'Prevenção ao suicídio' foi o tema da palestra realizada pela Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), com o apoio do Núcleo de Estudos e Atenção ao Uso de Drogas (Nead), em alusão ao Setembro Amarelo, mês destinado a alertar o aumento de problemas psicológicos que venham provocar o suicídio.
O evento ocorreu no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretária da Segurança Pública (SSP), na manhã desta terça-feira (27), e teve como público-alvo representantes da Segurança Pública e da Guarda Municipal, além de alunos da Faculdade da Cidade.
Segundo o major PM Antônio Honorato Barbosa, diretor-adjunto do Departamento de Promoção Social da Polícia Militar (DPS), o primeiro passo para a prevenção é discutir o tema com as forças de segurança em relação a própria vida do policial, como também em lidar com questões de salvamento de vítimas. “O conhecimento é importante, é preciso esclarecer a tropa dos riscos que a doença psicológica pode causar”, informou.
O aspirante BM Jurandir dos Santos Araújo, que trabalha na Unidade de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiro Militar, conta que recebe diversas ocorrências de pré-suicídio e que a palestra ajudará a tirar dúvidas sobre como agir com situações de atendimento ao cidadão. “O Bombeiro é um dos primeiros órgãos acionados em caso de tentativa de suicídio, então necessitamos estar sempre atualizados para atender da melhor forma possível à sociedade”.
“As Dimensões Psicossociais do Fenômeno do Suicídio”, palestra ministrada pela terapeuta ocupacional do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (Neps/Saseb), Maíra Oliveira, discutiu como a segurança pode tratar o assunto sem preconceitos. “É importante capacitar todas as forças que lidam com essa doença, para que se possa fazer um trabalho efetivo em favor de quem está em sofrimento”, ressaltou.
O objetivo da realização o Setembro Amarelo na SSP foi o de auxiliar a esclarecer dúvidas dos servidores sobre a prevenção ao suicídio, foi o que disse o superintendente de Prevenção à Violência, coronel PM Admar Fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário