segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mundo Novo: Suposto ‘lobisomem’ assusta moradores

Mundo Novo: Suposto 'lobisomem' assusta moradores
Foto: Reprodução / Macaubense Life
O aparecimento de uma determinada criatura tem deixado moradores de Mundo Novo, no Piemonte do Paraguaçu, de “cabelo em pé”.  O tal lobisomem teria sido visto em algumas ruas da cidade, de madrugada, por volta de 2h30. Um dos locais onde a suposta fera teria aparecido seria a rua Sapé, na zona urbana da cidade. Segundo o site Macaubense Life, algumas pessoas têm evitado sair de casa à noite, com medo de topar com o dito cujo.
Extraída do Bahia Notícias

Menina De Dois Anos Morre Após Ataque De Cachorros Em Itamaraju

Um dos animais que participou do ataque (Foto: Alexsandro Ferreira / Radar830)
Uma menina de dois anos morreu depois de ter sido atacada por dois cachorros na zona rural do município de Itamaraju, no Extremo Sul do estado. Segundo a polícia, a criança estava com a mãe quando foi atacada. A menina faria três anos em março.
O caso aconteceu por volta das 17h30, na Fazenda Marambaia, no bairro Corujão, próximo à entrada de Itamaraju. Segundo a polícia, a criança voltava com a mãe de um passeio em um rio quando um cachorro da raça pitbull começou a persegui-las. Mãe e filha correram, mas acabaram alcançadas pelo animal.
Ainda de acordo com a polícia, outro cachorro se juntou ao pitbull e participou do ataque. A menina não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo dela foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. A mãe da criança esteve na manhã de hoje na delegacia para ser ouvida.
Extraída do Correio

WhatsApp anuncia encerramento em 5 sistemas até o fim de 2016

Dentre os sistemas que deixarão de ter o aplicativo estão o BlackBerry e versões antigas do Android e Windows Phone
Dentre os sistemas que deixarão de ter o aplicativo estão o BlackBerry e versões antigas do Android e Windows Phone

Muito usado pelos brasileiros,o WhatsApp anunciou o fim do funcionamento no BlackBerry e outros sistemas operacionais. O anúncio foi anunciado no blog do aplicativo na última sexta-feira (26).
Os sistemas que deixarão de rodar o WhatsApp são o BlackBerry, versões antigas do Android (2.1 e 2.2), da Nokia (S40 e Symbian S60) e Windows Phone 7.1. De acordo com a empresa, o encerramento tem a ver com a mudança na maneira com que as pessoas usam o celular, desde 2009, quando o aplicativo surgiu.
“Cerca de 70% dos smartphones vendidos na época, possuíam sistemas operacionais desenvolvidos pela BlackBerry e Nokia. Os sistemas operacionais móveis oferecidos pela Google, Apple e Microsoft -- o que totaliza hoje em torno de 99,5% das vendas atuais -- estavam dentro de menos de 25% dos aparelhos celulares vendidos naquela época”, informou o WhatsApp.

A companhia informou que os sistemas não possuem mais capacidade para sustentar as melhorias que devem chegar ao aplicativo. Lançado em 2013, o BlackBerry 10 é a surpresa na lista, uma vez que foi a aposta do BlackBerry para retornar ao destaque no mundo dos smartphones.

Assim, terá suporte para o WhatsApp apenas o Android 2.3 ou versões mais recentes, iOS e Windows Phone 8.1 ou superior. A mudança deve ocorrer "até o final de 2016".

TRF da 1ª Região empossará Francisco Neves da Cunha no cargo de desembargador federal




O juiz federal Francisco Neves da Cunha, atual titular da  22ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), tomará posse no cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) nesta segunda-feira, dia 29 de fevereiro. A solenidade de posse será realizada às 17h, no Gabinete da Presidência do TRF1, localizado no Setor de Autarquias Sul (SAS), Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores, em Brasília/DF.
 
O novo membro do Tribunal ocupará a vaga, pelo critério de antiguidade, decorrente da aposentadoria do desembargador federal Candido Moraes ocorrida em 13 de outubro de 2015.
Fachada sede I
Natural de Paranaíba, em Mato Grosso do Sul, Francisco Neves da Cunha é pós-graduado em Economia, Ciência Política e Direito Público. Ingressou na Justiça Federal em janeiro de 1989; exerceu a magistratura nas Seções Judiciárias do Pará, do Amazonas, de Roraima do Amapá e do Tocantins; foi diretor do foro da SJDF no período de 2002 a 2003 e da Subseção Judiciária de Tabatinga/AM de janeiro a fevereiro de 2005. Além disso, atuou como membro do Tribunal Regional Eleitoral dos estados  de Roraima, do Amapá e do Tocantins.
 
