O Cariru é uma festa afro-descendente realizada em homenagem as pessoas que nascem gêmeas e, é, dada sempre na data dos seus respectivos aniversários . O texto aqui produzido, procura descrever o ritual da festa que aconteceu no dia 4 de fevereiro de 2018 na Comunidade negra rural dos Bró, localizado no município de Araci. A Comunidade dos Bró é formada basicamente por famílias negras que se estabeleceram nesse lugar há mais de 60 anos. O lugar é constituído por algumas dezenas de casas e as famílias se mantem economicamente com a criação de ovelhas, o trabalho no “motor” na retirada da fibra do sisal; e outras frentes de trabalho, como a colheita do feijão na região de Euclides da Cunha e a colheita do café no estado de Minas Gerais. A festa do Cariru tem inicio, já no dia anterior com o varrer dos terreiros, feito pelas mulheres da comunidade com as vassouras de ramos de alecrim do campo. No dia seguinte, ocorre a matança dos animais, galinhas e carneiros, que serão servidos durante a festa
Geralmente, no Cariru existe uma casa especifica, chamada casa de santo ou Seção ,onde é cuidadosamente ordenada e enfeitada com fitas coloridas feitas de papel crepom. Outro aspecto dos preparativos para a festa é a produção de coroas para as setes crianças, entre meninas e meninos, que irão utilizá-las durante o jantar , além de uma outra coroa para os aniversariantes da festa. O Cariru é uma festa comunitária que envolve uma gama de pessoas advindas de povoados e comunidades vizinhas que se reúnem para a preparação e o temperar dos alimentos. No momento de servir o jantar para as crianças, solta-se fogos de artifício que significa o anuncio do inicio da festa. Passa-se pela “mesa”, onde será servido o jantar, um incenso para purificar o ambiente. Uma essência perfumada também é passada nas pessoas que estão presentes. Um tapete é estendido ao chão , onde são acessas sete velas em uma bandeja e colocadas sobre o tapete, representando a mesa. Em seguida, a matriarca da casa, dona Barbina, convida sete crianças para sentarem-se ao redor do tapete. Já com as crianças devidamente dispostas com os seus ornamentos, junta-se a elas os pais dos aniversariantes gêmeos, e a partir daí tem inicio a distribuição do jantar acompanhado ao som de samba de roda compostas de músicas especificas para cada momento do ritual. A comida é constituída de vatapá, arroz, carne de galinha ou carneiro, quiabada (quiabo cozido), salada e purê de abobora. Na tradição do cariru não se utiliza talheres, portanto se come com as mãos. Ao termino do jantar, uma bacia contendo águia circula pelo espaço para que as pessoas lavem as mãos.
Foto: Nany Foto: Nany Costa e Daniel VLCosta e Daniel VL
No momento da lavagem das mãos canta-se uma cantiga especifica que diz: “ São Cosme e Damião vem lavar as mãos Todo mundo comeu Só eu não. e também: “ Ôh, vamos levantar Essa mesa sim sinhô Ôh, vamos levantar A mesa do orixá” Feito isso, a mesa é desfeita e começa a distribuição do jantar às outras pessoas presentes na festa.Em todo o momento , existe a entoação de cantigas de Santo Reis e samba de roda. Acontece, também a situação em que as pessoas dirigem-se um recinto menor, onde existe um altar com as imagens de são Cosme e Damião, e, a partir daí realiza-se as rezas e em seguida musicas, entre elas, algumas exclusivas para invocar o orixá. Portanto, a festa do Cariru é uma festa social e religiosa composta de ritos africanos e católicos que resiste a um leque de adversidades advindas do capitalismo moderno, entre eles, a devastação ambiental e o conseqüente esvaziamento do campo , a migração, a chegada das drogas seguidas por uma situação de violência e o avanço cada vez mais constante das igrejas pentecostais e neo pentecostais que contribuem para a descaracterização ou o desaparecimento dessa prática que é um patrimônio cultural de toda essa região.
Autores: Nany Costa e Daniel VL
Pedalada – Ecologia Audiovisual
Pedalada – Ecologia Audiovisual
Nenhum comentário:
Postar um comentário