quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

SOFRIMENTO: “Mataram meu filho”, desabafa moradora de Simões Filho .

SOFRIMENTO “Mataram meu filho”, desabafa moradora de Simões Filho no Facebook
“Mataram meu filho, ô meu Deus, dai-me força! Falta de conselho não foi, dei bons exemplos já para não se envolver com coisas erradas. Quem me conhece sabe da minha índole. Ô jesus, é triste meu Deus, jovem, jovem”, esse desabafo foi feito, por meio do Facebook, pela moradora de Simões Filho, a comerciante Cosmira Teixeira, 38 anos, após receber a triste notícia da morte do filho, Alex Amaral Fernandes, 19 anos.
Inconsolável e, ainda sem acreditar na perda que está sofrendo, a moradora do bairro de Vida Nova, Cosmira conta que seu filho conviveu com ela um certo tempo no município de Simões Filho, precisamente no bairro Luis Eduardo Magalhães, mais conhecido como Barreiro.
Há dois anos, o garoto teria ido morar com avó materna no Interior do Estado, mas atualmente ele morava sozinho e mantinha vida própria, onde estaria convivendo em más companhias, o que ajudou para que o mesmo tivesse sua vida ceifada.
SOFRIMENTO: “Mataram meu filho”, desabafa moradora de Simões Filho no Facebook
Os PMs reagiram e trocaram tiros com os jovens, que acabaram sendo baleados. Eles chegaram a ser socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiram aos ferimentos. Os mortos foram identificadas como sendo Alex Amaral Fernandes, 19 anos, ex-morador de Simões Filho, os amigos dele: André Peixoto da Silva, 18 e Gabriel Quirino Rodrigues, 20 anos.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Eunápolis para a realização de necropsia. Segundo a Rondesp, foram apreendidos três revólveres, cocaína, maconha, crack, uma balança de precisão e pinos vazios para acondicionamento de cocaína. O material foi apresentado na delegacia local.

Diocese de Camaçari realiza encontro de formação para leigos


A primeira formação ocorreu no último sábdo (24).
No Ano Nacional do Laicato a Diocese de Camaçari realizará mensalmente encontros para formação e animação dos leigos. No último sábado (24) aconteceu o primeiro momento, tendo como base o documento 105 da CNBB "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade".
A formação reuniu fiéis das diversas paróquias e teve como palestrantes o Padre Rafael Fornasier e o bispo Dom João Carlos Petrini.
O próximo encontro será realizado no dia 24 de março de 8h às 12h no Centro Diocesano São João Paulo II.
Fonte: Diocese de Camaçari*

Câmeras flagram trio roubando computador em loja de Serrinha


Três homens estão sendo procurados pela polícia de Serrinha por terem roubado um computador. Imagens captadas por câmeras de segurança da loja de móveis e equipamentos eletrônicos Magazine Luiza mostram como o trio agiu. Ação durou menos de dois minutos e nem mesmo as travas dos computadores inibiram a ação dos criminosos.

Nas imagens obtidas pelo Portal Cleriston Silva – PCS – é possível ver que os homens entram na loja como se fossem clientes interessados em comprar. Eles dispensam o atendimento dos funcionários e observam os produtos no balcão. Enquanto dois dos suspeitos ficam vigiando o movimento dos funcionários, o outro retira a trava do computador e, em seguida, coloca o aparelho dentro de um saco plástico amarelo, que é carregado pelo comparsa.

Depois, os três vão embora tranquilamente. Embora as investidas criminosas não sejam novas, a habilidade e audácia do trio chamou a atenção de um policial. “Você percebe que eles não se preocupam em esconder o rosto e abrem um saco desse tamanho para esconder o roubo no meio da loja sem serem percebidos”, comenta.

O flagrante foi feito às 13h desta quarta-feira (28). Até a publicação desta matéria, a polícia ainda não havia identificado os ladrões. O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT/Serrinha) e as imagens estão sendo analisadas para a identificação do trio.

Homem é preso ao tentar estuprar garota no Sudoeste baiano


Agentes de trânsito protestam por direitos trabalhistas

                                               Categoria quer adicional de periculosidade e plano de carreira (Fotos: Portal Infonet)


Thiago Marques Roseno afirma que dos 220 agentes do município, cerca de 60 ainda não receberam.