O magistrado passa a integrar a composição dos 27 desembargadores federais do Tribunal. A jurisdição do TRF da Primeira Região abrange o Distrito Federal e 13 estados da Federação: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Camaçari: Vagas de trabalho para contratação imediata

.
.
•    Auxiliar de Limpeza - 06 meses de experiência - 2º Grau Completo - Experiência em CTPS como auxiliar de limpeza com experiência em varrição, limpeza de jardins/ Residente em Camaçari.
•    Costureira de máquinas industriais - 06 meses de experiência - 1º Grau incompleto -Imprescindível possuir experiência na função, operar maquina de braço 2 agulhas , overloque , galoneira e reta. Residente em Camaçari ou Dias D’Ávila
•   Serralheiro de esquadria de alumínio - 06 meses de experiência - 1º Grau completo - Experiência comprovada em CTPS / Residir em Camaçari/sede
•   Instrutor no ensino Profissionalizante - 06 meses de experiência - 3º Grau completo - Experiência comprovada em CTPS/ Licenciatura em Pedagogia, Recursos Humanos e afins // Residir em Camaçari / sede.
•   Professor de informática (no ensino superior) - 06 meses de experiência - 3º Grau incompleto - Está cursando ou ter bacharel em ciências da computação e afins // Residir em Camaçari / sede

•   Professor de Administrativo - 06 meses de experiência - 3º Grau completo - Experiência comprovada em CTPS/ Bacharel em Administração ou Ciências Contábeis e afins, Disponibilidade de horários e residir em Camaçari /sede.

•    Professor de inglês - 06 meses de experiência - 2º Grau completo - Experiência em CTPS // Imprescindível: ter domínio na linguagem escrita e oral // Desejável: nível superior ou técnico em inglês // Residir em Camaçari/sede // carga horária de trabalho flexível.
•    Vendedor Pracista (PCD) - 2 º Grau completo -  Vaga para pessoas com deficiência em um membro superior ou um membro inferior / Não exige experiência / Residir em Camaçari/Sede..
Os interessados devem comparecer na Unidade CIAT – Camaçari (Praça Desembargador Montenegro, s/n, Centro) de 2ª a 6ª, das 8:00hs às 17:00hs, levando Carteira de Trabalho, Identidade, CPF e comprovante de residência. OBS.: As vagas poderão ser preenchidas ao longo do dia.

Eduardo Cardozo decide deixar Ministério da JustiçaMinistro já confidenciou a interlocutores a intenção de deixar o cargo; deputados do PT reclamaram de cerco a Lula

Ministro confidenciou a interlocutores a intenção de deixar o cargo; deputados do partido reclamaram de cerco a Lula

Estadão Conteúdo

Alan Sampaio / iG Brasília - 24.11.15
 Cardozo não escondeu seu aborrecimento com ataques e afirmou que PT não entende o seu papel
Cardozo não escondeu seu aborrecimento com ataques e afirmou que PT não entende o seu papel

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, decidiu deixar o governo. Pressionado pelo PT após rumores de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria alvo de quebras de sigilos bancário, telefônico e fiscal no âmbito da Operação Lava Jato, Cardozo se sente injustiçado e resolveu entregar o cargo à presidente Dilma Rousseff.
No sábado, 27, Lula se queixou de estar sendo perseguido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público ao participar da festa de 36 anos do PT.
"Eu já fui prestar vários depoimentos. Recebi uma intimação de que, a partir de segunda-feira (hoje), vão quebrar meu sigilo bancário, telefônico, fiscal. O meu, da Marisa, do meu neto, se precisar até da minha netinha de um mês", disse o ex-presidente, sob aplausos. "Se esse for o preço que a gente tem que pagar para provar nossa inocência, que façam. A única coisa que quero é que, depois (…), me deem um atestado de idoneidade porque duvido que tenha alguém mais honesto que eu neste País."
A amigos com quem conversou ontem, Cardozo não escondeu o seu aborrecimento com os ataques e afirmou que o PT não entende o seu papel quando critica a falta de controle sobre a Polícia Federal. O ministro argumenta que a corporação tem autonomia para fazer investigações e ele só pode atuar em caso de violação de direitos.
No último dia 22, uma comissão de dez deputados federais do PT esteve no gabinete de Cardozo para fazer nova reclamação. Os parlamentares cobraram dele providências sobre as investigações relativas a Lula e pediram que a Polícia Federal centrasse fogo na apuração de denúncias contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Os petistas também disseram ao ministro ter certeza de que o objetivo da força-tarefa da Lava Jato era prender Lula e o criticaram até mesmo por tirar fotos com o "japonês da Federal", numa referência ao agente da PF Newton Ishii, que chegou a ser expulso da corporação em 2003 e foi reintegrado depois. Ishii se tornou conhecido por escoltar presos da Lava Jato.
Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e presidente da República, Dilma Rousseff
A prisão do marqueteiro João Santana, que fez campanhas de Dilma e Lula, também reforçou a pressão feita por setores do PT, com apoio do ex-presidente, para que Cardozo seja substituído.
No ano passado, Cardozo chegou a comunicar a Dilma a intenção de deixar o cargo, mas atendeu a um apelo da presidente e permaneceu no ministério. Já na época ele era alvo de críticas do PT por causa da Operação Lava Jato. Cardozo é um dos mais próximos colaboradores da presidente desde a campanha de 2010. Ocupa o Ministério da Justiça desde o primeiro mandato de Dilma.







