 de janeiro, na Praia da Boa Viagem, em Salvador. O projeto oferece banho de mar assistido a deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Através de cadeiras anfíbias, o banho é promovido com segurança, conforto e a assistência de alunos e professores dos cursos de fisioterapia, enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.  

Nesta temporada, o projeto já promoveu o banho de mar assistido em Itapuã e Arembepe.

VOLUNTARIADO

Para a realização do projeto os banhistas contam com voluntários, entre alunos e professores dos cursos de fisioterapia e enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Irmão de Lula morre vítima de câncer e ex-presidente tenta comparecer ao velório Fonte: Da redação


O irmão mais próximo do ex-presidente Lula, Genival Inácio da Silva, mais conhecido como Vavá, de 79, morreu no final da manhã desta terça-feira (29/1), vítima de um câncer no pulmão.

O cacique do PT agora tenta ser liberado para comparecer ao velório. Os advogados do ex-presidente devem se basear no artigo 120 da Lei de Execução Penal (LEP), que diz “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos: falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”.

Corpos achados hoje podem ser de vítimas do refeitório da Vale, dizem bombeiros

[Corpos achados hoje podem ser de vítimas do refeitório da Vale, dizem bombeiros]
Bombeiro trabalha no resgate de uma vaca nesta terça (29), 5º dia de buscas em Brumadinho — Foto: Giazi Cavalcante/Código19/Estadão Conteúdo
Mais corpos foram encontrados neste 5º dia de buscas após a tragédia provocada pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. O número de vítimas retiradas da lama, no entanto, será divulgado apenas desta terça-feira (29), de acordo com o coronel Evandro Borges, coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais.
Até o momento, há 65 mortes confirmadas – 31 vítimas foram identificadas. Autoridades dizem que a quantidade de mortos deve aumentar. Há também 288 pessoas desaparecidas.
Números da tragédia
65 mortos confirmados – 31 identificados 
288 desaparecidos
192 resgatados
390 localizados
Os corpos retirados nesta terça são, provavelmente, de pessoas que estavam no refeitório da Vale, segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Em entrevista no início da tarde, ele afirmou que os corpos foram encontrados a uma distância que fica entre 800 metros e 1 km de ponto onde se localizava o refeitório. Lá, estaria a maior parte das vítimas do rompimento da barragem.
A barragem de rejeitos, que ficava na mina do Córrego do Feijão, se rompeu na sexta-feira (25). O mar de lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo e do refeitório da Vale. Entre as vítimas, estão moradores e funcionários da Vale. A vegetação e rios foram atingidos.
Das 31 vítimas já identificadas, 18 eram funcionários da Vale e 13, terceirizados ou moradores da comunidade. Entre os desaparecidos, 114 são funcionários da mineradora e 174 são terceirizados ou moradores da região atingida pela lama. Nesta segunda-feira (28), nenhuma vítima foi encontra com vida, segundo o Corpo de Bombeiros.
Buscas
As buscas nesta terça começaram pouco depois das 6h. Segundo o Corpo de Bombeiros, a operação desta deve priorizar a área em que possivelmente ficava o refeitório onde almoçavam funcionários da Vale no momento da tragédia. As equipes usam helicóptero para fazer o transporte dos corpos retirados da lama.
Participam dos trabalhos 290 militares, sendo 120 de Minas Gerais e os outros de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Alagoas. Em nota, os Bombeiros de Minas Gerais afirmaram que os militares israelenses também atuam na chamada "área quente".
De acordo com Aihara, a tropa da ajuda oferecida por Israel trouxe equipamentos para mapeamento de celulares, sonares, radar que detecta o tipo de material que está no local e drones ligados a satélites para mapear a área atingida. Um dos equipamentos israelenses é capaz de encontrar pessoas com vida a 30 metros de profundidade.
Com a lama cada vez mais sedimentada e menos fofa, as buscas ficam mais arriscadas. Para evitar que o corpo afunde, os bombeiros precisam rastejar. Apesar de a lama dificultar a sobrevivência, os bombeiros não descartam a possibilidade encontrar pessoas com vida.
Ajuda às famílias
As famílias afetadas pela tragédia vão receber celulares com chips com minutos de ligação e dados de internet.