Os agentes de trânsito de Aracaju fizeram na tarde desta quarta-feira, 28, um protesto em frente ao Teatro Tobias Barreto. Eles reivindicam o pagamento do adicional de periculosidade e a elaboração de um plano de carreira para a categoria.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aracaju (Sindatran), Thiago Marques Roseno, de um total de 220 agentes do município, 60 estão há quase dois anos sem receber o adicional de periculosidade. “Hoje na SMTT, há agentes que ocupam um mesmo cargo, mas alguns recebem o adicional, enquanto outros estão sem receber. Estamos aqui nesse processo de mobilização para que possamos ser vistos pela atual gestão, já que não estamos conseguindo nem dialogar”, afirma.

O sindicalista explica ainda que o plano de carreira já é realidade em outros municípios do estado, a exemplo de Nossa Senhora do Socorro e Lagarto. “Queremos que seja regularizada essa situação em Aracaju, porque os agentes de trânsito estão todos os dias nas ruas garantindo a mobilidade urbana da população”, complementa.
Thiago Marques acrescenta que existe a possibilidade de a categoria realizar uma greve. “Esse foi o primeiro ato, mas não descartamos a greve, já que existe uma dificuldade na negociação”, declara.  Além da manifestação desta tarde, os agentes também realizaram um ato na Câmara Municipal de Aracaju, onde solicitaram o apoio dos vereadores para a causa da categoria.

SMTT
Em nota, a assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), informou que “a atual gestão está empenhada em analisar e atender as demandas dos agentes de trânsito, que prestam um serviço essencial para a população da cidade”.
Além disso, a assessoria declarou que “o superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, e o secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio, têm reuniões agendadas para tratar dos temas relacionados aos agentes, entre eles, o reajuste pleiteado". A assessoria disse també que "a realidade financeira da Prefeitura de Aracaju não permite uma resolução imediata”.
Por Yago de Andrade e Verlane Estácio

Bahia: Duas pessoas morrem em capotamento na BA-526 após deixarem velório.


PM apreende 2 kg de crack e 1 kg de cocaína em Santo Estevão


Policiais militares da 57ª Companhia Independente (CIPM), apreenderam uma boa quantidade de drogas por volta de 16h de terça-feira (27), na localidade conhecida como Fazenda Conga, zona rural de Santo Estevão.

Durante operação naquela localidade, os militares abordaram dois suspeitos que estavam em veículo Renault Sandero. Durante a revista no interior do carro foram encontrados 2 kg de crack e 1 kg de cocaína.

A dupla e a droga apreendida foram encaminhadas para a central de flagrantes.

Blog Central de Polícia, com informações e foto da Ascom/CPRL.

O Cariru em uma comunidade negra rural de Araci; artigo do Projeto Pedalada Visual

                                             

O Cariru é uma festa afro-descendente realizada em homenagem as pessoas que nascem gêmeas e, é, dada sempre na data dos seus respectivos aniversários . O texto aqui produzido, procura descrever o ritual da festa que aconteceu no dia 4 de fevereiro de 2018 na Comunidade negra rural dos Bró, localizado no município de Araci. A Comunidade dos Bró é formada basicamente por famílias negras que se estabeleceram nesse lugar há mais de 60 anos. O lugar é constituído por algumas dezenas de casas e as famílias se mantem economicamente com a criação de ovelhas, o trabalho no “motor” na retirada da fibra do sisal; e outras frentes de trabalho, como a colheita do feijão na região de Euclides da Cunha e a colheita do café no estado de Minas Gerais. A festa do Cariru tem inicio, já no dia anterior com o varrer dos terreiros, feito pelas mulheres da comunidade com as vassouras de ramos de alecrim do campo. No dia seguinte, ocorre a matança dos animais, galinhas e carneiros, que serão servidos durante a festa