Lula Marques/ Agência PT - 11.12.15
Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e presidente da República, Dilma Rousseff

A relação com Lula, porém, não é das melhores. Em reunião com deputados do PT e advogados no sábado, antes da festa de aniversário do PT, o ex-presidente voltou a se queixar do ministro. Mesmo sob ataque, Lula ainda é o nome que o PT conta para a eleição de 2018. O ex-presidente admitiu, no sábado, que, se necessário, será candidato para defender o seu legado e o PT.
Sigilos
O deputado Wadih Damous (PT-RJ), que se reuniu com Lula no sábado, confirmou que um dos temas da conversa foi a informação de que a Justiça determinaria a quebra dos sigilos bancários, fiscal e telefônico dele e de sua família. Questionado sobre a reação do ex-presidente à uma possível decisão judicial, Damous afirmou que "não há nenhum temor" em relação a isso.
Ele afirmou que o partido não tem "conhecimento do teor" dessa eventual medida. "Vocês (imprensa) sabem mais do que muitos advogados de defesa (de réus da Operação Lava Jato)", disse. O deputado, que é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio, sustentou que, se confirmada, a quebra de sigilo, "é um ato arbitrário, pois não é decorrente de indícios".
Na noite de sábado, ao chegar para a festa, na zona portuária do Rio, Damous afirmou que Lula "está indignado com essa campanha sórdida, essa publicidade opressiva". De acordo com ele, Lula chegou a brincar com a situação "absurda". "Poxa, eu sou dono sem ser", afirmou o ex-presidente, ao reiterar que não é proprietário do apartamento tríplex no Guarujá e nem do sítio em Atibaia (SP), alvos de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público. 

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Habilitação continua obrigatória para cinquentinhas na Bahia.

Habilitação continua obrigatória para cinquentinhas na Bahia
O diretor-geral do Departamento de Trânsito na Bahia (Detran-BA), Maurício Bacelar, afirmou ao G1 na tarde desta quarta-feira (28), em Salvador, que os condutores de veículos ciclomotores de cinquenta cilindradas, as chamadas “cinquentinhas”, continuam tendo que apresentar o documentação de habilitação para circular no estado. Há 16 dias, uma decisão preliminar da juíza Nilcéa Maggy, da 5ª Vara Federal em Pernambuco, definiu que o documento não seria mais obrigatório em todo o território nacional para condutores específicos deste tipo de veículo. Conforme Bacelar, o Detran na Bahia ainda não recebeu nenhuma norma do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão que normatiza os departamentos estaduais, como não foi notificado da decisão judicial. “Por isso, continuamos exigindo que condutores de ciclomotores sejam habilitados na categoria A e portem equipamentos de segurança”, afirmou. Para Bacelar, o estado enfrentaria retrocesso caso a decisão seja realmente normatizada. “Se por acaso essa decisão se confirmar, é admitir que menores pilote ela [a cinquentinha]. É um decisão contra a vida. Seria um retrocesso nas políticas de educação no trânsito”, ressaltou. Conforme Bacelar, mais de 75% do acidentes ocorridos na Bahia envolvem veículos ciclomotores. “É uma decisão que vai de encontro à proteção da vida”, afirmou. O G1 procurou o Denatran, a fim de obter um posicionamento sobre a aplicabilidade da decisão judicial, e não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Serrinha: Falta de fiscalização da embasa provoca desperdício de água e gera dano material.




As vezes quando passamos em um determinado, local e encontramos algo mal feito logo chegamos a conclusão quê aqueles moradores estão , insatisfeitos . Exemplo aqui onde este carro está travado por esse buraco já aconteceu de algumas vezes esse tubo , se romper por não suportar a força da água então isso deixa claro quê as vezes em quê, a equipe da embasa veio até esse local para solucionar esse problema , não fizeram um bom trabalho. O motorista desse carro, não estava no local quando o Blog em busca da noticia chegou, mais deu pra ver quê ele estava na contra mão e acabou caindo nessa armadilha por quê, de acordo com informações  colhidas pelo repórter Nem Silva , o local estava sem sinalização só água corrina naquele momento , quê ainda segundo a informações teria sido na noite de ontem .Ficando lá até o presente momento, agora com a palavra a embasa quê precisa colocar fiscais para, verificar como está sendo feito ou se está , sendo feito a manutenção das redes e melhorar mais a qualidade de seu serviço , porquê é como sempre digo .Trabalho mau feito povo insatisfeito , e agora só resta o dono do veículo correr atrás do prejuízo já dona embasa   procurar desenvolver um trabalho com qualidade.


                                                                       Foto Reportagem Nem Silva

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

TRF da 1ª Região empossará Francisco Neves da Cunha no cargo de desembargador federal

Fachada sede I
O juiz federal Francisco Neves da Cunha, atual titular da  22ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), tomará posse no cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) nesta segunda-feira, dia 29 de fevereiro. A solenidade de posse será realizada às 17h, no Gabinete da Presidência do TRF1, localizado no Setor de Autarquias Sul (SAS), Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores, em Brasília/DF.
 
O novo membro do Tribunal ocupará a vaga, pelo critério de antiguidade, decorrente da aposentadoria do desembargador federal Candido Moraes ocorrida em 13 de outubro de 2015.

Natural de Paranaíba, em Mato Grosso do Sul, Francisco Neves da Cunha é pós-graduado em Economia, Ciência Política e Direito Público. Ingressou na Justiça Federal em janeiro de 1989; exerceu a magistratura nas Seções Judiciárias do Pará, do Amazonas, de Roraima do Amapá e do Tocantins; foi diretor do foro da SJDF no período de 2002 a 2003 e da Subseção Judiciária de Tabatinga/AM de janeiro a fevereiro de 2005. Além disso, atuou como membro do Tribunal Regional Eleitoral dos estados  de Roraima, do Amapá e do Tocantins.
 
O magistrado passa a integrar a composição dos 27 desembargadores federais do Tribunal. A jurisdição do TRF da Primeira Região abrange o Distrito Federal e 13 estados da Federação: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

16° BPM/Serrinha lança Operação Sisal em Paz



O Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar (16º BPM), com sede na Cidade de Serrinha e responsável pelo policiamento ostensivo em mais treze cidades do Território do Sisal, justamente por isso conhecido como o “Guardião da Região Sisaleira”, dará início a partir desta sexta-feira (26), à Operação Sisal em Paz. 

De acordo com o Comando do 16º BPM essa será apenas a primeira fase da Operação, que tem por objetivo, antes de tudo, garantir a liberdade e o bem estar do povo sisaleiro, trazendo tranqüilidade e promovendo sensação de segurança nas comunidades. Para isso haverá um aumento da ação de presença da Polícia Militar nas ruas, durante a Operação.

Segundo o Tenente Coronel PM Gilson Paixão, Comandante do Batalhão, a Operação Sisal em Paz reúne, por um período de tempo, todas as outras operações menores que vêm sendo desenvolvidas de forma isolada pelo 16º BPM, a exemplo da Operação Sentinela do Sertão, da Operação Ronda Rural, da Operação Ronda Itinerante e da Operação Intensificação.

Essa proposta da Operação, a de aumentar a ostensividade do policiamento feito pelo 16° BPM, sincronizando as ações operacionais, tem como objetivo, além daqueles já elencados acima, reduzir a criminalidade, principalmente retirando de circulação o maior número possível de armas de fogo e coibindo o tráfico de drogas. (Ascom 16º BPM)

Família É Encontrada Morta Dentro De Carro Após Veículo Cair Em Córrego


Carro foi retirado de córrego em Batatais (SP) nesta sexta-feira (26) (Foto: Sérgio Oliveira/EPTV)

Cadeirinha usada por bebê de 2 anos, que não sobreviveu a acidente em Batatais (Foto: Sérgio Oliveira/EPTV)
Cadeirinha usada por bebê de 2 anos, que não sobreviveu a acidente em Batatais (Foto: Sérgio Oliveira/EPTV)


Uma família foi encontrada morta dentro de um carro que caiu em um córrego deBatatais (SP), na tarde desta sexta-feira (26), na Estrada Vicinal Prefeito Geraldo Marinheiro, que liga a cidade aPatrocínio Paulista (SP).
Um homem de 54 anos, a mulher dele, de 38 anos, e a filha do casal, de 2 anos, foram retirados sem vida por equipes do Corpo de Bombeiros. Segundo a Polícia Militar (PM), o carro caiu no córrego por volta das 16h de quinta-feira (25), mas só foi encontrado nesta manhã.
“Uma outra filha da vítima disse que ele havia passado mal ontem à tarde, se deslocado com a esposa e a filha até um pronto atendimento, que foi verificado que ele não chegou a dar entrada, e a família começou a procurar”, disse a capitão da PM Cláudia Regina Nunes Lança.
O carro da vítima foi encontrado pelo filho de ponta-cabeça. “Ele desconfiou por ter verificado o veículo tombado e acionou a polícia”, disse a policial.
‘Tomba carro’
Segundo a polícia, o acidente teria sido provocado por uma forte chuva que atingiu a cidade na tarde de quinta-feira. Além disso, o local do acidente é conhecido como ‘tomba carro’ e é considerado perigoso.
“Realmente há vários acidentes aqui, mas no horário do acidente estava chovendo, então multiplica o perigo da via, que já é muito perigosa”, disse Cláudia.
De acordo com o tentente dos bombeiros Rangel Moreira Gregório, o resgate das vítimas e a retirada do veículo de dentro do córrego foi difícil devido à correnteza. “Foi um trabalho muito complexo, o carro estava ao contrário e a correnteza aqui é muito forte”, contou.
Ao todo, seis bombeiros participaram da retirada do veículo e uma retroescavadeira precisou ser usada.
Extraída do G1