Segundo o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Defesa Civil, 300 celulares com chips vão ser disponibilizados pelo governo federal. As famílias devem ir nesta terça ao Espaço Conhecimento de Brumadinho, a partir das 16h, para buscar os aparelhos. Os moradores devem levar documentos que comprovem o parentesco com as vítimas.
A Polícia Civil de Minas Gerais diz ainda que um cartório foi instalado no Instituto Médico Legal (IML) para facilitar o registro dos corpos que são liberados.
Animais na lama
Até o momento, mais de 26 animais foram resgatados e estão recebendo cuidados. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outros órgãos acompanham. A Defesa Civil afirma que eles são levados a um sítio da região, onde recebem tratamento, alimentação, medicamentos e são assistidos por veterinários.
Em nota, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais informa que há animais vivos nas áreas afetadas. "Eles estão recebendo alimentação, água e cuidados, até que seja possível resgatá-los", diz o comunicado.
O órgão informa ainda que "em nenhum momento houve autorização por parte do Gabinete Militar do Governador/coordenadoria Estadual de Defesa Civil para o abate de animais aleatoriamente ou por meio de métodos em desacordo com as normas".
Questionado os casos de abate, o tenente dos Bombeiros Pedro Aihara afirmou que "em alguns casos, o resgate não é viável pelo sofrimento do animal".
"É mais interessante optar pela eutanásia. No caso de alguns animais, que sofreram fraturas e perfurações, não é ético insistir. Seguimos as determinações e normativas. O abate só é feito após uma análise bastante cuidadosa e quando é devidamente autorizada. Via de regra, é feito com injeção letal, mas outras situações específicas devem ser analisadas. O Corpo de Bombeiros tem essa preocupação também."
Segundo autoridades, o abate é feito com injeção letal, geralmente, mas isso pode mudar de acordo com a logística.
Em nota, a Polícia Rodoviária Federal, que também atua no local da tragédia de Brumadinho, informou que, nesta segunda-feira, uma de suas equipes sobrevoou a região à procura de animais. "Seguindo os protocolos estabelecidos para este tipo de situação, a equipe estava acompanhada de veterinários que faziam análise e triagem dos casos", diz o texto.
O comunicado cita que "lamentavelmente, durante a triagem dos animais, foram encontrados três casos específicos de bovinos atolados na lama, em estado de exaustão e com fraturas de membros". "Após análise da equipe veterinária, considerando a impossibilidade de adoção de outras medidas, foi tomada a decisão pela eutanásia daqueles animais. O procedimento foi orientado e supervisionado pela equipe veterinária sob a coordenação do comando da operação de resgate."
Nesta segunda-feira, a Juíza Perla Saliba Brito determinou que a Vale começasse imediatamente a cuidar do resgate de animais atingidos pela tragédia.
Barragem monitorada
A barragem 6 da Vale, que sofreu impacto com o rompimento da barragem que se rompeu, é monitorada e está estável.
"Não existe risco de rompimento", afirmou o tenente Aihara, ao dizer que a barragem 6 está com volume de 118 mil m³ w que o esvaziamento ainda é feito e deve durar mais 10 dias.
Ação contra a Vale nos EUA
Nesta terça, um escritório de advocacia entrou com ação contra a Vale e executivos nos Estados Unidos, sob alegação de que a mineradora mentiu ou omitiu informações sobre suas operações dos investidores, causando a eles enormes perdas financeiras após o rompimento da barragem em Brumadinho.
Na véspera, o escritório de advocacia americano Bronstein, Gewirtz & Grossman havia anunciado a abertura de investigação privada coletiva contra a mineradora.
Bombeiros retiram o corpo de uma das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) — Foto: Mauro Pimentel/AFP

Motorista sai para trabalhar em Salvador e é encontrado morto perto de Serrinha




“Temos 99% de certeza, mas 99 não é 100. A família já reconheceu o corpo pelas vestes e cicatrizes mas estamos aguardando o exame das impressões digitais só pra confirmar que é ele, por conta do estado em que o corpo se encontra”, destacou o delegado. Ainda segundo ele, a autoria e motivação do crime são desconhecidas
Renan desapareceu após sair de casa em Salvador, na manhã de sexta-feira (25/1). Desde então, familiares, que não sabem se ele viajou a pedido da plataforma, pediam ajuda para localizar o motorista. O veículo dele foi encontrado nesta segunda-feira (28/1), no bairro de Pau da Lima. A suspeita é de que o crime tenha sido planejado.