Geralmente, no Cariru existe uma casa especifica, chamada casa de santo ou Seção ,onde é cuidadosamente ordenada e enfeitada com fitas coloridas feitas de papel crepom. Outro aspecto dos preparativos para a festa é a produção de coroas para as setes crianças, entre meninas e meninos, que irão utilizá-las durante o jantar , além de uma outra coroa para os aniversariantes da festa. O Cariru é uma festa comunitária que envolve uma gama de pessoas advindas de povoados e comunidades vizinhas que se reúnem para a preparação e o temperar dos alimentos. No momento de servir o jantar para as crianças, solta-se fogos de artifício que significa o anuncio do inicio da festa. Passa-se pela “mesa”, onde será servido o jantar, um incenso para purificar o ambiente. Uma essência perfumada também é passada nas pessoas que estão presentes. Um tapete é estendido ao chão , onde são acessas sete velas em uma bandeja e colocadas sobre o tapete, representando a mesa. Em seguida, a matriarca da casa, dona Barbina, convida sete crianças para sentarem-se ao redor do tapete. Já com as crianças devidamente dispostas com os seus ornamentos, junta-se a elas os pais dos aniversariantes gêmeos, e a partir daí tem inicio a distribuição do jantar acompanhado ao som de samba de roda compostas de músicas especificas para cada momento do ritual. A comida é constituída de vatapá, arroz, carne de galinha ou carneiro, quiabada (quiabo cozido), salada e purê de abobora. Na tradição do cariru não se utiliza talheres, portanto se come com as mãos. Ao termino do jantar, uma bacia contendo águia circula pelo espaço para que as pessoas lavem as mãos.
Foto: Nany Foto: Nany Costa e Daniel VLCosta e Daniel VL
No momento da lavagem das mãos canta-se uma cantiga especifica que diz: “ São Cosme e Damião vem lavar as mãos Todo mundo comeu Só eu não. e também: “ Ôh, vamos levantar Essa mesa sim sinhô Ôh, vamos levantar A mesa do orixá” Feito isso, a mesa é desfeita e começa a distribuição do jantar às outras pessoas presentes na festa.Em todo o momento , existe a entoação de cantigas de Santo Reis e samba de roda. Acontece, também a situação em que as pessoas dirigem-se um recinto menor, onde existe um altar com as imagens de são Cosme e Damião, e, a partir daí realiza-se as rezas e em seguida musicas, entre elas, algumas exclusivas para invocar o orixá. Portanto, a festa do Cariru é uma festa social e religiosa composta de ritos africanos e católicos que resiste a um leque de adversidades advindas do capitalismo moderno, entre eles, a devastação ambiental e o conseqüente esvaziamento do campo , a migração, a chegada das drogas seguidas por uma situação de violência e o avanço cada vez mais constante das igrejas pentecostais e neo pentecostais que contribuem para a descaracterização ou o desaparecimento dessa prática que é um patrimônio cultural de toda essa região.
Autores: Nany Costa e Daniel VL
Pedalada – Ecologia Audiovisual


Fatalidade: Menino gêmeo morre eletrocutado em Jequié. Homem sofre descarga ao ajudar

Uma fatalidade aconteceu no inicio da tarde de terça-feira (27) na Rua Bolivar Reis, próximo a Escola Eliel Mendes em Jequié. Duas crianças gêmeas que estavam em companhia da avó indo para escola, quando uma delas se soltou da mão da senhora e pegou num poste que fica ao lado de um muro e ficou preso, um rapaz que é motorista passava no momento tentou socorrer a criança levou um carga elétrica caindo. A criança chegou a ser socorrida levada por populares para a emergência do Hospital Geral Prado Valadares mais não resistiu a carga elétrica e morreu. O motorista foi socorrido pelas pessoas que chegaram ao local estava fora de perigo.


A policia militar foi chamada até o local para registrar a ocorrência. Uma pessoa ligada a família da criança que foi vitimada disse que já houve denuncias sobre o choque que estes postes estavam dando, mais ninguém tomou nenhuma providencia. A Policia Civil através da 9ª Coorpin deve apurar o que aconteceu e ver quem é responsável pelos dois postes ali instalados. A criança foi identificada como sendo Kaylon. Ari Moura.




terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Denúncias sobre as violações dos direitos humanos foram feitas nesta terça-feira, por uma procuradora do Trabalho da 11ª Região no Estado de Roraima .

De acordo com os cálculos da Prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, a cidade já abriga mais de 40 mil venezuelanos
TV Bandeirantes/Reprodução
De acordo com os cálculos da Prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, a cidade já abriga mais de 40 mil venezuelanos
Como resultado da crise no governo chavista de Nicolás Maduro, no país vizinho, mais de 40 mil cidadãos venezuelanos vieram para o Brasil, em busca de condições de vida melhores. Porém, ao invés disso, o que eles têm encontrado no nosso País é uma sequência de violações de direitos humanos. 