Tafalla, Lodosa y Caparroso-Peralta abrirán líneas de modelo D en 2016-17 atendiendo a la demanda En zona no vascófona se han recogido 77 solicitudes para la escolarización en euskera - Educación recibe 5.866 instancias de prematrícula, 3.530 para la red pública y 2.336 para la concertada - Mendoza recalca que es la primera vez en que se atiende el derecho a acceder a la enseñanza obligatoria en las dos lenguas oficiales

El consejero de Educación, José Luis Mendoza, presentando los datos de la campaña de preinscripción en Infantil y Primaria
El consejero de Educación, José Luis Mendoza, presentando los datos de la campaña de preinscripción en Infantil y Primaria (Iban Aguinaga


PAMPLONA. El Servicio de Planificación del Departamento de Educación ha recibido 5.866 instancias de prematrícula de niñas y niños nacidos en 2013, 3.530 para la red pública y 2.336 para la concertada, según ha informado en rueda de prensa el consejero José Luis Mendoza, que ha recordado que este curso, por primera vez, se ha atendido el derecho de todos los navarros a poder acceder a la enseñanza obligatoria en las dos lenguas oficiales de la Comunidad Foral.
De los 6.075 niños y niñas nacidos en 2013, se han preinscrito 5.866. De ellos, 3.530 lo han hecho en la red pública, 2.262 en los modelos A y G y 1.268 en el modelo D. De los 2.336 preinscritos en la enseñanza concertada, 1.874 estarán en los modelos A y G, y 462 en el D. Así, el 70,51% de los alumnos estarán en los modelos A y G, y el 29,49% en el D (aquí se incluye el modelo B, que sólo se imparte en dos centros). En cuanto a las redes, el 60,18% estará en la red pública y el 39,82% en la concertada.
En la zona no vascófona, se han recogido un total de 77 solicitudes para la escolarización en modelo D en la red de centros públicos: 40 de niñas y niños de 3 años y 37 de otros niveles. A ellos hay que añadir 52 peticiones de alumnos de zona no vascófona que por proximidad geográfica solicitan modelo D en centros públicos de la zona mixta (Estella, Puente la Reina y Cuenca de Pamplona). Además de las peticiones de modelo D en centros públicos, las ikastolas de la zona no vascófona mantienen su matrícula en los niveles de cursos anteriores con 73 peticiones, lo que en conjunto hace que el modelo D en la zona no vascófona suba en peticionarios. También hay que tener en cuenta 23 demandas de alumnos y alumnas residentes en la zona no vascófona para asistir a ikastolas de zona mixta. En total, los niños y niñas de tres años prematriculados en modelo D, en ambas redes, provinientes de lazona no vascófona son 188. Con los mismos parámetros, en el curso 15-16 hubo 126 matrículas
De esta forma, el Servicio de Planificación prevé que, con las cifras actuales se podrán abrir tres nuevas líneas públicas en las zonas de Tafalla, Lodosa y Caparroso/Peralta, que agruparán a escolares de estas localidades y otras de su entorno.
Concretamente, en la zona de Tafalla se han recogido 14 solicitudes de Tafalla, Olite, Barásoain, Artajona y Berbinzana; en la zona de Caparroso/Peralta se contabilizan 10 solicitudes de Santacara, Caparroso, Peralta, Marcilla y Falces, y en el área cercana a Lodosa, las 13 peticiones se distribuyen entre Andosilla, Lodosa y Viana. Quedan sin opción a grupo dos solicitudes de Sangüesa, una de Corella, una de Castejón y una de Tudela.
El consejero Mendoza ha constatado que el caso de Lodosa es diferente, ya que el Ayuntamiento y la dirección del colegio han demandado la creación de un agrupamiento de Educación Infantil de modelo D que contaría con alumnos y alumnas de Lodosa y algunas localidades próximas como Andosilla, Viana y Mendavia. Según ha recordado el responsable de Educación, el criterio para abrir líneas se establecía con carácter general, “y la de Lodosa es la única situación que reviste alguna excepción por el momento”. En este sentido, ha resaltado que esta petición es similar a las que se atendieron al inicio de este curso en las escuelas de Zudaire y Abárzuza, en las que se abrieron agrupamientos de Infantil como el que ahora se solicita en Lodosa.
El Departamento de Educación ya se ha puesto en comunicación con los directores de los centros en los que se abrirían las líneas ahora previstas si se mantienen en las matrículas ordinarias, y se ofrecerá a las familias demandantes toda la información que requieran sobre la creación de las nuevas líneas.
En el caso de las demandas de escolarización en modelo D que no puedan cubrirse en la localidad de residencia de los demandantes, el Departamento garantiza las ayudas individualizadas a las familias que tengan que transportar a sus hijas e hijos fuera de su pueblo para poder ejercer su derecho.
Asimismo, el consejero ha garantizado que todos los alumnos de la zona no vascófona que, para cursar estudios obligatorios, solicitan la escolarización en modelo D podrán desplazarse a los centros en los que puedan estudiar en euskera. El mismo tipo de ayuda se proporciona a las familias que viven en localidades sin colegio y necesitan traslado a otro pueblo en cualquiera de los modelos educativos, A, G o D.
Las ayudas, ha recordado el consejero Mendoza, “serán emitidas de manera individualizada para las familias que no puedan escolarizar a sus hijos e hijas en la red pública por falta de oferta, para que de esta manera puedan ejercitar su derecho establecido por la modificación de la Ley del Vascuence, de estudiar en una de las dos lenguas cooficiales. Remarco una vez más que la ley establece que las navarras y navarros tienen derecho a estudiar en castellano o en euskera, que nada tiene que ver con ningún programa educativo complementario que se pueda ofertar ni en la red pública ni en la privada”.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