Operação no centro de Seabra captura homem com arma e drogas


Equipes da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) prenderam em flagrante, na noite desta segunda-feira (28), Marcos Aurélio Reis Oliveira Farias, apelidado de ‘Marquinhos’, 21 anos, no centro de Seabra, com uma espingarda e várias embalagens de maconha.

Os policiais chegaram a Marquinhos após receberem denúncia de tráfico de entorpecentes naquela área da cidade. Abordado, ele levou a guarnição ao bairro de Nossa Senhora das Graças e indicou onde tinha escondido a arma e o restante das drogas, cerca de um quilo de maconha.


De acordo com o delegado Marcelo Aguiar, titular da 1ª Delegacia Territorial, parte das drogas estava pronta para distribuição. Marquinhos também foi autuado por posse irregular de arma.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Serrinha: Mais uma edição do forró da 3ªidade


Dois mortos em Águas Claras: submetralhadora e pistola apreendidas em confronto com Rondesp


Uma submetralhadora, uma pistola, 22 pinos de cocaína e 33 peras de crack. Esse foi o resultado de uma ação de guarnições das Rondes Especiais (Rondesp) Central, na localidade do Labirinto, no bairro de Águas Claras, na manhã desta segunda-feira (28).

De acordo com o capitão Éder Silveira, comandante em exercício da unidade, os policiais militares foram até o local após receberem uma denúncia anônima. “Fomos averiguar e um grupo de cerca de dez suspeitos começaram a atirar na direção das viaturas, quando se iniciou o confronto”, explicou o oficial.

Ainda segundo ele, após a troca de tiros, dois homens baleados foram encontrados no chão, chegaram a ser socorridos para o hospital Eládio Lasérre, em Cajazeiras, mas não resistiram aos ferimentos. As armas e as drogas foram apresentadas na Corregedoria da PM, onde também foi registrado o auto de resistência.

PF assegura que esquema na Agência Nacional de Mineração não envolvia barragens




Após a Polícia Federal deflagrar a Operação Terra de Ninguém, nesta segunda-feira (28), para desarticular um esquema de corrupção identificado dentro da Gerência Regional baiana da Agência Nacional de Mineração (ANM), o superintendente regional da PF, Daniel Justo Madruga, tranquilizou a população e explicou que dentre os processos investigados nenhum é de mina, não correndo o risco do que aconteceu em Brumadinho, em Minas Gerais, quando houve o rompimento de uma barragem do Vale.
"Nos processos que identificou esse possível pagamento de propina para agilização e até mesmo reversão de resultado negativo, nenhum desses processos identificados é de uma mina grande, que tivesse barragem, ou alguma coisa que colocasse em risco a população", afirmou o superintendente.
O delegado regional de Investigação de Combate ao Crime Organizado, Fernando Berbet, explicou que os processos alvos de investigação são de extração mineral. O pagamento de propina era para agilizar os processos administrativos e reversão de de decisões contrárias aos interesses de empresários que se dispunham a efetuar esses pagamentos ilícitos.
"A gente tem casos de guias demorando dois, três anos para serem analisadas e outras de dez dias, cinco dias, uma diferença muito grande", explicou Berbet.
Investigação
A investigação começou em 2017, após uma denúncia, e culminou em 22 mandados de busca e apreensão em salvador e Lauro de Freitas, Região metropolitana de Salvador. Segundo a PF, ao longo das investigações foi possível constatar que servidores da ANM em Salvador recebiam vantagens indevidas para priorizar o andamento de determinados processos administrativos e até mesmo para modificar decisões contrárias aos interesses de empresários que se dispunham a efetuar esses pagamentos ilícitos.
O delegado afimrou que seis servidores da ANM, entre eles o atual gerente regional e os dois antecessores, estão sendo investigados. Além deles, três responsáveis técnicos, geólogos particulares das empresas de mineração, estão entre os suspeitos. Eles seriam os responsáveis de fazer a ponte entre as empresas e os servidores para os pagamentos de propina, que podiam ir de R$ 500 a R$ 10 mil, dependendo da complexidade do ato.
Ainda de acordo com Berbet, o prática tinha viés político, já que os dirigentes do órgão atuava para beneficiar empresários ligados ao grupo político responsável por sua indicação para o cargo.