Desarticulada quadrilha de roubo de pneus que atuava em rodovias da Bahia

Foi deflagrada na manhã de hoje (27), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Federal (PF), a Operação “Estrada Livre”, que cumpriu 07 mandados de prisão nos estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais. Os presos fazem parte de uma organização criminosa responsável por mais de uma centena de roubos a veículos de carga nas rodovias da Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Tocantins.
Os criminosos agiam à noite ou nas primeiras horas da madrugada. Geralmente, quatro elementos fortemente armados rendiam motoristas de caminhões em postos de combustíveis ou pontos de apoio. Os alvos principais eram veículos em bom estado, pouco importando se estavam carregados ou vazios. Em seguida, o caminhão era levado para estradas de terra, onde outros membros da quadrilha faziam a retirada dos conjuntos rodas/pneus. 
Uma Combinação de Veículos de Carga (CVC) comum nas rodovias como o bitrem, por exemplo, pode ter até 34 pneus, sem contar os estepes. Com a ajuda de outros integrantes da quadrilha, entre três e cinco elementos, todos os pneus da CVC eram retirados em um tempo que variava entre uma e três horas. Um caminhão baú, caçamba ou outro veículo de menor porte era usado para levar os pneus.
Cada pneu de uma carreta custa em média R$ 1.600,00, mais aproximadamente R$ 400,00 da roda ferro. Em alguns modelos, em que a roda é de alumínio, somente essa peça custa R$ 1.000,00. Assim, em cada roubo, a quadrilha gerava um prejuízo entre R$ 68 mil e R$ 88,4 mil, isso sem considerar pneus sobressalentes, rádios, demais peças, dinheiro e pertences pessoais.

Sob forte ameaça, amarrados e por vezes agredidos, os caminhoneiros tinham também subtraídos ainda os seus pertences pessoais, rádios, outras peças de fácil retirada e dinheiro.
Entre 2016 e 2017, estima-se que a quadrilha presa hoje foi responsável por 124 assaltos em rodovias da Bahia, gerando um prejuízo direto de aproximadamente R$ 6.200.000,00. Ações como essas provocam outros efeitos nocivos como atraso nas entregas, sensação de insegurança nos motoristas, encarecimento do frete, entre outros.

As rodovias onde a quadrilha mais atuava eram a BR 242 e BR 101, mas também há registros de investidas na BR 116, na BR 324 e na BR 110.

Fonte: PRF, com fotos de Sotero Filho.

Vera Lúcia é pré-candidata a presidência pelo PSTU

A sergipana Vera Lúcia é a pré-candidata do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) a Presidência do Brasil. A decisão foi tomada pela direção do partido e a pré-candidatura será lançada oficialmente no mês de abril, durante a Conferência Nacional da sigla.



“Essa é uma decisão da direção do partido, que vem sendo discutida há algum tempo, e deve ser
 ratificada na Conferência Nacional que acontece em abril”, confirmou Vera Lúcia.


“Essa é uma decisão da direção do partido, que vem sendo discutida há algum tempo, e deve ser ratificada na Conferência Nacional que acontece em abril”, confirmou Vera Lúcia.

Vera Lúcia acredita que ter um programa de governo socialista, faz da sua candidatura algo desafiador. “É um programa diferente daqueles que são apresentados pelos demais candidatos. É um programa socialista que tem como tarefa central chamar os trabalhadores para se rebelar contra os ataques que vem sendo desferidos ao longo dos anos. Algo revolucionário contra todo tipo de preconceito, discriminação e exploração”, explicou.

A pré-candidatura tem como vice-presidente, Hertz Dias, também do PSTU, professor do Maranhão que é ativista do Movimento Negro.
Por Verlane Estácio

HOMEM É PRESO COM VÁRIAS ARMAS DE FABRICAÇÃO CASEIRA E MUNIÇÕES EM BARREIRAS

Por volta das 17h50 desta segunda-feira (26), uma equipes da RONDESP-OESTE realizava patrulhamento tático no Bairro Vila Brasil, em Barreiras, quando deparou com um indivíduo, foi feita a abordagem mas nada foi encontrado.

Ao ser indagado sobre uma propriedade que fica em frente a casa do mesmo, ele disse que seria a garagem da sua avó e que guardava uma espingarda no seu interior.