DECISÃO: União é condenada a pagar despesas médicas de militar acidentado durante treinamento

Crédito: Imagem da web


DECISÃO: União é condenada a pagar despesas médicas de militar acidentado durante treinamento

A 6ª Turma do TRF da 1ª Região confirmou sentença, do Juízo Federal da 9ª Vara da Seção Judiciária de Goiás, que condenou a União ao pagamento dos gastos médicos de uma vítima de acidente durante a realização de exercícios físicos no Exército Brasileiro. O Colegiado ainda aumentou a condenação da União em honorários advocatícios de R$ 7 mil para R$ 10 mil. A decisão foi unânime.

O militar entrou com ação na Justiça Federal requerendo a condenação da União ao pagamento de indenização em virtude de acidente ocorrido durante sua participação em exercício de treinamento no serviço militar obrigatório, que acarretou lesão em seu joelho esquerdo, gerando incapacidade funcional parcial. Em primeira instância, o pedido foi julgado parcialmente procedente para condenar a União ao pagamento das despesas médicas, ao pagamento de pensão mensal vitalícia em 40% do soldo correspondente à graduação a que pertencia por ocasião do licenciamento, bem como ao pagamento de honorários advocatícios no valor de R$ 7 mil.

Inconformada, a parte autora recorreu ao TRF1 pretendendo a reforma da sentença para obter: indenização por ato ilícito ou moral; custeio do tratamento por meio do pagamento de plano ou seguro-saúde; aumento do valor da pensão e majoração da verba honorária. A União, por sua vez, requereu a improcedência total do pedido.

Ao analisar o caso, a Turma entendeu que apenas o valor dos honorários advocatícios deve ser reformado. “Correta a sentença na parte que condenou a União ao pagamento de despesas médicas pendentes, mediante a comprovação pelo autor de sua real necessidade e da relação do tratamento com os danos decorrentes do sinistro, não havendo que se falar em deferimento do pagamento de plano de saúde ou comprovação das despesas tão somente após a realização da intervenção médica”, afirmou o relator, desembargador federal Kassio Nunes Marques, em seu voto.

O magistrado também pontuou que a sentença que fixou a pensão mensal vitalícia em 40% dos soldo correspondente à graduação a que pertencia por ocasião do licenciamento deve ser mantida, “vez que esta porcentagem corresponde à perda da capacidade laborativa parcial do autor”.

Sobre o pedido de indenização por danos morais, o desembargador entendeu improcedente o pedido, “uma vez que aludida verba não foi pedida na petição inicial, bem como não há na peça qualquer alegação da ocorrência de danos de ordem imaterial”.

Por fim, com relação ao pedido de majoração da verba honorária, o magistrado esclareceu que a concessão de maior parte do pedido do autor atrai a regra prevista pelo artigo 21 do Código de Processo Civil (CPC), segundo a qual “se um litigante decair de parte mínima do pedido, o outro responderá, por inteiro, pelas despesas e honorários. Dessa forma, acompanho entendimento da jurisprudência do TRF1 e atribuo à União o pagamento dos honorários advocatícios que fixo em R$ 10 mil”.