Operador chora ao comandar escavadeira em desapropriação na Massaranduba; assista


O operador que comandou a retroescavadeira durante desapropriação que aconteceu na manhã desta segunda-feira (28/1), no bairro da Massaranduba, em Salvador, chorou durante a ação. As imagens foram flagradas pela TV Aratu.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuo
Nas imagens é possível ver o funcionário emocionado e resistente para entrar na máquina. O governo estadual destacou ainda que o terreno dará lugar a um condomínio popular, com 174 apartamentos.

Serrinha: Forró da 3ª Idade no povoado de Regalo

OS moradores do pov. do Regalo zona rural desse município tiveram uma tarde animada com o grupo de Forró da 3ªIdade sobe a coordenação de Nete .

Como sempre costumo falar, o forró não é frequentado só por idosos gente de todas idades marcam presença para dançar . Aqui está a comprovação do qui falamos , essa garotinha também estava com suas coleguinhas no forró , observem a reação da Sayta quando todos cantam seus parabéns .


Blog Embusca da Noticia
Nem Silva

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Instituto Baleia Jubarte registra presença de 43 botos-cinza em rio no sul da Bahia


Crédito da Foto: Indivíduo C#3, conhecido e monitorado há 16 anos pelo IBJ, foi avistado com filhote no Rio Caravaleas no último dia 6 de dezembro | divulgação


Quarenta e três botos-cinzas foram flagrados no Rio Caravelas, no sul da Bahia, em monitoramento realizado em dezembro de 2018 pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ). Um destes animais, conhecido como C#3, é monitorado há 16 anos pela equipe do Instituto e, desta vez, estava acompanhado de seu filhote.

O monitoramento realizado pelo IBJ acontece em cumprimento à condicionante 2.8 – L.O. 898/09 de 23/12/2009 e renovada em 16 de março de 2015, e serve para assegurar as condições de vitalidade e procriação na região, onde há operação de barcaças que transportam madeira, incluindo o Canal do Tomba, que passa por processo periódico de dragagem para assegurar a navegabilidade.

Anualmente são realizados vários monitoramentos no local, dentre eles o do boto-cinza (Sotalia guianensis). Também são monitorados o banco camaroneiro, os corais e a turbidez da água, entre outros aspectos analisados. Os monitoramentos são acompanhados pelos órgãos ambientais competentes e atendem a 36 itens de condicionantes ambientais. Seus resultados atestam que a dragagem não interfere na qualidade da água, da vida marinha e dos balneários próximos.

Cinco presos e três suspeitos morrem em operação policial em Tobias Barreto (SE)

Uma operação desencadeada conjuntamente pelas Polícias Civil e Militar na região Centro Sul de Sergipe culminou com a morte de três suspeitos e a prisão de cinco outras pessoas acusadas por envolvimento com o tráfico de drogas e prática de homicídio. De acordo com informações do tenente-coronel Alexsandro Ribeiro, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe, a operação foi desencadeada na madruga desta quinta-feira, 24, com o objetivo de cumprir mandados judiciais e de combater o tráfico de drogas, que está cada vez mais presente naquela região. Na operação, a equipe apreendeu drogas e três armas de fogo municiadas: um revólver de calibre 32, outro revólver de calibre 38 e uma escopeta de fabricação caseira.

Conforme o tenente-coronel, entre as pessoas presas, está uma mulher que seria a namorada de um dos suspeitos de comandar o tráfico de drogas em uma localidade conhecida como Baixada, na cidade de Tobias Barreto. O tenente-coronel informou ainda que, neste local, um suspeito identificado como Breno morreu, por ter reagido à voz de prisão, disparando tiros contra os policiais durante a operação. A namorada dele estava na residência e foi encaminhada à Delegacia de Polícia da cidade.

O segundo confronto ocorreu no bairro Santa Rita, também na cidade de Tobias Barreto. Neste local, um outro suspeito, que também teria reagido à voz de prisão, acabou baleado e morto. Conhecido como Keto, este segundo suspeito que morreu, é acusado por prática de homicídio ocorrido naquele município.