A guarnição manteve contato com a proprietária que autorizou entrar e pegar a referida arma. No local foi encontrado uma espingarda calibre 40, uma espingarda tipo bate bucha fabricação caseira, uma arma de fabricação caseira aparentando uma metralhadora, duas munições calibre .38 uma intacta e uma picotada, dois cartuchos de espingarda calibre 36, um de calibre 20 e um cartucho calibre 12.

Todo o material foi apresentado à DP juntamente com o indivíduo que confessou ser o dono do material, para medidas de praxe.

Eleitores têm segunda chance para fazer recadastramento biométrico


Secretaria da Educação da Bahia abre inscrições para vagas de porteiro

A Secretaria da Educação da Bahia abriu concurso público para a seleção de porteiros. No total, são oferecidas 691 vagas, no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Há 

oportunidades também para Camaçari, Mata de São João, Pojuca, Catu e Entre Rios.
inscrição é gratuita e pode ser feita na internet (opção no fim da matéria), até a segunda-feira (5). O prazo começou na segunda (26). 
Confira o edital no fim do texto.

Após a inscrição, os candidatos passarão por avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. Não haverá aplicação de provas. O processo será realizada entre os dias 13 a 27 de março, com base nas informações prestadas por meio da ficha de inscrição e dos documentos apresentado.


O contrato é de até 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período. A remuneração total é de R$ 1.283,91, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Há vagas em 499 cidades da Bahia. [veja lista completa no final do edital]

Após a homologação do resultado final da seleção, os candidatos aprovados serão convocados conforme distribuição de vagas por meio de edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.

Bandidos são flagrados arrombando loja de celulares em Coité.



Na madrugada desta terça-feira (27), bandidos arrombaram uma loja de celulares no centro da cidade de Conceição do Coité e roubaram diversos aparelhos do estabelecimento. Câmeras de segurança da loja autorizada da Tim flagraram a ação dos criminosos por volta das 3h15 e mostram o momento em que três homens invadem o local. 

A quadrilha era formada por cinco homens e duas mulheres, que chegaram em dois veículos utilizados em seguida para fuga. De acordo com informações, o proprietário da loja afirmou que cerca de 100 celulares foram roubados, o que gerou um prejuízo em torno de R$ 80 mil.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Jaques Wagner se defende de acusações feitas pela PF


Rui defende Wagner e diz acreditar na 'lisura' do petista

Rui disse que as obras da Arena foram as mais baratas dos estádios construídos no Brasil (Foto: Xando Pereira l Ag. A TARDE)
O governador Rui Costa disse que acredita na "lisura" do ex-governador Jaques Wagner, que foi um dos alvos da Operação Cartão Vermelho, instaurada na manhã desta segunda-feira, 26, pela Polícia Federal (PF).
"Tenho absoluta confiança na lisura de tudo que foi feito porque conheço o ex-governador Jaques Wagner há 35 anos e sei da sua correção", afirmou Rui Costa, a respeito das supostas irregularidades na licitação da demolição e construção da Arena Fonte Nova, que teriam acontecido durante o mandato do ex-gestor da Bahia.

Rui também diz possuir dados que comprovam que as obras do estádio foram as mais baratas do Brasil. " O processo de investigação comprovará a 'lisura' do que foi feito, até porque as informações, os dados e números que tenho e vocês podem comparar que foi o mais barato seja por metros quadrados ou por acentos", falou.

O petista ainda disse que"isso por si só merece destaque porque foi construído com um equipamento por menor preço em relação a qualquer outro estádio do Brasil", finalizou.

Operação

A Operação Cartão Vermelho investiga suposto superfaturamento na obra de demolição e construção da Arena Fonte Nova. De acordo com a investigação,  Wagner teria recebido R$ 82 milhões em propina para beneficiar as construtoras Odebrecht e OAS.

A ação foi deflagrada nesta segunda, quando foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Entre eles, um na casa do ex-governador, que resultou na apreensão de documentos, 15 relógios de luxo e celulares.

O advogado de Wagner disse que só vai se pronunciar após ter acesso ao inquérito policial.
Veja também:

Inscrições para o Fies terminam na quarta-feira

                                                             
No total, serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil para o primeiro semestre de 2018 (Foto: Agência Brasil) 
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam na próxima quarta-feira, 28, às 23h59. O programa é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece crédito para custear a mensalidade de estudantes interessados em cursar o ensino superior em instituições privadas. Os contratos vão seguir as novas regras do programa, aprovadas no ano passado. No total, serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil para o primeiro semestre de 2018.
Os recursos do financiamento são destinados a financiar alunos em cursos superiores privados, desde que tenham avaliação positiva junto ao MEC. O montante a ser pago depende de uma fórmula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do candidato. No início do mês, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento: máximo de R$ 30 mil e mínimo de R$ 300 por semestre.
As condições do financiamento são estipuladas entre o banco que irá conceder o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno. O estudante começará a pagar a dívida após a formatura e o valor da parcela dependerá de sua renda.
Pode se inscrever quem teve média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tirou zero na redação. Outra exigência é se encaixar dentro dos limites de faixa de renda estabelecidos para o programa.
As inscrições devem ser feitas pelo site do MEC. O candidato deve fornecer o número do CPF, a data de nascimento e um e-mail válido. Além disso, deve informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas exigências do programa.
Modalidades
O governo oferta duas modalidades de financiamento (Fies e P-Fies), estruturadas em três faixas. O Fies abrange a primeira, que contempla alunos com renda familiar bruta de atê três salários mínimos por pessoa. Neste caso, as parcelas terão apenas a reposição inflacionária, com juro real zero.
O P-Fies contempla as segunda e terceira faixas. A segunda é destinada a alunos com renda de até cinco salários mínimos por pessoa nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já a terceira é voltada a estudantes com o mesmo teto de renda familiar nas demais regiões. Nesses dois casos, os juros serão um pouco acima da inflação.
A expectativa do MEC é atender 310 mil alunos, sendo 100 mil na faixa 1, 150 mil na faixa 2 e 60 mil na faixa 3.
Calendário
Após o encerramento das inscrições, no dia 28 de fevereiro, serão divulgados os resultados de pré-seleção e as listas de espera. A modalidade FIies disponibilizará os nomes no dia 5 de março, enquanto a P-Fies tornará público os contemplados no dia12 de março.
Quem for pré-selecionado na modalidade Fies terá de 6 a 8 de março para fazer a complementação da inscrição. Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre o calendário ou outros aspectos da seleção, o candidato deve acessar o site oficial do programa.
Fonte: Agência Brasil

PM captura dupla que ameaçava moradores em Iraquara

Uma dupla de criminosos que ameaçava moradores da zona rural da cidade de Iraquara foi capturada, na noite de domingo (25), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 22 e munições.
                             
Henrique Santos Souza, 23 anos, e Joab Araújo da Silva, 21, foram presos, no povoado Matinha do Cerco. Moradores denunciaram que a dupla ostentava a arma de fogo e ameaçava os vizinhos.

"Que sirva de exemplo para outros criminosos. Iremos na zona rural a qualquer hora para proteger os baianos", informou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos.

Os criminosos, arma e munições foram apresentados, na Delegacia Territorial de Seabra.

Fonte: Ascom / Alberto Maraux     

Quadrilha incendeia veículos, tenta assaltar mineradora e espalha terror em Teofilândia


Caminhão foi incendiado para dificultar a ação da polícia
Um grupo formado por cerca de 50 criminosos armados invadiu a mineradora Yamana Gold para roubar ouro, na madrugada desta segunda-feira, 26, na cidade de Teofilândia, na microrregião de Serrinha. De acordo com a comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Gilson Paixão, a quadrilha estava dividida em pelo menos sete pick-ups.

Armados com fuzis AR 15 e ponto 50, arma com potência para derrubar aviões, além de granadas e dinamites, o bando usou um caminhão baú roubado para derrubar o portão da guarita da mineradora e acessar o interior da empresa.

Em uma ação coordenada, a quadrilha se dividiu em grupos para bloquear os principais acessos à mineradora e impedir a ação da polícia durante o roubo. Para o comandante da PM, os criminosos estudaram os acessos e até a rotina da empresa, pois o ataque ocorreu durante a troca de turno, por volta de 00h. 

Antes de invadir a mineradora, os criminosos renderam dois carreteiros na BR-116/Norte e os obrigaram a atravessar os caminhões nas proximidades do Núcleo Habitacional Teofilândia, interditando a estrada de acesso à empresa. Uma Caminhonete Mitsubishi L200, usada pelos bandidos, também foi usada para bloquear a estrada.