Processo nº: 0002361-44.2008.4.01.0000/GO
Data do julgamento: 14/9/2015
Data de publicação: 16/11/2015

JC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Idoso de 89 anos é preso por abusar de duas meninas em Aporá


O aposentado José Menezes Lima, de 89 anos, foi preso, na terça-feira (23), por uma equipe da Delegacia Territorial (DT) de Aporá, que cumpriu mandado de prisão, numa via pública daquele município, localizado a 127 quilômetros de Serrinha. Ele é acusado de abusar de duas meninas, de 9 a 10 anos, em 2005.

Na época, as duas vítimas contaram à polícia que o idoso fez um convite para que elas fossem à sua residência, onde, após chegar, começou a tirar as roupas e pedir para que também fizessem o mesmo, acariciando-lhes as partes íntimas. Para que não contassem nada a ninguém, ele deu dinheiro para que comprassem doces.

José cumpriu pena de doze anos, em Salvador, por ter assassinado a própria uma mulher. Ele foi encaminhamento à carceragem da DT/Alagoinhas, onde aguardará transferência para o Presídio de Feira de Santana.

Dois homens são presos e menor é apreendido com duas armas em Lamarão


Dois homens foram presos e um menor 17 anos, apreendido, por policiais militares do 16º BPM (Serrinha), na madrugada desta quinta-feira (25).

Fabrício Araújo da Silva, de 18 anos, e Antônio Carlos Araújo Costa, de 21, e o adolescente estavam na cidade de Lamarão, microrregião de Serrinha, quando foram abordados por guarnições da Companhia de Emprego Tático Operacional e do Destacamento local.

Com eles, segundo os PMs, foram encontrados dois revólveres, sendo um de calibre 38 e outro calibre 32, municiados. Após a prisão, os policiais descobriram um mandado de prisão em aberto em desfavor de Antônio Carlos pelos crimes de tentativa de homicídio e corrupção de menores.

Ainda de acordo com os policiais, o trio é suspeito de realizar assaltos no município de Barrocas, a 34 km de Lamarão. O caso foi registrado na DT (Delegacia Territorial/Serrinha).

Armas encontradas com os suspeitos na cidade de Lamarão

Passageiros se jogam de ônibus em movimento durante assalto

Um assalto a ônibus acabou com quatro feridos, na manhã desta quinta-feira, 25, na avenida Bonocô, na altura do Bompreço, em Salvador. De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias (Stelecom), um criminoso armado roubava os passageiros quando algumas pessoas se desesperaram e se jogaram do veículo em movimento.Passageiros ficaram feridos durante queda de ônibus em movimento (Foto: Reprodução | TV Record)
Quatro pessoas ficaram feridas, segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado para atender as vítimas.
"Todo mundo entrou em desespero. Os passageiros pediram para abrir as portas, mas o bandido foi na frente e pediu para arrastar (o ônibus), apontando a arma para o motorista", disse o irmão de uma das vítimas.

Ele ainda relatou que, quando o motorista abriu as portas do coletivo, "minha irmã estava na frente e pulou". Ela bateu a cabeça ao cair do coletivo e foi atendida pelo Samu. A vítima foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), na avenida Vasco da Gama. Também há registro de passageiros que fraturaram a perna. Eles também foram levados para o HGE.

O coletivo assaltado fazia a linha entre a estação da Lapa e o bairro de Pituaçu. Policiais tentam localizar o bandido, que fugiu após a ação.

Petroleiros da Bahia temem demissões de terceirizados com desativação de sondas

A categoria teme os efeitos econômicos e sociais gerados pelas demissões dos empregados das empresas terceirizadas
A categoria teme os efeitos econômicos e sociais gerados pelas demissões dos empregados das empresas terceirizadas

Para reduzir custos em investimentos, a Petrobras informou aos trabalhadores da Bahia que vai desativar, em março, todos as sondas de perfuração e exploração de petróleo, no estado. É o que diz o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindpetro), ao relatar uma reunião entre a categoria e a gerência de perfurações da empresa.
Segundo o Coordenador Geral do Sindicato, Deyvid Bacelar, todas as sondas serão hibernadas – nome técnico para a suspensão temporária do funcionamento. Com isso, a categoria teme os efeitos econômicos e sociais gerados pelas demissões dos empregados das empresas terceirizadas. Em relação aos funcionários da Petrobras, o acordo coletivo da empresa preveê o direito de serem treinados e remanejados para outros setores.
“Quanto aos empregados das empresas contratadas, infelizmente, ocorre a demissão. Somente agora, em uma delas, 344 serão demitidos, além dos profissionais de limpeza, serviços gerais, transporte, alimentação e hotelaria. O comércio dessas cidades vai sentir o peso, o município também pode sentir a redução de impostos gerados por essas atividades. São regiões historicamente prejudicadas pelo baixo investimento na área industrial, que agora estão sendo mais impactadas”, disse Dayvid Bacelar, que também é representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobras.

