quarta-feira, 15 de setembro de 2021

CPI da Covid aprova convocação de Ana Cristina, ex-mulher de Bolsonaro

                                                     flickr senado/reprodução JB

Senadores apontam articulação de lobista com a ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina, e a advogada pessoal do presidente, Karina Kufa, para indicar pessoas a cargos no governo federal

São Paulo – A CPI da Covid aprovou hoje (15) a convocação de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro, para prestar depoimento. A convocação foi solicitada pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-ES) e provocou protestos dos governistas do colegiado. Mensagens trocadas entre Ana Cristina e o lobista Marconny Albernaz de Faria, que depôs hoje, mostram que ela encaminhou ao presidente indicações de Marconny para cargos em órgãos do governo. Conforme avançam as investigações sobre crimes cometidos pelo governo Bolsonaro na condução da pandemia de covid-19, crescem as suspeitas de corrupção, prevaricação, tráfico de influência e outros crimes, atingindo também a família do presidente.

O dia de hoje da CPI da Covid foi reservado à oitiva do lobista Marconny Faria, amigo também do filho de Ana Cristina com o presidente, Jair Renan. Marconny é investigado por sua atuação em favor da Precisa Medicamentos em uma compra bilionária de vacinas Covaxin.

Ao final da oitiva, o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator Renan Calheiros (MDB-AL), determinaram que Marconny deixou de ser testemunha no processo, e passou à condição de investigado. O se a negou responder questionamentos e adotou uma postura de descaso com a comissão. Chegou a afirmar que trabalhou para um senador que teria ajudado em um negócio de 12 milhões de testes de covid-19 com o governo. Questionado sobre qual senador teria facilitado a intermediação, respondeu que “não lembrava”.

“Desejo sorte”
“Esse depoimento enfadonho, impreciso e mentiroso me fazem aceitar diversas sugestões aqui. Eu elevo Marconny à lista dos investigados nesta CPI”, afirmou Renan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...