Quadrilha usou um caminhão para derrubar o portão da empresa
Logo após a invasão, guarnições do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Serrinha), da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Leste) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste) foram acionadas e estiveram no local. “Os nossos policiais tiveram que fazer uma volta por Barrocas para conseguir chegar na mineradora, pois os acessos por Teofilândia foram todos bloqueados”, comentou Gilson Paixão.

Conforme a Polícia Militar, durante a abordagem, os policiais foram recebidos a tiros, e revidaram. No confronto, dois acusados foram baleados. Segundo informações iniciais, um deles foi atingido na boca e o outro, no abdômen. Mesmo assim, eles conseguiram fugir.

Ainda de acordo com o comandante do 16º BPM, cerca de onze funcionários da mineradora foram feitos reféns, sendo libertados durante a fuga dos criminosos na altura do povoado de Poço Grande, já na zona rural de Araci, a 20 quilômetros de Teofilândia. De acordo com a PM, o grupo não levou nada. Nenhum policial, funcionário ou refém ficou ferido.

Não há mais informações sobre o paradeiro do bando. O caso está sob investigação da Polícia Civil de Teofilândia.

Veículos foram incendiados para impedir o trabalho da polícia durante a ação dos bandidos
Veículos foram incendiados para impedir o trabalho da polícia durante a ação dos bandidos
Veículos foram incendiados para impedir o trabalho da polícia durante a ação dos bandidos
Veículos foram incendiados para impedir o trabalho da polícia durante a ação dos bandidos
De acordo com a Polícia Militar, o grupo não conseguiu roubar nada
Quadrilha usou um caminhão para derrubar o portão da empresa

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Órgãos se unem para prevenir população contra chuvas


Ato contra feminicídio reúne cerca de 300 pessoas em Serrinha


Amigos e familiares de mulheres assassinadas em Serrinha (a 185 quilômetros de Salvador) fizeram um ato contra o feminicídio neste sábado, 24. O protesto reuniu cerca de 300 pessoas no centro da cidade.

O grupo se concentrou inicialmente na praça Morena Bela por volta das 8h30 e fez uma caminhada de 1 km até a praça Luís Nogueira. Eles levavam frases como: "Não há adeus mais difícil do que aquele que sabemos que é para sempre", "Violência contra a mulher basta!!!" e "Violência Basta!! Não nos matem porquê somos mulher".

A morte de Daiane Reis Mota, 25, que estava grávida de 9 meses, foi lembrada. A jovem foi morta com um tiro na nuca dois dias antes da data prevista para o parto. O marido Adilson Prado Lima Júnior, 25, foi preso apontado como autor do crime. 

O pai de Daiane, Rubens Oliveira Mota, 56 anos, participou da manifestação ao lado da esposa, irmã e sobrinho. O corpo da gestante foi encontrado na manhã do dia seguinte ao crime por ciclistas que passavam pelo local. Na época, o suspeito afirmou para a família que desconhecia o paradeiro da esposa. Ele teria dito que saiu com a jovem, mas depois deixou ela no centro da cidade.

"Adilson nos enganou. Ele e o pai passaram a noite toda ajudando na busca pela minha filha, mas a polícia desconfiou quando ele foi prestar o depoimento depois que o corpo dela foi achado", relembrou Rubens.

Em depoimento à polícia, após ser preso no dia de 17 de dezembro, Adilson disse que suspeitava que Daiane estava grávida de outro homem, o que motivou o crime. Adilton foi levado para a carceragem do presídio em Serrinha, onde aguarda o julgamento.

O crime aconteceu no dia 16 de dezembro de 2017, numa área de mata conhecida como Barra do Vento, em Serrinha. De acordo com a advogada Ivana Silva de Santana, assistente de acusação contratada pela família de Daiane, o julgamento está previsto para acontecer no dia 16 de março, cerca de três meses depois do feminicídio. 

Familiares de Ana Paula Conceição Assis, 36, morta em 15 de abril de 2017, também participaram do ato. O crime também aconteceu no município de Serrinha. Ana Paula foi encontrada morta com perfurações de 49 facadas no bairro Campo do Matadouro e cerca de 10 meses após o crime, a polícia ainda não identificou o autor do feminicídio.