Bacelar acredita que, em 42 municípios baianos, cerca de 900 empregados serão afetados pelo cancelamento das atividades, mesmo que em caráter temporário, principalmente os de empresas terceirizadas. Ele lembrou ainda que, por exercerem atividades específicas ligadas ao petróleo, esses trabalhadores têm mais dificuldade para voltar ao mercado de trabalho.

Nota da Petrobras
Em nota, a Petrobras informou que o Plano de Negócios em vigor reduziu os investimentos previstos anteriormente. Sobre as sondas hibernadas, a empresa esclareceu que está “readequando sua frota de sondas aos atuais níveis de demandas e realizando ajustes na programação da perfuração dos poços".

A empresa também cita o preço do petróleo no mercado internacional para determinar futuros investimentos: "Os investimentos serão mantidos conforme a economicidade dos projetos, face ao cenário internacional do valor do petróleo e taxa de câmbio.”

O Sindpetro disse que outra preocupação da categoria está relacionada à exploração das sondas que serão hibernadas. Segundo, ele as ferramentas ficarão inativas por um tempo, mas as atividades podem interessar a iniciativa privada.

“Se a Petrobras deixa de explorar e de fazer perfurações, consequentemente isso vai gerar uma repercussão na produção de petróleo nos campos maduros terrestres. A voracidade das empresas privadas vai ser maior e elas vão pressionar ainda mais o Governo Federal, o Congresso e a ANP [Agência Nacional do Petróleo], para que tenham acesso a essas concessões que, hoje, estão nas mãos da Petrobras”.

O sindicato da categoria deve se reunir nos próximos dias e discutir formas de mobilizar os chefes dos executivos municipais e estadual.

A nota da Petrobras ainda informa que, atualmente, a empresa “possui 69 concessões de produção em campos de petróleo no estado da Bahia, com atividades sendo desenvolvidas de forma rotineira em todos estes campos, além de 23 blocos exploratórios recentemente leiloados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), com atividades previstas em contrato.

Acusado de estuprar grávida é morto no interior da Bahia

Jaelson é acusado de invadir imóveis em Barreiras e violentar duas mulheres (Foto: Reprodução | Sigi Vilares)
Jaelson é acusado de invadir imóveis em Barreiras e violentar duas mulheres (Foto: Reprodução | Sigi Vilares)
O homem acusado de estuprar uma grávida na frente dos filhos dela, no município de Barreiras, foi morto em confronto com a polícia na noite desta terça-feira, 24.
De acordo com o Blog do Marcelo, policiais localizaram Jaelson Pereira dos Santos, conhecido como "Gaivota", no distrito de Igarité, entre Barra e Ibotirama, e houve troca de tiros. Jaelson foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Uma mulher apontada como irmã dele também foi baleada e morreu. O nome dela não foi divulgado.
Jaelson é acusado de invadir casas em Barreiras e estuprar duas mulheres, incluindo a grávida. Ele também teria matado cachorros em um dos imóveis e roubado os pertences das vítimas. Após esses crimes, os policiais iniciaram as buscas até localizar Jaelson.

Mega-Sena: Apostador de MG ganha prêmio de R$ 35 milhões; confira as dezenas

Sortudo fez aposta no município de Ipuiuna, no sul do Estado; outros 80 apostadores fizeram a quina e vão receber R$ 37 mil

Aposta simples da Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser efetuada em qualquer lotérica do País
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Aposta simples da Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser efetuada em qualquer lotérica do País
Um apostador de Ipuiuna, cidade do sul de Minas Gerais, acertou as seis dezenas do concurso 1.793 da Mega-Sena, sorteado nesta quarta-feira (24) pela Caixa Econômica Federal em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Confira os números sorteados:
 13 - 14 - 22 - 54 - 56 - 58.
Além do sortudo de Ipuiuna, outros 80 apostadores fizeram a quina e receberão R$ 37.673,26 cada um. Também houve 5.158 vencedores da quadra e cada um vai levar para casa R$ 834,72.
O próximo sorteio da Mega-Sena será realizado no próximo sábado (27) e pode pagar R$ 3 milhões caso haja um vencedor.
A aposta simples da Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer uma das 13 mil lotéricas espalhadas pelo País.
Como jogar
A Mega-Sena paga milhões para quem acertar seis dezenas. Também é possível ganhar prêmios ao acertar 4 ou 5 números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas. Para isso, é preciso marcar de 6 a 15 números do volante.
Divisão do prêmio
O prêmio bruto da Mega-Sena corresponde a 46% da arrecadação. Dessa porcentagem 35% são distribuídos entre os acertadores dos 6 números sorteados; 19% entre os acertadores de 5 números (Quina); 19% entre os acertadores de 4 números (Quadra); 22% ficam acumulados e distribuídos aos acertadores dos 6 números nos concursos de final 0 ou 5; e 5% ficam acumulado para a primeira faixa (Sena) do último concurso do ano de final zero ou 5.
    Leia tudo sobre: caixa econômica federal • mega-sena • loteria

    Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

     Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...