O terceiro confronto ocorreu no município de Lagarto, em uma localidade conhecida como Brejo, onde um dos suspeitos, conhecido como Danilo, foi atingido e também morreu. Ele é acusado por envolvimento na morte de um jovem conhecido como Alisson, crime registrado pela Polícia Militar na segunda-feira, 21, na cidade de Tobias Barreto.

Nesta operação, de acordo com informações do tenente-coronel Alexsandro Ribeiro, os policiais sergipanos se articularam com policiais baianos para cumprimento de mandado de prisão e conseguiram êxito, localizando o acusado por envolvimento com o tráfico de drogas, conhecido como Éverton, que estava escondido em no povoado Campo Grande, no município de Itapicuru, na divisa da Bahia com Sergipe.




Fonte: Portal Infonet
Fotos: Polícia Civil 

MÃE QUE PERDEU OS DOIS FILHOS EM TRÁGICO ACIDENTE NÃO RESISTE E MORRE.


Mais uma notícia trágica e de grande tristeza tomou conta da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã desta quinta-feira (24/01). Após o grave acidente de carro que vitimou fatalmente duas crianças da mesma família, agora chegou a vez de sua mãe se despedir desta terra e ir de encontro aos seus filhos no céu.

A dona de casa Edielma Santos estava internada em estado grave no Hospital de Alagoinhas, com diversas lesões provenientes do impacto da batida entre o seu carro e um segundo veículo, durante o acidente em um trecho da Linha Verde, na manhã do último sábado (19/01).

No veículo estavam Edielma, seu irmão, seu esposo e os dois filhos do casal, Akemile, de 5 anos e Alexandro Filho, de 10. Após colidir de frente, o veículo ainda capotou e bateu sua parte lateral em uma arvore, ficando completamente destruído.

Edielma e as crianças, que estavam no banco traseiro foram quem mais sentiram o impacto da batida. As crianças vieram a óbito ainda no local e ela foi encaminhada, ainda inconsciente, ao Hospital de Alagoinhas, onde permaneceu internada até a manhã desta quinta-feira, quando não resistiu aos ferimentos e também faleceu.

Akemile e Alexandro Filho foram sepultados na segunda-feira seguinte ao acidente, no Cemitério São Miguel, em Simões Filho. Já Edielma será sepultada nesta sexta-feira (25/01). O local do velório e o horário do sepultamento ainda não há confirmação, visto que a família ainda está realizando os tramites legais.

De acordo com informações colhidas pelo SIMÕES FILHO ONLINE, a dona de casa chegou a demostrar uma boa reação ao tratamento durante a semana, mas por causa de uma perfuração no pulmão, o quadro de saúde foi se agravando e ela acabou perdendo a luta pela vida.

Se a perda dos filhos já foi um fato de grande consternação e sofrimento para o pai de família Alexandro Alves Santos, que também sofreu o acidente, mas saiu sem ferimentos graves, imagine agora sabendo que sua companheira também se foi, restando apenas as lembranças da família alegre, indo visitar parentes em Aracaju, quando a vida resolveu lhes pregar uma peça, levando embora tudo que ele tinha de mais valioso. Edielma residia na comunidade da quadra 08, no bairro Cia I.

Unidades do SAC no interior funcionam neste sábado; veja cidades


Fonte: Da redação

Para atender à alta demanda da temporada, comum no verão e período de férias escolares, oito unidades da rede SAC passarão a funcionar aos sábados no interior da Bahia. Neste sábado (26/1), os postos que funcionarão são Alagoinhas, Barreiras, Vitória da Conquista (Conquista I), Feira de Santana I, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.

O horário de funcionamento varia de acordo com o posto. Alagoinhas, Barreiras, Conquista I, Feira I e Senhor do Bonfim abrem de 7h às 13h; Santo Antonio de Jesus, de 7h às 15h30; e Itabuna e Juazeiro atendem aos cidadãos de 9h às 14h.

Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o Portal SAC, além do aplicativo e site do SAC Digital, bem como central telefônica de atendimento, através do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

Cerca de 200 pessoas estão desaparecidas em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros confirmou na tarde desta sexta-feira que pelo menos 200 pessoas estão desaparecidas depois da tragédia na Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Vários órgãos, principalmente os de segurança, estão no local para definir estratégias de atendimento.

 Um posto para arrecadação de alimentos também foi montado na Faculdade Asa, de Brumadinho. 

  A operação mobiliza 51 bombeiros e seis aeronaves, que estão resgatando várias pessoas ilhadas em diversos pontos a todo momento.

   Mais cedo, a Vale confirmou, por meio de nota, que havia empregados na área administrativa, atingida pelos rejeitos. A mineradora informa que o fato indica a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas.

Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida. A empresa avisa que o resgate e os atendimentos aos feridos estão sendo feitos no local pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil.

 “Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente. A prioridade máxima da empresa, neste momento, é apoiar nos resgates para ajudar a preservar e proteger a vida de empregados, próprios e terceiros, e das comunidades locais. A Vale continuará fornecendo informações assim que confirmadas”, diz o texto.

Três bandidos são mortos e um é preso após assaltos em Serrinha


Suspeito preso reside no Entroncamento de Ichu, em Serrinha









Um dos suspeitos morreu em consequência de ferimentos causados pelo capotamento; os outros dois trocaram tiros com os PMs
Três homens morreram após perseguição e troca de tiros com a Polícia Militar na BR-116, em Santa Bárbara, por volta das 22h desta quinta-feira (24). Segundo informações colhidas pela reportagem do Portal Cleriston Silva – PCS, quatro indivíduos realizam uma série de assaltos na cidade de Serrinha em um veículo Fox, de cor vermelha. A PM foi acionada e os suspeitos tentaram fugir pela BR-116, sentindo Feira de Santana.

Uma guarnição da CETO – Companhia de Emprego Tático Operacional – do 16º BPM fez o acompanhamento e acionou outra viatura do 2º Pelotão de Santa Bárbara, que montou uma barreira na entrada da cidade para interceptar os assaltantes. Perto da barreira policial, o veículo em que os criminosos estavam capotou e um deles morreu em consequência dos ferimentos causados pelo acidente. O suspeito teve a cabeça esmagada.

Os policiais se aproximaram do veículo para fazer o flagrante e outros dois homens – armados com revólveres calibre 38 – atiraram contra os PMs. Houve tiroteio e os dois acabaram baleados. Eles foram socorridos e levados para o Hospital Municipal de Santa Bárbara, mas não resistiram.


O quarto integrante do grupo conseguiu fugir pelo mato e foi preso pela PM na manhã desta sexta (25), quando andava na pista a procura de carona. Laércio Melo Silva, de 20 anos, residente no Entroncamento de Ichu, em Serrinha, foi levado para a sede da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e autuado em flagrante.

Além das armas, foram apreendidos dez celulares roubados, duas carteiras, cartões diversos, um CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo), dois RGs, um botijão de gás e o veículo Fox vermelho com restrição de roubo. Os três suspeitos mortos ainda não foram identificados.

PM apreendeu dois revólveres, celulares roubados, carteiras e cartões diversos

Medo de ser morto! Jean Wyllys abandona mandato e deixa o Brasil

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL), eleito para o seu terceiro mandato pelo Rio de Janeiro, vai deixar o cargo e sair do Brasil. De acordo com entrevista concedida à Folha de S. Paulo, ele pretende se dedicar à carreira acadêmica.
Segundo ele, que vive sob escolta policial desde o assassinato da companheira de partido Marielle Franco, o aumento das ameaças de morte o levaram a abandonar a missão na Câmara dos Deputados.
“O [ex-presidente do Uruguai] Pepe Mujica, quando soube que eu estava ameaçado de morte, falou para mim: ‘Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis’. E é isso: eu não quero me sacrificar”, justifica.
“Me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinete a esposa e a mãe do sicário”, afirma Wyllys. “O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim”, acrescenta.


O parlamentar, que está de férias no exterior, publicou uma mensagem de despedida nas redes sociais. “Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores”, disse.

Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração. Axé! ✊https://t.co/Xy6SyDNXDy pic.twitter.com/Tf6SGmZFHq
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) 24 de janeiro de 2019

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...