A irmã da vítima, Sidmara Conceição, 33 anos, que estava presente no protesto, disse que a família suspeita que Ana Paula foi morta por um homem com quem ela se relacionava. Contudo, eles não sabem a identidade do suposto parceiro da irmã.

Ana Paula morava sozinha no centro da cidade. Ele tinha três filhos de 20, 19 e 11 anos. As informações são do ATarde.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Estudante leva peixeira para a escola em Salvador


Homem é preso após usar pistola de plástico para roubar ônibus

Jovem alegou à polícia que é usuário de crack e roubava para comprar droga (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (23), quando assaltava um ônibus na Avenida ACM, nas proximidades do Detran, em Salvador. Ele fingiu ser vendedor de amendoim, levando um isopor, e usou uma pistola de plástico para anunciar o assalto.
De acordo com o coordenador do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivo (GERRC), José Nelis, uma equipe de policiais que retornava da operação Policarpo cruzou com o coletivo e percebeu o roubo.

Os policiais conseguiram render o assaltante, que foi levado para a Central de Flagrantes. Ele deve passar por uma audiência de custódia ainda nesta sexta-feira.

O coletivo onde ocorreu o assalto era da linha Vale dos Rios/ Centro. Com o assaltante, foram recuperados celulares, relógios, cartões de crédito e dinheiro das vítimas. O material foi devolvido aos passageiros, que contaram que o criminoso usou a arma para fazer ameaças de morte.

O assaltante, identificado como Everaldo Santos Pereira, de 26 anos, já tinha várias passagens por roubo. Ele alegou à polícia que praticava o crime porque é usuário de crack e usaria o material roubado para comprar droga.

Suspeitos de assaltar joalheria no Centro de Serrinha morrem em tiroteio com a PM


Suspeitos atiraram contra os policiais e foram baleados
Dois suspeitos de assaltar uma joalheria no Centro da cidade de Serrinha [ver matéria] morreram na noite desta quinta-feira (22), durante uma troca de tiros com policiais militares, no bairro Vila de Fátima.

Segundo a PM, a troca de tiros entre os policiais e os criminosos começou depois que uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada por moradores que perceberam a presença dos suspeitos na Rua Itiúba. Seis viaturas foram deslocadas para o local. Ao chegar no bairro, os policiais foram recebidos a tiros pelos criminosos e revidaram.

Conforme a PM, os suspeitos chegaram a ser socorridos para o Hospital Municipal de Serrinha (HMS), mas não resistiram aos ferimentos. A PM informou que, com os criminosos, foram encontrados dois revólveres - calibres 32 e 38 com oito munições deflagradas e uma picotada - e os objetos roubados na joalheria, sendo 86 correntes e pulseiras, 25 anéis, 5 relógios e 2 celulares. Uma moto Honda CG Titan 150, placa OZI-5510, licença de Alagoinhas, usada para praticar o assalto, também foi apreendida.

Moto usada para praticar o assalto foi apreendida
Um dos suspeitos foi identificado como Alex Conceição Santos, natural de Rio Real. O outro foi identificado apenas pelo prenome de Rodrigo e era natural de Alagoinhas. Uma mulher e uma adolescente que estavam com os suspeitos no local da troca de tiros foram conduzidas até a delegacia para serem ouvidas. A adulta reside na cidade de Biritinga e foi identificada como Liliane Souza de Brito, de 21 anos. Já a adolescente reside em Rio Real e foi identificada pelas iniciais P. O. S., de 17. Outros dois suspeitos conseguiram fugir do cerco policial.

Assalto - De acordo com a Polícia Militar, o assalto ocorreu por volta das 9h20, na Avenida Manoel Novais. Os assaltantes renderam o proprietário e um funcionário e roubaram joias, dinheiro e dois aparelhos celulares. Depois do roubo, eles fugiram atirando.

Um vídeo obtido pelo Portal Cleriston Silva – PCS – mostra a ação dos bandidos (veja abaixo). As vítimas relataram que um dos assaltantes ainda engatilhou a arma, apontou para eles e ameaçou atirar. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial (DT) de Serrinha. As informações e fotos são do repórter Reny Maia/PCS.

PM apreendeu dois revólveres e recuperou 86 correntes, 25 anéis, 5 relógios e 2 celulares

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...